área de lazer

Área de Lazer Residencial: saiba o que procurar e como criar a sua

Área de Lazer Residencial: saiba o que procurar e como criar a sua

Alguns itens são recorrentes na lista de desejos daqueles que buscam um imóvel residencial: localização, espaço interno adequado, e áreas de convivência e lazer, bem estruturadas e planejadas.

Na realidade, as áreas de lazer passaram de coadjuvantes a essenciais, sobretudo na lista de moradores que focam em qualidade de vida e bem-estar.

Se o lazer se tornou prioridade, encontrar um imóvel que atenda as expectativas de lazer para toda a família passou a ser tarefa essencial na busca por um imóvel residencial.

Para garantir que você e sua família tenham tudo o que precisam, algumas dicas podem delimitar e facilitar a busca.

O que procurar em uma Área de Lazer residencial?

Existem no mercado imóveis com inúmeras opções em áreas de lazer, principalmente em condomínios.

Para escolher, é preciso ter em mente o seu estilo de vida e da sua família para que você usufrua do que escolher.

Quando você aluga ou compra uma unidade em um empreendimento com área de lazer completa, você está pagando por todas as comodidades oferecidas.

Por isso, é fundamental definir exatamente o que você espera de uma área de lazer residencial, e como pretende usá-la a fim de garantir o melhor custo/benefício para você e sua família.

Imóveis com áreas de lazer residencial, incluem opções para todos os gostos e bolsos. Veja a seguir algumas dessas opções.

Piscina

Piscina Condomínio

É possível encontrar essa opção tanto em casas quanto apartamentos e podem ser oferecidas, também, como principal área de lazer em um condomínio, ou em imóveis com outras opções de diversão. Existem condomínios que oferecem, por exemplo, piscinas privativas por unidade.

Churrasqueira

Churrasqueira

Elas podem ser oferecidas em áreas externas de uso comum em condomínios, ou em unidades privativas, por apartamentos.

Espaço para leitura

Tem sido um espaço cada vez mais valorizado nos projetos de condomínios, e podem aparecer como recantos ao ar livre ou mesmo um ambiente fechado, especialmente preparado para o seu momento de leitura.

Alguns empreendimentos oferecem cantinhos de leitura especialmente decorados para as crianças.

Diversão para crianças

Área de Lazer: Espaço Kids

Se o foco é a diversão para a garotada, as opções podem incluir salas de jogos, brinquedoteca, piscina infantil e espaço para leitura.

Acima de tudo, é importante ficar atento ao estatuto do condomínio que define horários e as formas de utilização dos espaços coletivos.

Quadra esportiva

Quadra Poliesportiva

Se você valoriza a atividade física, uma boa opção são os empreendimentos que dispõem de quadras para a prática esportiva.

É possível encontrar opções com quadras multiuso, ou mesmo para atividades específicas, como o tênis. Outra boa alternativa para quem quer estar em forma são os espaços para caminhadas e as academias, aparelhadas para a sua malhação diária.

Espaço gourmet

Para quem valoriza os bons encontros em família, uma boa opção de lazer inclui, da mesma forma, os espaços gourmet.

Dos tradicionais salões de festas a áreas especialmente decoradas para happy hour e reuniões com os amigos, é possível encontrar espaços de lazer especialmente pensados para essas atividades, são os espaços gourmet.

Eles podem ir além das estruturas físicas tradicionais dos salões de festas e oferecer, inclusive, um projeto de decoração diferenciado.

Como criar a sua própria Área de Lazer residencial?

Mas, se a sua opção é investir em um projeto para a sua residência, saiba que é possível criar espaços personalizados que se adequem ao ambiente que você dispõe e às suas necessidades de lazer.

Você pode escolher por espaços externos, que incluem churrasqueiras, piscinas e gramados para a prática esportiva, ou otimizar seu ambiente interno, com móveis e decorações que vão compor áreas de lazer personalizadas, para você aproveitar com amigos e familiares.

A seguir, algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

Planeje e monte seu cronograma

Defina o que você pretende fazer, o orçamento disponível e o prazo que pretende ver concluído.

Com esse planejamento ficará mais fácil executar o que foi planejado e avaliar se você colocará a mão na massa, ou se precisará de auxílio profissional para alguma etapa do projeto.

Escolha os móveis certos para a sua Área de Lazer

O mais importante para o sucesso do seu projeto de lazer é a escolha adequada dos móveis e decoração. Para ambientes internos e com pouco espaço, opte por móveis multiuso e aposte na decoração para criar o clima que você deseja.

Aproveitamento de espaço da Área de Lazer

Em ambientes menores, principalmente em apartamentos, é fundamental fazer um bom aproveitamento de espaço.

As varandas podem ser uma boa opção para criar um cantinho de leitura ou para relaxar; ou mesmo para cultivar plantas e até uma pequena horta.

Lembre-se: você precisa definir o que é lazer para você e investir no que vai lhe fazer bem.

A mesma regra de aproveitamento de espaço vale para os ambientes externos: sua área de lazer pode ter uma varanda com rede, um espaço com churrasqueira e piscina ou uma área gourmet completa.

Acima de tudo, o importante é que você coloque nela aquilo que vai usufruir, apostando em projetos que possam ser desenvolvidos por etapas.

Alguns benefícios de morar em um imóvel com área de lazer completa

Segurança e comodidade

Evitar os deslocamentos e poder fazer tudo num mesmo lugar, proporcionam segurança e conforto para toda a família.

Valorização do imóvel

Imóveis com áreas de lazer completa costumam valorizar ainda mais com o passar do tempo, principalmente em regiões com pouco espaço para novos empreendimentos.

Socialização na Área de Lazer

A rotina casa-trabalho pode ser mais facilmente quebrada quando o lazer está na porta de casa. As áreas de lazer residenciais costumam ser fortes aliadas para a convivência e socialização entre os moradores.

Qualidade de vida

Poder praticar seu esporte preferido, malhar ou simplesmente fazer uma reunião com os amigos, sem precisar se deslocar, além de poupar tempo, aumenta a sua qualidade de vida e bem-estar.

Onde encontrar o melhor imóvel com área de lazer residencial?

Se você pretende escolher um imóvel que já possua área de lazer, em primeiro lugar, comece definindo a região que você deseja morar e faça uma lista com os itens que considera fundamentais para você e sua família.

Você pode optar por fazer essa busca sozinho ou contar com a ajuda de um especialista no mercado imobiliário.

A ajuda de um profissional certamente é determinante para você otimizar seu tempo e ainda garantir a melhor opção custo/benefício.

Quer saber mais sobre o imóvel ideal para você e sua família? Acesse o nosso conteúdo e conte com a ajuda da Bridge Imóveis para encontrar seu imóvel dos sonhos.