foto-de-porto-alegre

Vai se mudar para Capital Gaúcha? Como é morar em Porto Alegre?

Se morar em Porto Alegre faz parte do seu sonho e da sua família? Então, você está no lugar certo, pois hoje vamos falar tudo o que é necessário saber para morar na capital gaúcha

Afinal, como diz a própria letra da música de Isabela Fogaça, “Porto Alegre é que tem um jeito legal” e nada melhor do que morar em um lugar com essa fama! A cidade é tranquila e acolhedora, além de ter bastante diversidade cultural e uma natureza incrível. E, claro, com uma infraestrutura com tudo aquilo que os moradores precisam.

A seguir, confira mais sobre a sua história e características, principais bairros, como é viver nela e suas vantagens, o que fazer por lá, sistema de transporte e como encontrar uma imobiliária de confiança na cidade. Acompanhe!

Qual é a história de Porto Alegre?

Se você tem planos de morar em Porto Alegre, é interessante conhecer mais sobre a história da capital do Rio Grande do Sul. De fato, alguns pesquisadores indicam que a região é habitada há 11 mil anos. Inclusive, historicamente, ela já foi território dos espanhóis por volta do século XVII.

Outro aspecto relevante é que a cidade foi palco de momentos importantes da história do Brasil, como a Revolução Farroupilha, entre 1835 e 1845, e a Guerra do Paraguai, entre 1865 e 1870. Aliás, esse último acontecimento deu início a uma nova fase da região, especialmente por conta da construção da Usina do Gasômetro — atualmente, cartão postal de Porto Alegre.

A tradição e a cultura também fazem parte do dia a dia da cidade e são mantidas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho e o Centro de Tradições Gaúchas. A capital gaúcha ainda tem importância no cenário literário brasileiro, pois é a terra natal de escritores famosos, como Mário Quintana, Érico Veríssimo, Lya Luft e Moacyr Scliar.

Quais são as características da cidade?

Como dito, Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul, estado que faz fronteira com países como a Argentina e o Uruguai e também o estado de Santa Catarina. A cidade tem uma área de aproximadamente 497 km² e fica envolta de um grande lago, conhecido como Guaíba. Aliás, ele é a principal marca da região.

Algo característico de Porto Alegre é que as estações do ano são bem definidas. O clima é mais frio durante o inverno e o outono, com temperaturas mínimas que podem chegar a zero graus. Por esse motivo, é comum ocorrerem geadas ao longo do ano. Entretanto, o calor também é bem forte durante o verão e a primavera, com temperaturas máximas próximas aos 40°C.

No quesito saúde, a cidade tem instituições reconhecidas em todo país, tais como o Hospital Psiquiátrico São Pedro, Hospital Moinhos de Vento e Hospital da Conceição. A educação também tem bastante relevância, tanto para crianças quanto adolescentes e jovens. Colégio Anchieta, Colégio Militar de Porto Alegre e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) são destaques em nível nacional.

Quais são os principais bairros da região?

Escolher um lugar para morar em Porto Alegre pode ser uma tarefa difícil, pois a cidade tem inúmeras regiões ótimas para se viver. Para ajudá-lo tomar a melhor decisão, selecionamos 8 bairros da capital gaúcha ideais para pessoas que tem interesse em comprar um apartamento. Confira!

Higienópolis

O bairro Higienópolis é um dos melhores para morar em Porto Alegre. Ele fica no centro-norte da cidade, por onde passa a rua Dom Pedro II, importante via da região e que dá acesso para diversas áreas.

A localização é privilegiada, já que o Higienópolis fica bem próximo do centro e de outros bairros, como Boa Vista, Bela Vista, Mont’Serrat e Moinhos de Vento. Boa mobilidade urbana, grande diversidade de serviços e comércio, além de tranquilidade e segurança, são algumas das características de lá.

Petrópolis

Tranquilidade! Essa é a palavra certa para definir o bairro Petrópolis, localizado em uma das regiões da área nobre de Porto Alegre, entre as avenidas Nilo Peçanha e Protásio Alves.

Outro aspecto marcante do local é a grande quantidade de áreas verdes e de lazer. É lá que estão o Grêmio Náutico União e o Petrópole Tênis Clube, lugares que garantem lazer e diversão para toda a família.

Bela Vista

Já o bairro Bela Vista é um dos locais certos para quem prioriza natureza e bem-estar ao morar em Porto Alegre. A região tem ótimos espaços públicos, como as praças Encol, Gustavo Langsch e Bela Vista, perfeitas para a prática de exercícios físicos e para a diversão das crianças.

O lugar tem acesso fácil às principais vias da cidade, como a avenida Carlos Gomes e Dr. Nilo Peçanha e as ruas Antônio Parreiras e Pedro Ivo.

Boa Vista

Entre as avenidas Carlos Gomes e João Wallig está localizado o bairro Boa Vista. Assim como a região da Bela Vista, lá os moradores podem curtir bastante áreas verdes, presentes principalmente na praça Província de Shiga, no Porto Alegre Country Club e Bristish Club.

Além de ser um bairro com muitas residências, o local também tem ótima infraestrutura e conta com a presença de dois grandes shoppings: o Iguatemi Porto Alegre e o Bourbon Shopping Country.

Mont’Serrat

Procurando um imóvel para morar em Porto Alegre na zona central? Então, o bairro Mont’Serrat pode ser a escolha certa para você e sua família. A região é bastante valorizada na cidade e conta com uma boa variedade de empreendimentos novos e bem modernos.

O local conta com escolas, inúmeras opções de lazer e áreas verdes, supermercados, farmácias, academias de ginástica, padarias e cafés. Aliás, é no Mont’Serrat que está a sede da imobiliária Bridge Imóveis!

Rio Branco

Bem próximo à avenida Goeth está o bairro Rio Branco, considerado um dos mais nobres de Porto Alegre. Quem mora por lá tem bastante facilidade de se deslocar pela cidade, pois o local está perto de vias importantes, como as avenidas Protásio Alves e Vicente da Fontoura e a rua Ramiro Barcelos.

Lá também estão alguns dos melhores restaurantes da capital gaúcha. O grande destaque fica por conta do Koh Pee Pee, que tem no cardápio pratos típicos da culinária tailandesa.

Jardim Europa

Ao lado do Boa Vista fica o bairro Jardim Europa, entre as ruas Dr. Dário Bittencourt e Padre Alois Kades e a avenida Dr. Nilo Peçanha. É nessa região que fica o parque municipal Germânia, onde tem quadras de tênis, basquete e futsal, pista de caminhada e playgrounds para crianças.

Os shoppings Iguatemi Porto Alegre e o Bourbon Shopping Country também estão no bairro, assim como o restaurante Outback.

Auxiliadora

Por fim, o bairro Auxiliadora também é outra região de destaque para morar em Porto Alegre. Ele fica entre duas áreas nobres da cidade — Moinhos de Vento e Mont’Serrat.

Lá também estão localizados ótimos restaurantes, como o Restaurante Tartare, Xavier Comida Basca, Ciao Pizza Napolitana, e os badalados bares Dry e Nova York 72, na rua Nova York.

Além disso, esse é um dos locais mais procurados por casais que têm filhos, especialmente por conta da segurança, tranquilidade e presença de áreas verdes. Alguns dos pontos mais conhecidos de lá são: Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, mercado Zaffari Bordini, Centro Cultural 25 de Julho e a Casa Boni.

Como é morar em Porto Alegre?

Morar em Porto Alegre é como viver em um lugar completo, com tudo o que você precisa no dia a dia, mas em um ambiente acolhedor e sem o estresse de grandes e caóticas capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo.

A qualidade de vida é um dos grandes destaques da cidade, especialmente por conta das inúmeras áreas verdes e da arborização das principais vias. A população é bastante receptiva e simpática, a comida é incrível — principalmente o famoso churrasco gaúcho — e a natureza local impressiona moradores e visitantes.

Além disso, de acordo com o ranking Smart Cities, publicado em 2017, Porto Alegre é destaque nacional em Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo. Ou seja, você não apenas tem a oportunidade de viver bem e sossegado, como também pode ter um desenvolvimento profissional pleno na área em que atua.

Quais são os pontos positivos de morar em Porto Alegre

Agora que você já sabe mais sobre a história de Porto Alegre, suas características e alguns dos principais bairros da região, chegou a hora de conhecer os pontos positivos de morar nessa capital.

É interessante notar que a capital do Rio Grande do Sul é muito procurada por pessoas que buscam mais qualidade de vida, tranquilidade e natureza. De fato, morar em Porto Alegre pode oferecer muitas vantagens para você e sua família e abaixo explicamos cada uma delas.

É uma das melhores capitais do país

Porto Alegre aparece em diversos rankings e pesquisas como uma das melhores capitais do país para viver. Com uma população estimada em cerca de 1,4 milhão de habitantes, a cidade tem um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,609, um dos 50 mais elevados do país.

Esse índice mede a qualidade da saúde, educação, segurança, saneamento e sustentabilidade, e quanto mais próximo for do número 1, melhor é o desempenho do município, conforme dados divulgados pela MacroPlan.

Outro aspecto interessante de Porto Alegre é o fato de que a cidade aparece em 3º lugar no ranking das melhores cidades para se envelhecer no Brasil, de acordo com pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, divulgado pelo O Globo. Então, para quem se preocupa com o futuro, a capital gaúcha é uma excelente escolha para morar.

Tem qualidade de vida

Sem dúvidas, morar em Porto Alegre pode proporcionar para você e sua família mais qualidade de vida e satisfação. A cidade é repleta de áreas verdes, parques e muita natureza e ainda tem cerca de 82% das vias públicas arborizadas, de acordo com dados do IBGE.

Além de garantir o seu bem-estar, essa característica é ainda importante para a valorização dos imóveis da região. Ou seja, quem compra apartamento em Porto Alegre faz um ótimo investimento para o agora e para o futuro também.

Áreas, como saneamento básico e saúde da cidade, também têm bons índices e se destacam em comparação com as demais capitais brasileiras.

Proporciona conforto e comodidade

De fato, morar em uma capital como Porto Alegre é muito vantajoso, especialmente para quem busca mais conforto e comodidade. Lá, é possível estar perto de tudo e ainda ter acesso às melhores empresas, hospitais e escolas.

A rede de comércio também é de ponta e atende com excelência os mais exigentes clientes. Farmácias, supermercados, academias de ginástica, agências bancárias e shoppings (como Total, Moinhos e Barra Shopping Sul) estarão sempre ao seu alcance.

Oferece praticidade e otimização de tempo

Se você quer ter uma rotina mais prática e otimizar o seu tempo, morar em Porto Alegre pode ser uma ótima solução. O sistema de transporte é efetivo e as vias são boas para circulação de automóveis.

Afinal, quem vive na região metropolitana sabe bem como pode ser cansativo enfrentar o trânsito e longos percursos para trabalhar ou curtir as opções de lazer da capital. Além disso, a cidade tem bairros bem diferentes e que podem atender a suas expectativas mais específicas.

Por exemplo, se você procura um local com boas escolas ao redor, pode dar preferência para regiões da cidade com instituições de ensino de excelência. Enfim, Porto Alegre vai atender bem a todas as suas necessidades!

O que fazer na cidade?

Lazer e diversão estão garantidos para quem opta por morar em Porto Alegre. Afinal, a cidade tem inúmeras atrações para você e sua família se sentirem bem acolhidos.

Gosta de natureza, cultura, gastronomia e esportes? A seguir, selecionamos o que a região tem de melhor a oferecer. Confira!

Natureza — Jardim Botânico, Redenção e Guaíba

Quem gosta de ter contato com a natureza no dia a dia vai se apaixonar por morar em Porto Alegre, pois a cidade é repleta de áreas verdes e incríveis praças, parques e lagos.

Um dos destaques é o Jardim Botânico, que fica na rua Dr. Salvador França e próximo à avenida Ipiranga e no bairro de mesmo nome. O local tem uma área de cerca de 39 hectares, com diversas espécies de plantas e árvores, inclusive exemplares raros e ameaçados de extinção.

Lá também é possível visitar a Sala de Exposição do Museu de Ciências Naturais e o Serpentário, onde você pode ver cobras nativas do Rio Grande do Sul, assim como jararacas, cascavéis e corais-verdadeiras. O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, e os ingressos custam entre R$ 3 e R$ 14.

O Parque Farroupilha (conhecido como Redenção) também é outro lugar para curtir a natureza em Porto Alegre. Ele fica na avenida João Pessoa, perto dos bairros Bom Fim e Cidade Baixa, e é um local perfeito para passear com a família, apreciar o pôr do sol e fazer esportes e caminhadas.

Além do Jardim Botânico e do Redenção, a orla do Guaíba é outro espaço para aproveitar a beleza natural de Porto Alegre. Em 2018 foi inaugurado um trecho revitalizado entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, onde é possível pedalar, passear pelos decks e também visitar bares e restaurantes.

Cultura — Casa de Cultura Mário Quintana

Morar em Porto Alegre também significa ter amplo acesso às atividades culturais. Um dos lugares mais famosos para isso é conhecido como Casa de Cultura Mário Quintana. Os diversos espaços do local são destinados a apresentações de música, teatro e dança, assim como exposições e cinema.

No site da Casa de Cultura Mário Quintana você pode conferir mais sobre a programação e inclusive ficar por dentro de atividades gratuitas para crianças e adultos. Vale muito a pena conferir!

Aliás, dá para aproveitar o passeio por lá para dar uma paradinha no café que fica no sétimo andar do prédio. O local fica no centro histórico de Porto Alegre, na rua dos Andradas, número 736, e funciona das 9h às 21h, entre terça e sexta-feira, e das 12h às 21h, aos sábados, domingos e feriados.

Gastronomia — Moinhos de Vento e Cidade Baixa

Ao morar em Porto Alegre você tem à disposição excelentes restaurantes, bares e lanchonetes, especialmente nos bairros Moinhos de Vento e Cidade Baixa.

Para quem gosta de lugares descontraídos e cheios de estilo, a Cidade Baixa pode ser uma ótima opção, especialmente o restaurante Mandarinier. O local serve pratos típicos com produtos da estação e orgânicos. Por ser bastante concorrido, lembre-se de fazer a reservar, ok?

Já um bar famoso da região é o Boteco Pedrini, que há 50 anos faz a alegria de quem o visita. O menu tem cerveja boa e gelada, além de porções generosas de petiscos — como porção mista com polenta servida com calabresa, coração de frango, salame, queijo, ovos de codorna, picles, azeitona e cebolinha.

O Moinhos de Vento também tem lugares fantásticos para comer, como o Daimu Sushi, Barbarella, Dionísia Vinho e Bar e o restaurante do Grupo Seasons.

Esporte — Beira-Rio e Arena do Grêmio

Porto Alegre é a capital de dois grandes times de futebol do Brasil: Internacional e Grêmio. Aliás, ambos têm estádios excelentes e que são atrativos da cidade mesmo quando não tem jogo.

O Beira-Rio, casa do Internacional, tem um museu e organiza visitas ao estádio das 10h às 18h. O ingresso custa entre R$ 5 e R$ 10, mas é necessário conferir no site a disponibilidade de datas. A Arena do Grêmio também oferece um passeio semelhante, com agendamento pela internet.

Como funciona o transporte público?

O transporte público é outro aspecto positivo para quem mora em Porto Alegre. A cidade conta com opções diversificadas, com diversas linhas de ônibus distribuídas em toda a região.

No site da prefeitura está disponível um mapa com todas as linhas, terminais e itinerários de ônibus. No entanto, como toda grande cidade, lá também existe horário de pico e o trânsito pode apresentar lentidão entre 17h e 19h. A tarifa de ônibus em Porto Alegre custa R$ 4,70 depois do último reajuste feito em 2019.

Além disso, a capital gaúcha oferece para a população metrô de superfície, conhecido como Trensurb. O sistema apresenta 22 estações, incluindo para acesso ao aeroporto e rodoviária, assim como para regiões mais afastadas, como Canoas e Novo Hamburgo. A tarifa atual tem um valor de R$ 4,20.

Também é importante ressaltar que Porto Alegre está ampliando as ciclovias. De acordo com o site GaúchaZH, a prefeitura busca parcerias para aumentar a rede, que hoje conta com apenas 10% da capacidade. A intenção é melhorar a mobilidade urbana e oferecer mais opções e segurança para os ciclistas.

Como escolher uma imobiliária de confiança em Porto Alegre?

Com tantos aspectos positivos sobre a cidade, agora é preciso descobrir como encontrar uma imobiliária de confiança para morar em Porto Alegre.

Existem diversas empresas, mas uma boa dica é optar por aquela especializada na região. Dessa forma, ela poderá transmitir informações mais seguras e consistentes, priorizando o atendimento das suas necessidades.

Também é fundamental verificar a reputação da imobiliária. Para tanto, pesquise na internet as avaliações feitas por outros clientes e observe se a companhia tem canais diversificados de atendimento ao cliente, tanto por meios tradicionais, como e-mail e telefone, quanto por chat online, WhatsApp e Facebook.

Além disso, consulte o registro da imobiliária no órgão fiscalizador, conhecido como Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul (Creci-RS). Lá você pode conferir se a empresa escolhida está autorizada a atuar na área, possíveis reclamações ou suspensões.

Somado a isso, procure avaliar com atenção a carteira de imóveis oferecida, checando aspectos como diversidade, preços e a presença nos principais bairros de Porto Alegre. Opte ainda por empresas que trabalhem de forma transparente e honesta com os clientes.

Aliás, uma imobiliária que reúne todas essas características e muito mais é a Bridge Imóveis. Ela atua em parceria com as incorporadoras mais sólidas da região e oferece aos clientes soluções inovadoras, rápidas e eficientes.

Então, se você deseja morar em Porto Alegre, o que está esperando? Entre em contato agora mesmo com a gente e encontre o lar perfeito para você e sua família viverem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *