Fiador profissional

Fiador Profissional: Entenda o que é e se vale a pena contratar

No momento em que se pensa em comprar ou financiar um imóvel, um dos maiores obstáculos para adquiri-lo está no momento do fiador, não é mesmo?

Algumas vezes, ele é essencial para que o contrato possa ser efetuado.

Por conta disso, muitas pessoas optam pelo fiador profissional. Portanto, como funciona o seu trabalho?

Neste artigo iremos falar em todos os detalhes como esse profissional atua. O serviço de fiador profissional pode ser contratado, mas é necessária atenção.

Se você deseja um apartamento de qualidade para comprar, saiba que na Bridge Imóveis você consegue fazer o processo de completamente online!

Compre o seu imóvel com a Bridge Consultoria Imobiliária! Visite o nosso site e veja as belas opções que temos para você.

O que é um fiador profissional?

O que é um fiador profissional?

Podemos definir como uma pessoa que presta o serviço de fiança para quem deseja fazer a compra o aluguel de um imóvel ou veículo.

Com ele é possível conseguir os documentos necessários para conseguir firmar o contrato.

Mas, quanto custa um fiador profissional?

Os seus serviços envolvem o valor de atuação, que variam de acordo com o tipo de contrato, risco e operação financeira, a parte documental custa em média 50 reais.

Como funciona o trabalho de um fiador profissional?

O trabalho funciona da seguinte forma: ele é um agente que mediante a um pagamento, emite um documento garantindo a locação ou compra de um imóvel.

E o fiador profissional é legal? A sua atividade não é regulamentada, mas também não é ilegal. Eles podem ser considerados como prestadores de serviço, que agem de forma independente.

Fiador profissional x Seguro garantia

Ao compararmos o fiador profissional com o seguro garantia, precisamos entender suas principais diferenças.

Os dois podem ser utilizados como forma de garantia em contratos de locação ou compra, porém suas diferenças começam a surgir na própria garantia.

No caso do fiador, ele é responsável por responder às obrigações de contrato não cumpridas pelo comprador do imóvel, necessitando que ele arque com os custos.

Caso isso não seja possível, seus próprios bens podem ser levantados para levantar a quantia solicitada. Isso ocorre até mesmo ao contratar um fiador profissional para empréstimo.

Com o seguro garantia isso difere, onde o segurado é o responsável pela venda do imóvel, recebendo os pagamentos necessários caso aconteça algum tipo de inadimplência.

O comprador paga o prêmio e utiliza esse seguro como garantia.

Resumindo, o seguro garantia possui ação de garantir ao vendedor do imóvel todos os pagamentos caso ocorra algum problema, indenizando o mesmo.

Vale a pena contratar um fiador profissional?

Vale a pena contratar um fiador profissional?

Sendo uma alternativa para quem deseja comprar ou contratar fiador de aluguel para um imóvel, o fiador profissional como funciona da mesma forma, pode ser uma boa opção.

Porém, é importante que você analise todas as suas opções, escolhendo a melhor para suas finanças. Mesmo com o alívio de saber quanto custa um fiador profissional, o barato pode sair caro.

Pelo fato de ser um serviço autônomo, existem muitos golpistas no meio desse ramo, necessitando maiores cuidados. Falaremos sobre isso a seguir.

É seguro contratar?

Como mencionamos, um fiador profissional pode apresentar o risco de golpes e fraudes visto que pode ocorrer a situação onde o golpista pode fornecer um documento falso, ou até mesmo uma garantia sem fundo.

Nesses casos, o cliente pode se prejudicar imensamente, já que por não conhecer completamente o fiador, será difícil rastreá-lo futuramente.

Pesquise, “fiador profissional – reclame aqui” com o nome da empresa do mesmo para poder observar se existem queixas de golpes.

Ocorrendo esse tipo de problema, a imobiliária pode realizar o despejo, sem reavaliar o contrato e resultando na perda do imóvel no caso de compra.

Em casos mais graves onde ocorra a falsificação de algum documento, o comprador ou locatário ainda pode ser considerado até mesmo cúmplice.

Quais são as vantagens?

De qualquer forma, com a atuação de um fiador profissional sério e renomado, você não precisa se preocupar.

Além de estar realizando o serviço com uma pessoa séria, poderá desfrutar duas principais vantagens como:

  • Rapidez para fechar negócio, sem muitas burocracias já que o fiador profissional é legal de certa forma e dispõe de toda a documentação necessária;
  • Versatilidade, já que se pode contratar o fiador profissional para empréstimo;
  • Possibilidade de utilizar um fiador caso você não tenha nenhuma outra pessoa ou familiar aptos, o que acaba resolvendo o problema.

Com essas vantagens, essa pode ser a solução caso você realmente precise de um fiador.

Como conseguir um fiador profissional?

Além do pagamento pelos serviços e documento gerado pelo fiador profissional, ao assinar o contrato de compra ou locação do imóvel, o fiador necessitará dos seguintes documentos:

  • Documentos pessoais como o RG e o CPF e declaração de estado civil;
  • Comprovante de residência e também de renda, necessitando estar enquadrado no tipo de contrato e transação;
  • Comprovante mais atual de declaração do Imposto de Renda;
  • Documentação dos bens que o fiador possua que possam ser utilizados como garantia;

Cuidados importantes na hora de contratar um fiador profissional

Se torna possível observar que pela rapidez no processo de contratação dos serviços de um fiador profissional como funciona para compra de imóvel ou contratar fiador de aluguel, as chances de golpes são altíssimas justamente por ser algo firmado por confiança.

Por isso, é necessário tomar certos cuidados noento de contratá-lo, sendo eles:

  • Procurar se informar sobre a reputação pesquisando o nome do fiador profissional – reclame aqui ou em suas redes sociais, de forma a garantir que ele é de confiança;
  • Garantir a veracidade dos documentos dispostos pelo fiador;
  • Garantir também se o imóvel utilizado por ele como garantia não possui nenhum tipo de irregularidade, como ser usado como garantia por outros de seus clientes ou até mesmo ser um imóvel inexistente.

Ao se atentar nesses três pontos, se evitam transtornos que podem acontecer no caso de fiadores golpistas, garantindo com que não aconteçam dores de cabeça e a chance de despejo após compra ou locação.

Ressaltamos que independente de quanto custa um fiador profissional, se preocupar muito com suas vantagens sem se atentar nos cuidados podem prejudicar.

Como a Bridge Imóveis pode te ajudar?

Como a Bridge Imóveis pode te ajudar?

Com todas essas dicas, concluímos que um fiador profissional é legal de acordo com as leis, mas é preciso tomar os devidos cuidados no momento de escolher o fiador.

Uma dica extra é pesquisar o nome do “fiador profissional – reclame aqui” nos canais de busca, podendo observar se o mesmo já teve reclamações e se elas foram ou não solucionadas. Fazer uma pesquisa nos principais bureaus de proteção ao crédito nacionais também é recomendado.

Se você deseja comprar um imóvel sem burocracias complicadas, de forma completamente online, segura e com atendimento especializado para você, saiba que podemos te ajudar com isso!

Compre o seu imóvel com a Bridge Consultoria Imobiliária! Visite o nosso site e veja as belas opções que temos para você.