Restaurante Bairro Rio Branco

Guia de Bairro: 7 vantagens de morar no Rio Branco em Porto Alegre

Às vezes é necessário fazer algumas mudanças na vida, principalmente no que se refere à moradia, afinal, a família cresce, a carreira evolui e se torna preciso olhar outro imóvel. Por acaso já considerou viver no bairro Rio Branco, em Porto Alegre?

Ele é considerado um dos melhores bairros para se viver na capital gaúcha, cujo nome é uma homenagem ao Barão de Rio Branco, um dos personagens históricos do nosso país.

A região teve influências das colônias africanas, sendo que a comunidade judaica contribuiu bastante para a modernização do ambiente.

A seguir, veja 7 vantagens de morar em Rio Branco que muitos ainda não sabem. Confira!

1. Localização

A primeira vantagem de morar no bairro Rio Branco é a localização privilegiada, afinal, você estará perto dos bairros Bela Vista, Bom Fim e Moinhos de Vento.

O acesso é rápido para diversos pontos da capital, tais como Parque Moinhos de Vento, Shopping Moinhos de ventos, Parque Farroupilha, Hospital de Clínicas e a poucos minutos de carro do Aeroporto Salgado Filho ou o estádio Beira-Rio.

Mapa do bairro Rio Branco, Porto Alegre
Bairro Rio Branco está no coração de Porto Alegre

As principais vias de acesso mais próximas ao bairro são as avenidas Vicente da Fontoura, Mostardeiro, Castro Alves, Goethe, Protásio Alves, Cel Bordini, Casemiro de Abreu, Osvaldo Aranha e a Rua Ramiro Barcelos.

A mobilidade urbana é facilitada, pois existem diversas linhas de ônibus e bicicletas que podem ser compartilhadas via aplicativo.

Estação de bicicletas compartilhadas na rua Miguel Tostes
Estação de bicicletas compartilhadas na rua Miguel Tostes

2. Segurança no bairro Rio Branco

Outro destaque desse bairro é a tranquilidade oferecida aos seus habitantes, sendo um dos mais seguros da capital, pois os casos de criminalidade são fatos isolados nas estatísticas.

Para quem tem a preferência de procurar um lugar para morar junto à família, não tem outra opção que não seja Rio Branco, os moradores tem a impressão de morar numa pacata cidade do interior.

Ao caminhar pelas principais ruas do bairro, você perceberá que muitas pessoas deixam seus carros estacionados sem quaisquer problemas ou preocupações com furtos.

A ronda policial costuma ser eficiente. Além disso, existem empresas de segurança que fazem ronda na localidade devido a grande quantidade de comércios de alto padrão na região.

3. Qualidade de vida

Morar no Rio Branco em Porto Alegre é certeza de qualidade de vida, as ruas são bem arborizadas e a sensação é de caminhar em vias europeias, tamanha a beleza do lugar. Os moradores costumam se locomover de bicicleta, uma característica do bairro especialmente se você mora perto do trabalho.

Rua Felipe Camarão super arborizada
A Rua Felipe Camarão, no limite entre os bairros Rio Branco e Bom Fim

Pela tranquilidade de vida no bairro, é possível notar muitos idosos residindo nessa região. Os moradores tem fácil acesso aos principais hospitais e pronto-socorros da capital, tendo um atendimento ágil e excelente, como qualquer paciente necessita.

4. Lazer e Entretenimento

Para relaxar um pouco, não poderiam faltar opções de lazer para quem reside no bairro Rio Branco.

Quem gosta de apreciar a boa arte, por exemplo, pode se satisfazer com o Museu Bispo Isac Aço, que conta com um acervo incrível sobre o patrimônio arquitetônico de Porto Alegre.

Quem gosta de praticar esportes com segurança e profissionalismo, o Clube Caixeiros Viajantes é mais uma alternativa de lazer do bairro.

Já o pessoal que gosta de se manter em forma e dar aquela corridinha ao ar livre, existem opções fantásticas de áreas verdes, tais como o Parque da Redenção, a Praça Sílvio Ughini e o Parque Moinho de Vento.

Parcão - Porto Alegre
A poucas quadras o Parcão, um dos melhores parques de Porto Alegre

Claro que para o público jovem não faltam uma infinidade de casas noturnas, pubs, clubes e restaurantes com programações de tirar o fôlego.

5. Educação

Quem tem filhos pequenos, sempre se preocupa com o que há de melhor antes de mudar. Uma das características que é preciso saber antes de morar em Porto Alegre é onde encontrar uma edução de qualidade.

A capital é considerada referência na parte educacional, de modo que Rio Branco conta com várias escolas e universidade sejam particulares, sejam públicas, em que o ensino é nota 10.

É possível estudar no Instituto Porto Alegre (IPA), Colégio Americano, Colégio Leonardo Da Vinci e Israelita considerados tradicionais em Porto Alegre. Além disso, existem escolas de cursos profissionalizantes e de idiomas que podem fazer a diferença no primeiro emprego.

6. Comércio do bairro Rio Branco

Do que adianta trabalhar muito e não poder gastar com algumas comprinhas, não é verdade?

O bairro de Rio Branco em Porto Alegre não deixa ninguém na mão nesse quesito, há boas opções de comércio e, principalmente, aos arredores.

Há uma ampla oferta de supermercados, como o recentemente inagurado Supermercado Zaffari da Cabral, lojas, galerias e demais comércios que facilitam a vida dos moradores proporcionando preços acessíveis na região. Como tudo é muito perto, até pensando nos bairros vizinhos, você pode ficar em paz se estiver faltando algo em sua residência. O delivery resolve de forma ágil e você nem precisará esperar muito pelas compras.

Se você está disposto a sair para almoçar ou jantar, tem dois lugares imperdíveis, Chica Parrilla y Bar e Peppo Cucina.

7. Imóveis no Bairro Rio Branco

Obviamente que uma localidade com tantos benefícios não poderia deixar de apresentar imóveis que chamam a atenção pela beleza, glamour, comodidade e facilidade.

A arquitetura em si da cidade costuma ser muito apreciada, por conta dos prédios históricos que são um verdadeiro cartão-postal do bairro.

Habitar uma região desse tipo é a garantia de conhecer os vizinhos pelo nome, ter estilo de vida e estar no centro onde tudo acontece de fato.

Uma boa opção para comprar apartamento, por exemplo, é o empreendimento Brick da construtora TGD. Localizado a 4 km do bairro Rio Branco, dispõe de uma estrutura moderna, quartos com sacada, garagem, churrasqueira e infra estrutura de lazer.

Empreendimento Brick
O empreendimento Brick é uma ótima opção para quem quer morar perto de tudo

Outra opção de alto Padrão é da construtora Stemmer Rodrigues, Empreendimento Vista.

Localizado Rua Engenheiro Adolfo Stern, são apartamento de 163m2 com 03 suítes e infra completa de lazer.

empreendimento-vista-stemmer-rodrigues

Para finalizarmos, ao considerar a ideia de residir no bairro, lembre-se da importância de buscar imóveis em um portal sério e com construtoras relevantes que entregam o que foi prometido.

Se você curtiu este texto e quer ter acesso a outras informações de empreendimentos, então não perca tempo e acesse o nosso portal para ficar por dentro de tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *