planta-livre-sem-divisorias

Você sabe o conceito de planta livre e projeto sem divisória? Entenda melhor suas vantagens

Você pode não saber explicar o que é planta livre e projeto sem divisória, mas certamente já esteve em um ambiente que carrega esse conceito. O termo foi criado em 1926 e faz parte dos Cinco Pontos de Le Corbusier, do arquiteto Charles-Edouard Jeanneret-Gris.

A ideia prevê construções sem paredes entre os cômodos e sustentadas por colunas e vigas. O objetivo? Aproveitar a amplitude, desfrutar de mais luz natural e oferecer autonomia na hora de decorar casas e apartamentos.

Uma das inspirações é o loft, geralmente encontrado na versão de apartamento residencial e que virou sinônimo de sofisticação, ousadia e modernidade. Mas será que vale a pena viver em um imóvel assim?

Para tirar todas as suas dúvidas, preparamos este post com todas as vantagens que um apartamento com estas características pode oferecer. Duvida? Então acompanhe e apaixone-se!

Oferece melhor aproveitamento do espaço

O conceito determina que as paredes não fazem parte de uma construção e de que seriam independentes. Por isso, um imóvel com essas características e sem as barreiras das paredes e corredores oferece muito mais aproveitamento do espaço e amplitude.

Mesmo em metragens pequenas, o loft proporciona sensação de espaço amplo e que favorece a circulação das pessoas e uma melhor harmonização da decoração. Uma quitinete, por exemplo, com a mesma metragem de um loft vai parecer muito menor do que o espaço aberto.

A planta livre e o projeto sem divisória proporciona maior contato com a luz natural

planta-livre-otima-posicao-solar

A incidência de luz solar é um dos fatores mais determinantes na escolha de um imóvel. Não é para menos. Um espaço arejado e iluminado dá mais vida ao local e mais ânimo para encarar o dia a dia.

Com o conceito de espaço aberto,  a luminosidade chega em toda sua potência, permitindo que você abra janelas, cortinas e ainda contribua com a sua saúde. Quem nunca sofreu com a umidade e o mofo de um quarto mais escuro? Outra vantagem é que a presença da luz economiza energia elétrica e deixa sua decoração muito mais bonita. Demais, não é?

Contribui com o cultivo de hortas e plantas

horta-vertical-apartamento-palnta-livre

O conceito de Urban Jungle, que busca trazer a natureza e o verde para dentro de casa, está cada vez mais em alta. Até nisso o loft e os imóveis com plantas livre e projeto sem divisória são vantajosos. Como a luz natural é presente, fica muito mais fácil manter uma horta doméstica ou encher seu apartamento com plantas para espaços internos.

Além de trazer mais saúde ao lar, a presença de plantas livres e projetos sem divisória contribuem para que você se alimente de forma mais saudável e deixe sua casa linda. Procure por espécies que sejam resistentes e faça a festa na loja de paisagismo e jardinagem.

A planta livre e o projeto sem divisória possibilita a personalização do imóvel

Outra vantagem dos imóveis com essa proposta é que ele permite que o morador personalize seus ambientes da forma que achar melhor. Um apartamento padrão, por exemplo, tem sua planta bastante restrita e que pode ser resumida em cozinha, sala de jantar, sala de estar, banheiro e quartos.

Com um conceito aberto, você é quem manda. E vale tudo! Pode colocar sua cama na janela em que mais bate sol e deixar um escritório particular logo ao lado, por exemplo. Outra ideia é escolher biombos e divisórias móveis charmosas para dar mais privacidade. Em um loft, o arquiteto é você.

Facilita a acessibilidade

Estas residencias com planta livre e projeto sem divisórias não tem a interferência das paredes, a acessibilidade fica muito mais facilitada, assim como a circulação dentro do imóvel. Para quem é idoso, pessoa com deficiência ou sofreu alguma enfermidade, é o tipo de construção ideal. Isso vale também se você recebe amigos nessas condições em casa.

A facilidade de se locomover em um imóvel aberto é muito maior. Você não precisa se preocupar, por exemplo, se receber a visita daquela amiga que acabou de ter um bebê e só sai de casa com aquele carrinho imenso para “estacionar”.

A planta livre e o projeto sem divisória custam menos do que uma construção comum

Se você pesquisar quitinetes e apartamentos de 60 metros quadrados, por exemplo, e comparar o preço de venda ou aluguel com um loft de mesma metragem, você vai perceber que o segundo custa menos.

Isso acontece porque há menos uso de material para estrutura e acabamento, que encarecem bastante uma construção. A mão de obra também é facilitada e esse tipo de propriedade acaba ficando pronto mais rápido. Em resumo: é economia para todo mundo.

Apresenta opções para todos os gostos

planta-livre-todos-gostos

Em geral, os amantes dos lofts são pessoas mais modernas, ousadas e que gostam de acompanhar as maiores tendências da moda, arte e design. Ainda assim, hoje em dia, existem lofts focados em todos os perfis de pessoas; das mais clássicas às conceituais.

É preciso, no entanto, que você avalie se esse tipo de imóvel com planta livre é o ideal para você. Veja esse pequeno checklist:

  • Você gosta de ambientes iluminados?
  • Você não se incomoda em morar em um local com uma planta preestabelecida?
  • Você quer morar em um local arejado e com possibilidades infinitas de decoração?
  • Você valoriza olhar para a janela e se deparar com uma visão panorâmica da cidade?
  • Você sonha com uma casa cheia de plantas e muito verde?
  • Você curte sua independência e o aconchego da sua casa?

Se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, vale a pena visitar alguns lofts para ter uma experiência mais próxima. Não se esqueça, no entanto, de contar com a ajuda de uma imobiliária para ter uma negociação segura e com preços justos.

A Bridge Imóveis conta com uma seção completa com lofts incríveis para todos os gostos e bolsos. É a oportunidade que você tem de fazer a sua mudança para um ambiente moderno, aconchegante, bonito, iluminado e a preços convidativos.

Além disso, corretores idôneos oferecem consultoria completa para que você negocie imóveis sem barreiras jurídicas ou financeiras e fique imune a fraudes e a outros problemas que podem estragar a realização do seu sonho.

Quer conhecer mais opções de imóveis com planta livre e lofts? Visite nosso portal, escolha a melhor opção e agende a visita que vai marcar sua mudança de vida!

2 comentários em “Você sabe o conceito de planta livre e projeto sem divisória? Entenda melhor suas vantagens”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *