Espaço gourmet: o que é e confira dicas incríveis para montar o seu

Seja para uma construção ou ampliação da sua casa e apartamento, acrescentar um espaço gourmet valoriza muito o local. Você adora recepcionar e ser um bom anfitrião? Além da beleza e praticidade, essa área é ótima para relaxar e reunir as pessoas queridas.  

Com equipamentos modernos e funcionais, como adegas, refrigeradores, fornos e, claro, a churrasqueira, você consegue um espaço próprio para o seu lazer. Então, conheça mais sobre essa área e aprenda como montar uma. 

O que é espaço gourmet?

área gourmet

Sendo um grande atrativo na hora de comprar um apartamento ou uma casa, o espaço gourmet é uma área de convivência dedicada para receber amigos e familiares. 

Além dos equipamentos de culinária modernos, a área gourmet também apresenta lugares para as refeições e repouso. 

Por isso, é comum ter sofás confortáveis, poltronas, puffs, bancadas e mesas. Tudo isso para garantir um local agradável aos convidados e moradores. 

Fora a construção no próprio quintal, também se vê a proposta das varandas gourmet para apartamentos, e os terraços adaptados para isso. Está em busca de casas ou apartamentos com área gourmet? Conheça agora os nossos empreendimentos!

Vantagens de ter um espaço gourmet em casa

A diferença desta área em comparação a uma cozinha comum é o visual mais despojado e a possibilidade de ficar na área externa do imóvel, sendo uma varanda, sacada ou terraço gourmet. 

Conheça as principais vantagens em optar por essa área em sua casa:

  • você consegue reunir os amigos com conforto;
  • o espaço gourmet é uma área extra para reuniões;  
  • é possível ter mais privacidade do que em áreas de convivência comuns.

Portanto, com uma área gourmet privativa você tem um ambiente propício para recepcionar as pessoas que mais ama. Além, é claro, de aproveitar para o seu descanso nos finais de semana, feriados ou quando desejar. 

Espaço gourmet integrado com a casa

Se você não tem um lugar amplo para montar um espaço gourmet, não se preocupe.  Uma ideia prática é fazer um ambiente integrado. Então, use os móveis, eletrodomésticos e equipamentos que já tem a seu favor. A palavra-chave é otimizar. 

Espaço Gourmet para se inspirar

Espaço Gourmet completo

Você pode fazer uma área gourmet de diversas formas. Por isso, seja para quem tem pouco espaço ou uma parte maior da casa, sempre existe uma solução ideal. 

Para fazer uma bela decoração, basta usar a criatividade e ter boas inspirações. Sendo assim, acompanhe as ideias de hoje.  

Varanda gourmet

Em geral, é a extensão da casa ou apartamento e segue o alinhamento da parede frontal do imóvel. O benefício é ter uma ótima circulação de ar e muita luminosidade natural. 

Sacada gourmet

A sacada gourmet de um imóvel ideal é a parte externa coberta e feita em torno de portas ou janelas. Com o mobiliário certo, churrasqueira e guarda-sol, caso não tenha teto, essa parte será perfeita para suas reuniões mais descontraídas. 

Terraço gourmet

Já na parte de cima de sua casa, você pode construir um terraço gourmet. O grande diferencial é aproveitar uma vista privilegiada, além de ter muito mais espaço para colocar itens para diversão, como mesas de ping-pong, por exemplo.

Salão gourmet

O salão gourmet é indicado para quem deseja montar um local para receber um número maior de pessoas em casa, organizando quase uma festa!

Coberturas

Uma cobertura permite mais espaço para colocar mobília e decoração. Por isso, é possível fazer uma composição alegre e com muita luz natural. 

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre as variações de um espaço gourmet, veja como planejar esse local em seu imóvel. 

Como projetar um espaço gourmet funcional?

espaço gourmet moderno

Para começar, defina suas necessidades e o que prefere ter nesse local. Logo, se você quer o espaço somente para o seu uso, não é preciso montar algo muito amplo.

Se for fazer uma área gourmet planejada externa, preste atenção para que ela tenha acesso fácil para a cozinha principal. Isso facilitará o transporte de utensílios comuns às duas partes. 

Fora isso, também é importante que o local fique coberto, para evitar que os dias de chuva atrapalhem os seus planos. 

Contudo, se você optar por uma área gourmet interna, uma ótima ideia é integrar à decoração da sala de estar ou de TV. Você também pode transformar sua cozinha em um espaço gourmet, além de poder fazer isso em sua varanda ou sacada, como já viu.    

Após definir o local, coloque a mobília e eletrodomésticos necessários. A disposição mais indicada é a ordem: 

  1. Quente (forno, churrasqueira); 
  2. Morno (pia, bancada); 
  3. Frio (freezer, frigobar, geladeira). 

Complemente com a decoração seguindo o tema que mais gostar, como um espaço gourmet moderno ou um espaço gourmet rústico. Qual o seu preferido?

Área gourmet moderna

Nesse estilo é comum usar tons urbanos, como o cinza. Aplique uma textura diferenciada nas paredes ou coloque um revestimento como pedra mineira. Fica lindo!

Área gourmet rústica

Use cores que tenha relação com a natureza, como os tons terrosos, vermelho queimado e o verde. Aproveite o uso de objetos em madeira crua, couro e xadrez. 

Cores para área gourmet

Os pontos de cor ajudam a deixar o local mais divertido. Então, aposte em tons vibrantes para trazer mais alegria, como vermelho, amarelo e laranja. Outras cores populares são marrom e madeira crua. 

Veja agora o que é indispensável em um espaço gourmet de qualidade. Assim, você pode montar uma área maravilhosa em sua residência. 

O que têm em um espaço gourmet?

Alguns itens não podem faltar em sua área gourmet. A escolha dos objetos que farão parte desse local dependerá do tamanho e do orçamento que você quer usar no projeto. Sendo assim, tudo é adaptável. Confira o que deve incluir!

Armários

Podem ser substituídos por prateleiras e são essenciais para manter os utensílios organizados. Afinal, você precisa deixar os alimentos, copos, talheres e pratos em uma parte de acesso fácil. 

Instalações

É fundamental ter as instalações hidráulicas e elétricas para essa região. Logo, invista em tomadas bem distribuídas e de boa qualidade para ligar os eletrodomésticos. Deixe também uma pia grande para a limpeza dos objetos utilizados. 

Iluminação

Você pode usar luzes amarelas, brancas, coloridas ou luz negra. O importante é combinar com o conceito do seu espaço gourmet e ficar com uma iluminação agradável. Então, distribua bem as lâmpadas. 

Móveis

Escolha uma mobília confortável e prática. Assim, uma mesa grande e redonda, bancos altos, puffs, mesinhas de canto e uma bancada vazada ficam incríveis. Você pode usar ainda os móveis que preferir. 

Plantas para área gourmet

Uma ótima ideia é investir em plantas pendentes ou um jardim vertical. Posicione suas plantas de forma que não atrapalhem a circulação no ambiente. 

Você ainda pode colocar no seu espaço gourmet:

  • geladeira,
  • frigobar;
  • adega climatizada;
  • cooktop;
  • fogão; 
  • churrasqueira;
  • grill etc. 

Confira também como deixar seu espaço gourmet ainda mais relaxante ao integrar com uma parte importante do seu imóvel. 

Espaço Gourmet com churrasqueira e piscina: uma combinação perfeita

área gourmet com churrasqueira e piscina

Nada melhor do que aproveitar um churrasco perto da sua piscina, concorda? Então, você pode levar essa ideia para o projeto de área gourmet. Assim, você terá um espaço ainda mais prático. 

Por isso, uma ótima ideia é construir sua área gourmet perto deste local. 

Dessa forma, sua área externa fica muito mais divertida.  

Com a piscina, o seu espaço de recepção estará completo. Isso garante muito mais conforto e possibilidades para o uso desse ambiente. 

Por exemplo, você pode fazer uma festa na piscina para celebrar aniversários e datas importantes. A utilidade dessas duas áreas ganha mais possibilidades para toda a família.  

Conclusão

O espaço gourmet é um local diferenciado para sua casa ou apartamento. Esse local pode ser amplo, compacto, integrado a cozinha, sala, sacada ou varanda. Tudo dependerá da preferência dos moradores. 

Sendo assim, com essa área especial você terá uma parte maravilhosa para receber seus visitantes queridos. 

Logo, com seu espaço gourmet você pode oferecer muito mais conforto e beleza. Tudo isso com um local preparado e equipado para a recepção dos seus amigos ou familiares. 

Então, se você gostou de saber mais sobre esse tipo de espaço, aproveite e confira também como é a casa dos sonhos nesse tempo de distanciamento social. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *