mãe e filha sorrindo

Descubra agora mesmo como ter uma casa inteligente e tecnológica

Você já ouviu falar na casa inteligente? Também conhecido como smart home, esse tipo de residência é composto por uma série de sistemas avançados de automação. Com eles, a vida de todos os moradores consegue ser facilitada, além de, em algumas situações, eles poderem contar com total controle sobre as atividades que acontecem no local. Tudo isso, de forma remota e por meio de um smartphone. Bacana, não é?

Felizmente, ter uma casa inteligente pode ser mais fácil do que parece. Se antes imaginávamos que esse tipo de imóvel era exclusivo dos filmes futuristas, hoje, já temos como levar essa realidade para o nosso dia a dia. Isso porque esse mercado vem se expandindo de forma significativa e, em paralelo, muitas empresas estão desenvolvendo novos sistemas para proporcionar ainda mais comodidade e praticidade aos consumidores.

O mais interessante é que tais tecnologias podem ser instaladas em vários pontos de um lar — desde uma simples fechadura, até o funcionamento dos eletrodomésticos. Mas, afinal, será que você sabe como planejar e conquistar uma casa inteligente? Para deixá-lo por dentro da novidade, trouxemos aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue no post e descubra!

Invista no controle por voz e transforme sua casa inteligente

Já imaginou poder controlar vários equipamentos através da sua voz? Pois bem, ao planejar uma casa inteligente, isso será completamente possível. Atualmente, o mercado tecnológico conta com diversos sistemas que permitem que os moradores de uma residência realizem comandos por meio da fala.

A partir disso, os equipamentos inteligentes serão responsáveis por identificar o som e habilitar uma série de aparelhos eletrônicos. Esse é o caso da iluminação, de programas de áudio e vídeo, além do controle de temperatura de um ambiente.

Curiosidade: tal funcionalidade conseguiu ganhar notoriedade entre o público a partir do lançamento do aparelho Alexa, da Amazon, que também abriu os caminhos para que novos dispositivos fossem desenvolvidos no setor.

Instale um sistema de iluminação inteligente

Até parece que estamos falando de um episódio dos Jetsons, mas, hoje, uma simples iluminação pode ser controlada em uma casa inteligente. No Brasil, por exemplo, já há alguns produtos disponíveis para essa finalidade, como é o caso da linha HUE, desenvolvida pela gigante Philips. De fácil manuseio, o equipamento consiste em lâmpadas, que conseguem ser instaladas em qualquer residência e controladas por meio do smartphone.

A grande vantagem de investir na ideia é que você terá mais controle sobre a iluminação de um ambiente, modificando até mesmo a intensidade e a cor da luz que está sendo emitida. Uma casa inteligente também valoriza a construção através da energia sustentável!

E o resultado disso, não poderia ser melhor: uma altíssima economia de energia, principalmente, em comparação aos modelos convencionais do mercado. Vale a pena!

Permita o acesso por biometria na sua casa inteligente 

A preocupação com a segurança do lar é muito comum, ainda mais entre aqueles que vivem nas grandes cidades. Mas a boa notícia é que uma casa inteligente pode contar com excelentes mecanismos para proteger os seus moradores, sendo os smart locks os principais deles.

Também conhecidos como “fechaduras inteligentes”, esses sistemas foram desenvolvidos para que os moradores não precisem se preocupar onde guardaram as chaves de casa. Ainda tem mais: com essa fechadura moderna e extremamente tecnológica as portas de uma residência podem ser abertas com a ajuda da biometria, impedindo, assim, que indivíduos estranhos consigam entrar sem autorização no local. É incrível!

O que esperar do setor nos próximos anos?

De acordo com a International Data Corporation (IDC), o mercado de smart home continuará crescendo nos próximos anos. No relatório, divulgado ano passado em seu site oficial, a empresa prevê um crescimento de 16,9% entre o período de 2019 e 2023 — o equivalente a 1,6 milhões de encomendas.

Hoje em dia, o segmento é dominado pelo Google e Amazon, mas, ao que tudo indica, a Apple também ganhará bastante força em um futuro não muito distante. Fora isso, muitos especialistas esperam outras mudanças nos próximos anos, sendo as principais:

  • aumento da integração de controle de voz;
  • tecnologia inteligente nas ruas, no comércio e em escritórios;
  • equipamentos de cozinha inteligentes, como fogões conectados e aplicativos integrados;
  • grande preocupação com a segurança dos dados e muitas outras.

E então, o que achou das nossas dicas sobre a casa inteligente? Acredita que conseguirá levar essa tecnologia para o seu lar? Esperamos que sim!

Agora, aproveite a leitura para aprender como preparar o seu imóvel para venda e fazer excelentes negócios daqui para frente. Você não vai se arrepender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *