Decoração Moderna

Acabamento para Apartamento: Veja os tipos e como escolher

Durante a construção ou reforma, o acabamento para apartamento se destaca como a parte mais importante de todo o processo.

Afinal é agora que o imóvel adquire os detalhes, cores, formas e tonalidades que lhe conferiram sua personalidade.

Um estilo clássico, moderno ou mais despojado, seja qual for o seu, existe um acabamento mais adequado para te traduzir e criar este espaço que se chama lar.

Procurando um imóvel? A Bridge Imóveis tem o ideal!

E para te ajudar nesse processo, preparamos este artigo para conhecer os tipos de acabamento e o que considerar, na hora de escolher aquele que melhor lhe atende.

Boa leitura!

O que é acabamento para apartamento?

Acabamento para apartamento

Etapa final de qualquer obra, na fase de acabamento o apartamento recebe os últimos preparativos, antes de ser entregue ao proprietário.

Por meio de um projeto bem elaborado com cronograma definido, unido a uma boa mão de obra e bons materiais, sem dúvida, renderá um acabamento impecável.

Nesta etapa, os detalhes que valorizam o imóvel precisam ser bem pensados, principalmente quando se trata de imóveis de alto padrão.

Os revestimentos são os mais importantes entre os tipos de acabamento para apartamentos, já que cobrem as estruturas, dando o visual desejado.

O acabamento do apartamento inclui a fachada, alvenaria, contrapiso, massa, instalações de louças, cerâmicas e metais, entre outros.

Todas, peças visíveis, daí a importância de serem visualmente atrativas.

A importância do acabamento para apartamentos

Todas as etapas da construção são extremamente importantes, e requerem cuidado e atenção. Mas quando se trata do acabamento, a atenção aos detalhes interfere muito no impacto que gerará aos visitantes do imóvel.

A estética é quem criará um espaço exclusivo e personalizado. Quando beleza, conforto e funcionalidade se unem na construção do acabamento para apartamento, o resultado, certamente, será encanto.

Valorizando até os mínimos detalhes do imóvel, o acabamento caprichado possibilita que o interessado se visualize no local, habitando aquele espaço, recebendo a família e os amigos, portanto, desfrutando de tudo que o apartamento lhe proporcionará.

Quais são os tipos de acabamentos para um apartamento?

O mercado de construção oferece uma diversidade de materiais para acabamento, principalmente para revestimento. Conheça alguns deles!

Pisos

Piso Apartamento

Usados no revestimento do chão ou contrapiso, os pisos são o tipo de acabamento para apartamento mais tradicional.

Encontrado na maioria das casas, ele oferece proteção contra água e umidade.

A escolha do piso considera o local em que será instalado, o conforto e a praticidade na hora da limpeza. Disponível em vários materiais e tipos diferentes, os mais comuns são:

  • Cerâmica;
  • Porcelanato;
  • Pedras;
  • Laminado;
  • Cimento queimado;
  • Vinílico;
  • Tábua corrida;
  • Taco;
  • Parquet;
  • Ardósia;
  • Mármore;
  • Granito;
  • Silestone;
  • Ladrilho;
  • E pastilhas.

Molduras

Em diversos materiais, as molduras dão estilo, elegância e acabamento para o apartamento.

As molduras de gesso para o teto, escondem imperfeições nas quinas, além de deixarem o ambiente mais elegante.

Uma alternativa ao gesso, é o rodateto de isopor. Molduras também são aplicadas ao redor das janelas e portas, geralmente, no mesmo material.

Outra técnica de moldura que tem despontado é a boiserie. Influenciado pelo rococó, o estilo de decoração surgiu na França entre os séculos 17 e 18.

Originalmente de madeira, hoje também é feito com gesso, cimento, inclusive, isopor.

Seja um estilo moderno, com linhas retas, ou clássico, com arabescos e bordas arredondadas, sua promessa é de elegância e requinte.

Iluminação

Natural ou artificial, a iluminação cria diferentes efeitos no ambiente, exaltando seus detalhes, proporcionando atmosferas e sensações diversas.

Sua composição deve trabalhar para valorizar o espaço e as atividades que ali serão desenvolvidas.

Luminárias embutidas valorizam o espaço. E para deixá-lo mais moderno, cordões de luz, fitas de led e neon, podem ser adicionados.

Azulejos

Oferecendo uma superfície lisa e polida, os azulejos de cerâmica são encontrados em estilos diversos, cores, artes, tamanhos e recortes.

Coberto com uma camada esmaltada, facilitam a limpeza e deixam o ambiente com ar de sofisticação. Por isso vão bem em qualquer local.

Madeira

Decoração Madeira

Responsável pelo acabamento do chão, parede, móveis ou bancadas, a madeira é um material mais caro, o que o torna bastante valorizado.

Entre os tipos de madeira utilizados no acabamento para apartamentos, estão:

  • Ipê;
  • Jatobá;
  • Garapa;
  • E cumaru.

Pintura

Sem dúvida, a pintura é o tipo de acabamento para apartamento que, primeiro, chama a atenção. E com tantas opções de cores, o limite é a imaginação.

A tendência do momento fica para o uso de diversas cores no ambiente, ou somente duas, combinadas com padrões geométricos.

Outra boa pedida são as texturas, obtidas a partir da aplicação de massa corrida.

O que levar em consideração ao escolher os acabamentos para o apartamento?

O acabamento dá um novo visual ao ambiente, além de ser um dos materiais mais caros para obras e reformas.

Por isso, sua escolha deve considerar desde os fatores estéticos, que darão ao seu lar a cara que deseja, até o custo-benefício, pensando na durabilidade dos materiais escolhidos.

Fique atento e considere!

  • Finalidade da obra e suas necessidades;
  • Qualidade dos materiais e resistência;
  • Tendências do mercado;
  • E a área de aplicação e suas particularidades.

Conclusão

Através do acabamento, os contornos e o visual do ambiente são criados e exaltados.

Sua composição se estende para além da pintura e do piso, considera a iluminação, os tipos de materiais escolhidos, as cores, texturas e, principalmente, todo o conjunto da obra.

Um acabamento para apartamento bem planejado, dá vida, beleza, encanto e conforto ao cômodo.Traduzindo sua essência e a personalidade daqueles que ali habitam.

Se você acabou de adquirir seu imóvel e deseja reformá-lo para ficar mais a sua cara?

Está planejando uma repaginada em sua casa? Ou ainda está em busca do seu lar? As dicas que trouxemos servem para todas estas situações e tantas outras.
Conhecendo todo o processo do acabamento para apartamento, fica fácil planejar sua obra ou reforma.

Com segurança, qualidade e economia. O mesmo vale para pesquisa de imóveis. Com todas essas informações você sabe o que olhar, perguntar ao corretor e considerar durante a visita.

Encontre o imóvel ideal para você com a Bridge Imóveis!