O alto padrão mudou e a compreensão dos compradores está diferente. Entenda agora essa nova realidade de juros baixos, coberturas e casas enormes, home office e muita festa em família.
Entre todas as mudanças que ocorreram este ano em virtude da crise mundial, o trabalho remoto em casa tornou-se mais que uma opção, mas sim uma necessidade.
O resultado desta nova realidade é que os proprietários passaram a ficar a maior parte do tempo em suas casas.
Isso se provou especialmente verdadeiro no mercado imobiliário de alto padrão, onde os compradores geralmente são profissionais que trabalham remotamente, Home-Office e com recursos para pagar uma propriedade que sustente esse novo estilo de vida.
Mas como é exatamente esse estilo de vida e quais são os desejos dos compradores mais sofisticados de hoje?
Três profissionais do mercado compartilharam suas experiências sobre os diferenciais que os compradores procuram, com base nos negócios que fecharam.
Tendência do alto padrão é de espaços maiores
Com mais de duas décadas de experiência no mercado imobiliário nos Hamptons, Angela Boyer observa que, antes das interrupções repentinas deste ano, havia demanda por downsizing. Apartamentos menores, em bairros chave estavam sendo vendidos em grande quantidade, seja para investir, seja para morar.
“Estávamos vendo uma tendência em que os compradores queriam espaços mais gerenciáveis”, diz ela.
“Agora estamos vendo compradores procurando por mais metragem, mais área cultivada e comodidades ao ar livre, como quadras de tênis, quadras de golf e Quiosques a céu aberto.”
A metragem extra não precisa necessariamente pertencer ao imóvel, o que importa é ter uma sensação de liberdade, privacidade e espaço. Então casas de campo, casas de praia e casas em condomínios com muita área de lazer se tornaram opções antes pouco cogitadas.
Jantar ao ar livre com a família é prioridade
Quem não gosta de preparar um delicioso almoço ou jantar para unir a família ou os amigos mais próximos?
A crescente popularidade da culinária ao ar livre e das reuniões no jardim ou backyard é extraordinário em uma era de muito distanciamento social.
“Os compradores querem quintais grandes e garagens fechadas”, diz Sergio Llach, presidente e CEO da Sotheby’s International Realty da República Dominicana.
“Eles estão fazendo muito mais almoços e jantares em seus enormes quintais.”
Um cliente certa vez organizou um evento para arrecadação de fundos em estilo piquenique na sua propriedade. Os participantes desfrutaram do evento em cobertores espaçados enquanto assistiam a apresentações ao vivo.
A cozinha de verão, o churrasco na piscina ou a pizza em família, pode ser o maior diferencial de venda da atualidade.
“Muitas pessoas estão se divertindo mais em casa, em grupos pequenos e limitados, então eles querem uma configuração ao ar livre super equipada”.
Priorizando o luxo prático – Home Office
O compradores do alto padrão estão cada vez mais com apetite em termos de metragem, localização e opções de lazer.
”As pessoas estão casa e com mais tempo e apetite de fazer negócios. Comparando os meses de maio, junho e julho do ano passado com agora, em plena pandemia, nossas vendas foram 25% maiores”.
”Estou impressionado. 100% das nossas vendas são para imóveis maiores”, diz Leandro Rosa da Bridge Imóveis em entrevista para o portal de notícias Políbio Braga.
”Estive conversando com o diretor de uma das maiores incorporadoras aqui do sul do país, em 2 meses com a nossa ajuda, foi liquidado um empreendimento com apartamentos no valor de 20 milhões de reais e 850m2”.
Minha casa, meu quintal
A procura por imóveis maiores com área externa é uma tendência que veio para ficar. Famílias estão aproveitando o trabalho remoto e deixando os grandes metrópoles, optando assim por imóveis maiores no interior e nas regiões metropolitanas, onde tudo é mais calmo e o m2 é menor.
Surge uma nova realidade para os compradores e profissionais do mercado imobiliário.
Imóveis de alto padrão que eram uma estada de verão ou um retiro de inverno agora estão sendo ocupados durante todo o ano e devem, portanto, incorporar um novo estilo de vida.
E ai gostou da matéria? Acompanhe a entrevista do nosso sócio Leandro Rosa sobre o mercado de alto padrão para o clcRBS: