guia sobre o bairro jardim botanico porto alegre

Bairro Jardim Botânico em Porto Alegre: motivos para morar na região

O bairro Jardim Botânico, localizado em Porto Alegre, é um dos bairros mais tradicionais da região. 

Porto Alegre, que é capital do estado do Rio Grande do Sul, tem como data de origem 16 de março de 1772. Além disso, são mais de 200 anos de existência de uma linda cidade, com um belo pôr do sol.

O Jardim Botânico, por sua vez, existe oficialmente desde 7 de dezembro de 1959, quando foi criada a lei 2022.

A região conta com vários comércios e estabelecimentos para quem busca uma moradia cômoda. Além disso, é uma região bastante tranquila.

Neste artigo vamos te explicar quais são os principais comércios da região, sejam eles essenciais ou não, bem como os benefícios de se morar na região.

Se você quer conhecer melhor o bairro Jardim Botânico em Porto Alegre, ademais acompanhe o texto e tenha uma boa leitura!

Conhecendo o bairro Jardim Botânico em Porto Alegre

Abaixo separamos alguns tópicos para te explicar melhor sobre a localização e as diversas opções de ensino, gastronomia e lazer do bairro Jardim Botânico em Porto Alegre:

Onde fica localizado?

O bairro Jardim Botânico fica há cerca de 7 km do Centro Histórico, e em uma distância de 20 minutos ou um pouco mais em relação ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Trata-se de um bairro da zona leste de Porto Alegre.

O bairro da capital gaúcha é uma região bastante tranquila, embora ainda conte com uma grande variedade de estabelecimentos. Na região estão as Ruas Guilherme Alves, Barão do Amazonas, Dr. Salvador Franca, Ipiranga, Itaborai, La Plata e Felizardo.

É na região que está localizado o Jardim Botânico de Porto Alegre, salvo que é um parque aberto para o público, inaugurado em 1958.

A área conta com farmácias, mercados, padarias, shoppings e hospitais. Ademais, explicaremos melhor sobre os comércios mais abaixo.

Bairros do entorno

No entorno do bairro Jardim Botânico, é possível encontrar os bairros:

  • Jardim do Salso;
  • Petrópolis;
  • Partenon;
  • Santo Antônio;
  • Santana;
  • Santa Cecília.

Essa região é bastante importante para a cidade. No bairro Partenon, por exemplo, às margens da Avenida Ipiranga está o grande Campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Os bairros próximos do Jardim Botânico ainda contam com mais comércios. Sendo assim, se você não encontrar o que precisa no bairro, não será preciso se locomover longe.

Quais os melhores pontos do bairro?

O bairro Jardim Botânico oferece uma grande qualidade de vida para os seus moradores. O primeiro ponto positivo da região é a sua arborização.

Os moradores têm contato com a natureza, mesmo estando em uma cidade. Por isso, é possível se conectar com o meio ambiente quando é necessário relaxar um pouco.

Além disso, o bairro não deixa de contar com estabelecimentos diversos. Você encontra comida de qualidade na região.

Como resultado, farmácias, academias, clubes e instituições de saúde também podem ser encontradas na região.

Leia também: Diversão infantil em Porto Alegre: 11 programas para fazer com as crianças

O que fazer no Jardim Botânico, bairro de Porto Alegre?

Bairro Jardim Botânico em Porto Alegre

O bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre, tem como principal atração o próprio Jardim Botânico, que é um parte considerado Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul.

O parque possibilita um passeio em área verde ampla. Assim como é possível ver plantas e flores, realizar piqueniques, brincar com as crianças ou apenas descansar.

No Jardim Botânico é possível encontrar o Museu de Ciências Naturais do RS, que possui um acervo de plantas bastante amplo. Além disso, no local ainda há um serpentário.

Ademais, a entrada para a atração é bastante acessível. 

Os restaurantes do bairro são bastante especiais. Além disso, é possível encontrar opções de diversos tipos. Além disso, vale destacar os seguintes restaurantes:

  • Five Points Burguer;
  • Nutrisabor;
  • O Guerra;
  • Cafeteria Restaurante Barão 1240;
  • Feliz Felizardo;
  • Shark Sushi;
  • Na Tábua Burger;
  • Martín Fierro Uruguay Food.

Os melhores bares da região são:

  • Boteco Vitória;
  • Snoopy Bar.

Por que escolher esse local para morar?

Além do contato com a natureza, que traz relaxamento e maior qualidade de vida, sob o mesmo ponto de vista, morar no bairro Jardim Botânico pode ser uma ótima opção para quem gosta de comodidade e tranquilidade.

Por exemplo, além de opções de lazer, gastronomia e bar, a região também possui comércios diversos.

O Hospital São Lucas da PUCRS fica localizado no bairro. Ele oferece atendimento particular para a população local. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre fica próximo e é, além disso, considerado um dos melhores hospitais públicos do Brasil.

Na área, além da PUC, é possível encontrar outras instituições de ensino, bem como o Colégio Estadual Professor Otávio de Souza, que é público.

Um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), faz parte do bairro.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Leopoldo Tietbohl fica localizada no bairro acima, Petrópolis.

A PUCRS está localizada em frente ao Hospital São Lucas, no bairro Partenon.

Na região está o Bourbon Shopping Ipiranga, que é bastante amplo, e além disso, conta com uma boa variedade de lojas para compra e um cinema.

Quais os benefícios para quem mora no local?

beneficios de morar no bairro jardim botanico porto alegre

Morar no local é bastante vantajoso por diversos motivos. Assim sendo, confira-os:

  • contato com a natureza;
  • proximidade à várias escolas e faculdades;
  • opções de farmácias e instituições de saúde próximas;
  • localização estratégica, perto de todos os tipos de comércios;
  • trânsito moderado;
  • bairro tranquilo e seguro.

Como comprar um imóvel no Bairro Jardim Botânico?

Ademais, para comprar um imóvel no bairro Jardim Botânico é necessário contar com uma imobiliária de qualidade. Além disso, ela pode tornar todo o processo mais seguro e facilitado.

A Bridge Imóveis, sem dúvida, é a melhor imobiliária de Porto Alegre. Além disso, o seu objetivo é intermediar uma transação de compra ou aluguel, de modo simplificado e transparente.

Conheça os imóveis disponíveis no bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre!

Conclusão

O bairro Jardim Botânico, localizado em Porto Alegre, é um dos melhores para se morar. Isso porque a região conta com hospitais próximos, farmácias, shopping center, clubes, academias, escolas, universidades e um grande parque.

É como se todas as comodidades mais buscadas se unissem em um só lugar.

Se você gostou deste artigo, leia também: “Saiba como é morar em Santa Cecília, notável bairro em Porto Alegre”

Acompanhe o nosso blog para ler mais dicas e conteúdos relevantes sobre mercado imobiliário e vida em Porto Alegre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *