O que é análise de crédito imobiliário?

Análise de crédito imobiliário: o que é, como funciona e dicas!

Você já parou para pensar como funciona a análise de crédito imobiliário? Esse procedimento faz parte do processo de financiamento, que muitas pessoas usam para conseguir comprar uma casa ou apartamento.

Essa análise é o primeiro passo para as pessoas conseguirem a antecipação de crédito. Por isso, vale a pena conhecer bem esse procedimento e tudo que ele pede. 

Assim, é possível entender melhor o que pode ser feito para que o crédito imobiliário tenha mais chances de ser aprovado.

Neste conteúdo, você vai aprender o que é, como funciona e quais são as documentações necessárias para análise de crédito imobiliário. Para ajudar ainda mais, colocamos algumas dicas que podem melhorar as chances de aprovação dessa análise. 

Sem mais delongas, vamos ao conteúdo!

O que é análise de crédito imobiliário?

A análise de crédito imobiliário é uma etapa do financiamento feita pela instituição financeira, construtora ou outra empresa que está à frente da venda de imóveis. Ela serve para analisar o potencial financeiro dos possíveis compradores.

Ou seja, é o processo de verificar se os interessados em comprar o imóvel têm condições financeiras de arcar com as parcelas do financiamento imobiliário e quitar a dívida toda. 

Imagine que você trabalha em uma instituição financeira e uma pessoa solicita um financiamento imobiliário para comprar uma casa ou apartamento

Como saber se é um negócio confiável? Um dos passos é fazer uma análise de crédito para checar a realidade financeira dela e ver se é apta.

Portanto, a análise de crédito realizada pelo banco e construtora tem o objetivo de fazer uma análise para diminuir os riscos do procedimento, como a inadimplência. 

Afinal, como é feita a análise de crédito imobiliário?

Neste primeiro momento, é importante ressaltar que cada instituição financeira possui as próprias políticas para avaliar o pedido de crédito imobiliário. 

Mas, na maioria das vezes, os processos envolvem as seguintes análises:

  • dos dados cadastrais da pessoa: nome completo, RG, CPF, estado civil, endereço, renda, entre outros;
  • das possíveis restrições no nome para saber se existem pendências ou para verificar se o CPF está negativado;
  • do perfil financeiro de crédito para checar se a pessoa é confiável e oferece poucos riscos para o banco;
  • do comprometimento da renda para saber a porcentagem do salário que está destinado para o pagamento de outras dívidas;
  • do histórico que a pessoa tem com o banco para ver se é um relacionamento positivo ou negativo.

Documentação necessária para a análise de crédito imobiliário

Quem quer solicitar o crédito imobiliário precisa separar alguns documentos que são necessários para a análise da instituição financeira. São eles:

  • documentos de identificação: RG e CPF;
  • comprovantes de renda;
  • carteira de trabalho;
  • comprovante de endereço e estado civil;
  • extrato bancário;
  • certidão de nascimento ou casamento;
  • imposto de renda.

Importância do histórico de crédito na análise de crédito imobiliário

Análise de crédito imobiliário: entenda como funciona

Analisar o histórico de crédito é fundamental para que os bancos e instituições financeiras tenham a certeza de que o empréstimo é seguro, ou seja, que a pessoa é capaz de realizar o pagamento das parcelas mensais. 

Por exemplo, tem como checar se a pessoa já fez outros empréstimos e fez o pagamento correto deles por meio do histórico de crédito.

Assim, é possível evitar casos como a inadimplência, que pode afetar financeiramente essas instituições.

Fatores considerados na análise de crédito imobiliário

No geral, os fatores considerados no processo de análise para liberação do crédito são:

  • realidade financeira da pessoa física ou jurídica;
  • se o nome é cadastrado ou não nos órgãos de proteção ao crédito;
  • se existe qualquer problema com a Receita Federal;
  • o histórico de crédito da pessoa para saber se já fez algum outro financiamento e ele foi pago corretamente; 
  • o valor do imóvel desejado para ver se está dentro da renda da pessoa. 

Em síntese, todos os detalhes que ajudam a passar confiança para a instituição financeira de que a pessoa física ou jurídica é confiável e cumprirá com as obrigações.

Dicas para melhorar suas chances de aprovação

O financiamento imobiliário é muito importante para as pessoas que têm o sonho de ter a própria casa. 

Inclusive, 83% das pessoas utilizam essa modalidade de crédito para morar no imóvel adquirido, conforme mostra a pesquisa feita pela Brain Inteligência Estratégica para a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc)

Existem algumas dicas que podem ser seguidas para para aumentar as chances de aprovação no financiamento imobiliário, que são: 

  • reduzir as dívidas no geral;
  • aumentar a poupança;
  • fazer uma boa manutenção do histórico de crédito.

Todas essas práticas conseguem contribuir para que a instituição financeira e construtora sintam maior confiança em manter uma relação longa de crédito. 

Isso porque ter as dívidas reduzidas, uma poupança maior e um histórico de crédito positivo mostra que o potencial comprador tem condições financeiras maiores de arcar com os pagamentos das parcelas do financiamento.

Logo, a tendência é que as chances de aprovação aumentem.

Análise de crédito imobiliário: o que é, como funciona e dicas

Entenda como a Bridge Imóveis pode ajudar você a encontrar o seu imóvel dos sonhos

Quer encontrar o imóvel dos sonhos em Porto Alegre RS? Então, a Bridge Imóveis tem as melhores soluções para você!

Somos uma imobiliária que atua na comercialização de lançamentos imobiliários e imóveis prontos sendo referência nos principais bairros de Porto Alegre. Sem dúvidas, oferecemos o melhor serviço de intermediação para compra, venda e locação de imóveis.

Também trabalhamos com a simulação de financiamentos imobiliários com os principais bancos para mostrar opções viáveis e ideais para você. 

Nossa equipe extremamente qualificada está pronta para ouvir as suas necessidades e encontrar soluções para o que você precisa.

Faça excelentes negócios imobiliários com a Bridge Imóveis!

Conclusão

Em suma, a análise de crédito imobiliário é uma avaliação racional feita pelas instituições financeiras e construtoras para garantir que o potencial comprador do imóvel tem condições de arcar com as parcelas do financiamento. 

Esse processo envolve checar dados cadastrais, realidade financeira, patrimônios e documentações necessárias para comprovar a renda da pessoa interessada em adquirir o imóvel. 

Por isso, é relevante para os bancos e construtoras que o interessado tenha dívidas reduzidas, uma boa poupança e histórico de crédito. 
Gostou de saber mais sobre esse tema? Leia também sobre qual é a melhor escolha entre consórcio ou financiamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *