compra-da-casa-ou-apartamento

Veja o que levar em consideração ao escolher a compra da casa ou apartamento

A hora de decidir qual será o imóvel para chamar de seu é cheia de dúvidas. Não é para menos: essa decisão vai impactar toda a sua vida e a da sua família. Para que essa mudança seja plena e sem arrependimentos, é bom analisar bastante antes de decidir entre casa ou apartamento. Ambas construções carregam diversas vantagens e desvantagens e uma delas é a ideal para você.

Tudo depende de quais são as suas necessidades e prioridades e do que você espera do imóvel na hora de se estabelecer na nova morada. Mas o que exatamente deve ser analisado antes de assinar o contrato da sua vida?

Para ajudar você, listaremos os prós e contras de cada opção. Está pronto para fazer sua escolha? Confira o post!

As vantagens da casa

Quer saber se vale a pena morar em uma casa? Confira a lista de vantagens que preparamos abaixo.

Espaço

Sem dúvidas, essa é uma das maiores vantagens da casa. Essas construções costumam ser mais amplas, com cômodos maiores e espaços mais arejados. Para completar, a planta, muitas vezes, permite que você crie espaços personalizados, como um escritório, uma sala de TV, uma biblioteca ou um quarto de brinquedos, caso você tenha crianças.

Outra vantagem é a presença de espaço externo. Quintais e churrasqueiras são muito bem-vindos para quem não abre mão de lazer e tempo com a família. Você ainda pode planejar a construção de uma piscina e não se preocupar com os vizinhos reclamando dos pets.

Privacidade

Quem mora ou já morou em apartamento sabe o quanto pode ser incômoda a falta de privacidade. A proximidade dos apartamentos com os vizinhos e a falta de liberdade causada pelas regras dos edifícios podem irritar qualquer um que deseje um pouco de autonomia. Na casa, as regras são suas.

Claro que você terá que seguir as leis, mas não será obrigado a cruzar com os vizinhos a cada saída, como acontece nas áreas comuns de um condomínio ou edifício. Outra vantagem inegável é que você não precisará conviver com os mais curiosos, que insistem em ouvir as conversas e saber da sua vida.

Economia

Enquanto em um apartamento você paga taxa condominial para arcar com a manutenção do prédio inteiro, na sua casa você pode distribuir os investimentos como achar melhor e como seu orçamento permitir.

Importante lembrar que os gastos com sua casa própria implicam em investimento. Um reparo consertado ou uma telha trocada significam imóvel valorizado e, consequentemente, aumento do seu patrimônio.

[rock-convert-cta id=”224″]

As vantagens do apartamento

Ainda não está convencido? Então é uma boa ideia você conferir as vantagens de morar em um apartamento.

Segurança

A segurança é o conforto mais buscado para quem decide morar em apartamentos. Com os altos índices de criminalidade no país, comprar um imóvel com portaria 24 horas e controle de acesso pode ser imprescindível para as famílias.

A proteção do morador de um edifício acontece desde a hora que ele entra no empreendimento até a hora de dormir. Há toda uma equipe e uma estrutura pensadas para garantir a tranquilidade e a integridade de todos os moradores. Em uma casa, você ficará mais vulnerável.

Comodidade

Embora seja um gasto e frequentemente seja alvo de reclamações, as taxas de condomínio são convenientes e facilitam muito a vida do morador. Não é para menos: basta pagar o boleto para ter a manutenção do jardim, a limpeza da piscina e as reformas concluídas em um passe de mágica.

As áreas de lazer também são um atrativo e tanto. Academias, brinquedotecas e churrasqueiras podem ajudar você a economizar tempo e dinheiro no dia a dia. Não há nada com o que se preocupar.

Valorização

Para quem deseja investir ou acumular patrimônio, a compra de um apartamento é mais indicada do que a de uma casa. Apartamentos valorizam mais ao longo do tempo e podem fazer da revenda um negócio bastante lucrativo.

Os motivos são a deterioração menor, uma vez que há toda uma equipe preservando a edificação, e, ainda, a busca constante por uma moradia mais segura e que ofereça comodidade.

Na compra da casa ou apartamento analisar a necessidades de cada família

Para que você tome uma decisão acertada, o ideal é se reunir com todos que morarão no imóvel para que vocês avaliem, juntos, quais são as suas prioridades.

Procurem analisar o bairro do imóvel e se a localização é segura. É importante, ainda, que não haja grande deslocamento da moradia para o trabalho ou para a escola das crianças. Esse é um detalhe que pode impactar muito na qualidade de vida de vocês.

Analise, ainda, se os valores condizem com a realidade financeira de vocês e se é possível no médio ou no longo prazo que a quantia seja economizada com a ajuda de todos.

Outro detalhe importante é pensar em que vocês pretendem na nova morada Se você não abre mão de ser o anfitrião que organiza festas até altas horas da noite, se você pretende criar muitos pets e se você quer aumentar a família, talvez a casa seja mais indicada.

Por outro lado, se você pretende morar sozinho ou com poucas pessoas, se não abre mão da segurança em primeiro lugar e se quer mais facilidades, o apartamento deve ser uma boa opção. Tudo depende das suas prioridades e do que você vislumbra para o próprio futuro.

O planejamento da compra da casa ou apartamento

Depois de escolhida as opções, faça um planejamento de vida para que seu sonho se torne realidade de uma vez por todas. Analise suas receitas e despesas e veja o que pode ser cortado do orçamento por algum tempo.

Se for financiar, lembre-se de que é possível você utilizar a composição de renda e, ainda, o saldo do seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). São detalhes que podem deixar seu objetivo ainda mais próximo.

Nós, da Bridge Imóveis, temos um catálogo completo de propriedades na cidade de Porto Alegre. São opções para todos os gostos e que vão ajudar você a escolher casa ou apartamento. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você!

1 comentário em “Veja o que levar em consideração ao escolher a compra da casa ou apartamento”

  1. Pingback: Comprar um imóvel: O guia completo com tudo que precisa saber – Dhommus negócios imobiliários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *