comprar apartamento ou casa

Casa ou Apartamento: Qual Comprar para Morar?

Escolher um imóvel para morar traz muita empolgação. Afinal, esse será o novo local para viver grandes momentos com as pessoas queridas. Por isso, durante essa tarefa também aparecem desafios como a escolha entre casa ou apartamento.

Os dois tipos de residência apresentam características diferentes que podem atender melhor a um grupo ou a outro. Então, confira agora quais são as vantagens de cada um e como acertar nessa escolha. Assim, você tem seu espaço e fica prevenido do aumento do aluguel.

Procurando por casa ou apartamento? Confira nossos empreendimentos!

Casa ou Apartamento em Porto Alegre: afinal, como escolher?

comprar-casa-ou-apartamento

O que interfere na escolha da moradia é o objetivo do comprador. Dessa forma, há pontos como o orçamento disponível, o número de moradores, se há crianças ou animais, além da localização do trabalho e de comércios próximos. 

Por isso, é importante se perguntar o que é considerado um apartamento. Já que existem modalidades de casa que são muito próximas desse modelo de construção, como as casas em condomínio.

Seja qual for o estilo de moradia escolhida, é essencial pensar se ela atende ao seu estilo de vida antes de comprar ou alugar.

Ao imaginar uma casa, em geral, ela está associada a famílias maiores e tradicionais. Assim, é um ótimo espaço para ver os filhos crescerem. Já o apartamento está entre as escolhas para quem mora sozinho e para casais jovens, que acabaram de começar a vida a dois. Entretanto, isso não é uma regra. 

O que vale nesse momento é entender a estrutura de cada imóvel e ver se ele pode atender às suas demandas profissionais, de lazer e rotineiras. Pensando nisso, saiba agora um pouco mais sobre o imóvel residencial.

O que é considerado imóvel residencial?

Um imóvel residencial é aquele utilizado para que uma pessoa, casal ou família possa residir. Assim, ele é útil apenas para descansar, aproveitar o dia e ter momentos de lazer. 

Em contrapartida, um imóvel comercial é utilizado para vendas, negócios e prestação de serviços. Por isso, estão em outra categoria e apresentam funcionalidades diferentes de uma casa ou apartamento para fixar residência. 

Assim, entre as opções de imóveis residenciais estão:

  • Apartamento;
  • Casa em condomínio;
  • Cobertura;
  • Loft;
  • Sobrado etc. 

Ainda neste artigos você verá mais sobre cada uma dessas opções. Agora, descubra mais sobre como é morar em um apartamento ou casa, além das vantagens desses dois modelos de moradia.

Como é morar em um apartamento?

morar-em-apartamento

Se você está em dúvida sobre qual o melhor imóvel para comprar ou alugar, com certeza já se perguntou como é morar em um apartamento. Então, veja mais sobre essa alternativa para enriquecer a sua decisão. 

Quanto custa para morar em um apartamento?

O custo de morar em apartamento pode ser um dos fatores cruciais na hora dessa escolha. Por isso, é importante pesquisar diversas localizações, prestando atenção ao que é mais necessário na rotina dos moradores.

Em 2020, o valor médio para comprar um apartamento e outros imóveis residenciais em Porto Alegre é R$ 5.900,00 por metro quadrado. O preço tende a variar caso seja um bairro nobre na Capital ou uma área mais procurada.

Vantagens de morar em apartamento

Descubra também quais são os benefícios que você terá ao escolher o apartamento como a sua futura residência. 

Você não se preocupa com a manutenção

Ao fazer o pagamento do condomínio, você tira das suas costas o peso de fazer manutenções na sua residência. Assim, limpezas da área externa, conserto de elevadores e aparatos eletrônicos são responsabilidade do prédio. 

Ideal para animais menores

Ainda que a maior parte das pessoas associe que os animais devem ser criados em casas, isso não é algo obrigatório. Diversos apartamentos permitem que os moradores criem seus pets, contanto que não incomode os vizinhos. 

Entenda mais sobre os direitos e deveres para quem tem pets em condomínio neste vídeo do Sindiconet:

Oferece mais segurança

A segurança é um dos fatores principais ao optar por um apartamento. Por isso, você conta com portaria 24 horas, câmeras de vigilância, portões reforçados e alarmes, fora a presença de outros moradores, que inibe a ação de criminosos. 

Agora que você descobriu como o apartamento pode ser ideal para você, conheça os nossos empreendimentos!

Vantagens de morar em casa

Morar-em-casa

Veja ainda o que espera se você optar pelo outro ponto, que é morar em uma casa. Assim, é possível elencar o que será melhor para o seu dia a dia. 

Você tem mais liberdade

Ao escolher por uma casa, você não se preocupa em ter que cumprir normas e códigos fechados. Mesmo que essa regulamentação seja útil para manter o bom convívio, não são todas as pessoas que se adaptam bem a tantas regras. 

A casa traz maior privacidade

Em uma casa, você terá toda a área murada apenas para você e sua família. Logo, seus filhos não precisarão dividir espaços de lazer com mais pessoas. Assim, será mais fácil relaxar e ter momentos privativos em sua residência.

Conta com mais espaço ao ar livre

Ainda que existam apartamentos de todos os tamanhos, em geral, a casa apresenta maior área externa. Por isso, você pode aproveitar mais tempo em seu jardim, tirar um tempo para tomar sol, além de ter espaço para as crianças e os animais brincarem. 

Entendeu como uma casa pode ser ideal para você? Confira nossas melhores opções agora!

Afinal, comprar casa ou apartamento para morar? Conheça nossos empreendimentos

Ao chegar até aqui neste artigo, você já sabe os benefícios de ter uma casa ou apartamento. Por isso, veja os tipos de moradias que você pode escolher dentro das opções de imóveis residenciais.

Apartamento

Se você decidir comprar um apartamento pode contar com divisões internas bem delimitadas, sem nivelações ou escadas. Além disso, esses imóveis são classificados pelo número de dormitórios e vagas na garagem.

Casa em condomínio

A aquisição de uma casa em condomínio oferece o benefício de ter segurança, além de todas as características desse tipo de moradia, como: mais espaço, possibilidade de ter área livre e manter a sua privacidade dentro do imóvel.

Cobertura ou Apartamento Garden

Ao comprar uma cobertura você terá um imóvel localizado no último andar dos edifícios. Dessa forma, elas costumam ter uma planta maior que o apartamento comum, trazendo até mesmo áreas externas, como churrasqueira e piscina. 

Loft

Se você adquirir um loft terá um apartamento maior, sem divisórias na parte interna. Esse tipo de residência ficou popular na década de 70, nos EUA, em especial para artistas e profissionais liberais. Até hoje, o loft passa a ideia de inovação e liberdade. 

Sobrado

Se você quiser comprar um sobrado terá uma casa com dois ou mais andares. Normalmente, eles têm uma ampla área construída. Em geral, a residência com mais de um andar é caracterizada como um sobrado.

Leia também: Aprenda a fazer uma simulação de financiamento de imóvel!

Depois de conhecer mais sobre as suas opções, resta a sua escolha definitiva. Então, já está pronto para decidir se quer comprar uma casa ou apartamento? Veja as considerações finais sobre o tema.

Conclusão

A casa ou apartamento apresentam suas vantagens e desvantagens para cada pessoa. Logo, isso deve ser considerado na hora de fazer a aquisição da sua moradia. Afinal, será um local importante para os seus próximos anos. 

Assim, a casa oferece mais autonomia e a possibilidade de ter um quintal, perfeito para os filhos e pets. 

Já o apartamento traz mais dinamismo na rotina e conta com opções maiores de segurança, trazendo uma portaria 24 horas. 

Então, para escolher entre casa ou apartamento, é fundamental observar o tamanho da família, atividades do dia a dia e os objetivos futuros. Dessa forma, ao entender quais vantagens são melhores para você e os outros moradores, será fácil fazer a sua escolha. 

Já aproveitou as dicas de hoje para decidir por um dos dois? Agora que já conhece melhor as opções, deixe nos comentários o que você prefere: casa ou apartamento.

2 comentários em “Casa ou Apartamento: Qual Comprar para Morar?”

  1. Pingback: Documento de compra e venda de imóvel: o que é, importância e mais! – Blog Bridge Imóveis

  2. Pingback: Como fazer um contrato de aluguel: 10 itens que não podem faltar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *