casal com as chaves do apartamento

4 passos para comprar um apartamento sem dores de cabeça

Adquirir um imóvel próprio é o objetivo de muitas pessoas, porém, é importante seguir alguns passos para comprar um apartamento que atenda às expectativas e não traga problemas no futuro.

Portanto, você precisa ter um bom planejamento sobre como fazer este investimento, considerando as suas necessidades, a disponibilidade financeira e os procedimentos envolvidos na compra.

Para ajudar, preparamos um passo a passo sobre como comprar um apartamento com tranquilidade e segurança. Confira!

1. Organize as finanças

Comece com um planejamento financeiro detalhado. Faça um controle de despesas mensais e dos seus ganhos para definir qual o valor pode ser destinado à aquisição do apartamento. Nesse momento, é importante contar com a possibilidade de surgirem imprevistos e criar uma reserva financeira.

Ainda, ao definir os valores necessários para a aquisição, não se esqueça de incluir as despesas de condomínio, de mudança e as taxas envolvidas no contrato. Adotando esse cuidado, você terá mais tranquilidade para assumir qualquer obrigação financeira relacionada à compra.

2. Defina suas necessidades

Quais são as suas necessidades em relação ao apartamento? Responder essa pergunta é fundamental para direcionar a busca e definir a média de valores que você precisará investir.

Tamanho e número de cômodos, comodidades do condomínio e localização, por exemplo, são características que influenciarão na escolha do imóvel e no preço de mercado, além da disponibilidade de apartamentos.

Por isso, vale a pena contar com o suporte de uma imobiliária nesse momento: eles podem ajudar a encontrar as melhores opções de acordo com o orçamento disponível e as necessidades da família.

3. Analise o financiamento antes de comprar um apartamento

O financiamento é uma das modalidades de pagamento mais comuns na aquisição de imóveis. Portanto, consulte as condições ofertadas por diferentes instituições financeiras para encontrar a linha de crédito que oferece o melhor custo-benefício. Alguns pontos que devem ser observados são:

  • taxa de juros;
  • prazo de pagamento;
  • custo efetivo total;
  • valor da entrada.

As simulações feitas as instituições, inclusive em ferramentas online, são alternativas simples para que você tenha acesso às informações mais importantes sobre o financiamento. Porém, vale lembrar que após a análise dos documentos, podem ocorrer mudanças nas condições indicadas.

4. Reúna a documentação para comprar um apartamento

A documentação é um dos principais passos para comprar um apartamento. É ela que verifica se o imóvel é regular, se pode ser comercializado e se o comprador tem condições de arcar com a compra. Portanto, para agilizar o negócio e não se deparar com atrasos para a realização dos seus planos, tenha todos os documentos em mãos. Os principais são:

  • CPF e RG;
  • certidão de nascimento ou casamento;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda.

Se for financiar, consulte a instituição financeira para ver a lista de documentos necessários, pois eles analisam a documentação do vendedor e do imóvel durante o processo de aprovação do contrato.

Para facilitar, conte com o suporte de uma imobiliária. Os profissionais têm conhecimentos específicos sobre a documentação e adotam os cuidados necessários para garantir a regularidade do negócio.

Pronto! Agora que você já conhece os passos para comprar um apartamento, comece a se organizar. Reúna a família para discutir as necessidades em relação ao imóvel e para que todos colaborem com o planejamento financeiro, assim, ficará mais fácil atingir os seus objetivos.

Gostou dessas dicas? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba outros conteúdos incríveis diretamente no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *