Cobertura

Cobertura de Prédio: descubra se vale a pena e as vantagens

Uma cobertura de prédio ou penthouse em inglês é um apartamento localizado no topo do edifício, geralmente contando com uma área de lazer ao ar livre e uma área útil muito maior do que os demais apartamentos.

Esses apartamentos ainda podem ser cobertura duplex ou triplex, ocupando os dois ou três últimos andares de um apartamento.
Com seu valor mais elevado que apartamentos normais, as coberturas podem agregar maior conforto e privacidade, mas será que vale a pena?

Afinal, vale a pena comprar uma cobertura de prédio?

Cobertura de Prédio com vista

Ao comprar um imóvel, é importante que o morador analise as vantagens de cada imóvel e veja se ele se encaixa com o seu perfil.

Geralmente, quem opta por adquirir uma cobertura precisa de mais espaço, gosta de uma boa vista para a cidade e a possibilidade de ter uma bela varanda com até mesmo uma piscina para se refrescar e se divertir.

Saiba que uma cobertura de prédio possui diversos benefícios que envolvem entregar muito mais conforto, privacidade e segurança do que outros tipos de apartamentos, sendo uma boa opção para quem se preocupa com a segurança que uma casa poderia entregar.

Quais as vantagens de uma cobertura de prédio?

Vantagens de uma cobertura

Sendo um sonho para muitas pessoas, morar em uma cobertura de prédio possui diversas vantagens, sendo uma modalidade de apartamento em que as imobiliárias andam investindo cada vez mais.

Vejamos as vantagens:

Privacidade

Um problema em comum dos apartamentos convencionais é a menor privacidade em alguns aspectos.
Como na maioria dos apartamentos o morador terá vizinhos em cima, baixo e nos lados, isso aumenta a exposição do morador de certo modo.

Com uma cobertura, a privacidade é mais garantida, já que os vizinhos ficam localizados apenas na parte de baixo.

Assim, se torna possível convidar amigos, familiares e escutar músicas em um volume alto sem se preocupar muito em incomodar ou ser incomodado, garantindo uma melhor privacidade ao conviver na cobertura.

Mais espaço

A maioria dos apartamentos com cobertura possuem uma área útil que é o dobro da metragem de apartamentos convencionais, resultando em um espaço muito maior para aproveitar, principalmente em família.

Seus cômodos são também mais numerosos e espaçosos, garantindo um conforto muito maior.

Segurança

Em suma, os apartamentos já são muito mais seguros do que as casas, por muitos deles serem em edifícios fechados, com portaria e monitoramento 24 horas. Com a sua estrutura diferenciada, as coberturas conseguem ser ainda mais seguras.

Alguns modelos contam até mesmo com elevador privativo, câmeras e fechaduras eletrônicas que contribuem para uma maior segurança, sendo um ponto ótimo para quem fica longos períodos fora de casa e até mesmo precisam viajar com frequência.

Vista da cidade

Cobertura com Vista da cidade

A vista de uma cobertura de prédio é sem igual. Imagine chegar de um dia cansativo de trabalho e apreciar o relaxante horizonte de toda a cidade, é de fato uma experiência sem igual.

Morar em uma penthouse de fato garante momentos que promovem a qualidade de vida sem mesmo sair de casa.
Isso resulta também em uma maior incidência de luz e ventilação, já que com a área útil maior, as janelas acabam sendo maiores também.

Menos barulho

Além de agraciar os moradores com a bela vista, o apartamento com cobertura soluciona um dos maiores problemas que um apartamento possui: o barulho.

Por estar localizada em um andar alto, a cobertura de prédio está muito longe dos barulhos da rua, fazendo com que sirenes, carros e motos não incomodem os moradores principalmente durante a noite.

Mas também não só isso, como os vizinhos estão apenas na parte de baixo, raramente o barulho de vizinhos irá incomodar também, assim como você não precisa se preocupar com causar barulho, que dificilmente os alcançará.

De fato, comprar um apartamento com cobertura entrega essa vantagem de riscar de uma vez por todas o barulho da sua vida!

O que analisar no momento de comprar ou alugar uma cobertura de prédio?

Agora que falamos das vantagens (que são muitas) de adquirir uma cobertura de prédio, é preciso analisar minuciosamente esses fatores somados aos que você busca no local em que deseja morar.

É preciso ter cuidados ao comprar uma cobertura, visto que existem algumas pequenas desvantagens de morar em cobertura, essas que citaremos logo abaixo:

Infiltração na cobertura de prédio

A cobertura de prédio é especialmente vulnerável aos problemas de infiltração, onde caso a infiltração ocorra no telhado e tenha uma cobertura localizada no último andar, a responsabilidade de resolver o problema fica por parte do morador.

O problema de infiltração pode ser facilmente solucionado com um serviço de impermeabilização eficaz.
Antes de scolher o seu apartamento de cobertura, veja se não existem problemas desse tipo para evitar maiores problemas.

Pressão da água

Um fator a se considerar, mas que pode ser acostumado facilmente é a baixa pressão da água.

Como a caixa d’água nos prédios costuma ficar no topo e a cobertura também, a pressão é mais baixa, já que para ser mais alta isso dependerá de um maior caminho percorrido pela água.

Um modo de melhorar o problema é investir em duchas que possuam pressurizador, o que pode amenizar o problema, mas mesmo assim não completamente, embora não seja um problema tão grande.

Alto valor

Completamente justificável pelos seus inúmeros benefícios, a cobertura de prédio possui um preço muito mais elevado em relação aos apartamentos de outros andares.

Pelos fatores como a privacidade, maior metragem, ótima vista, bairro e localização (já que a maioria dos apartamentos com cobertura se localizam em bairros mais nobres) somam no valor final do imóvel.

Porém, isso não é apenas um gasto, o retorno sobre o investimento garante um imóvel que trará conforto, segurança e qualidade de vida sem igual que é muito difícil de conseguir em grandes cidades, não é mesmo?
Além dos fatores mencionados, existem algumas limitações no sentido de modificar a cobertura, como, por exemplo: uma das perguntas mais mencionadas por recém-moradores em cobertura de prédio é “Posso cobrir minha cobertura?”.

A resposta inicialmente é não, já que ao colocar um telhado para cobertura de prédio isso pode descaracterizar o imóvel.

As modificações que podem ser feitas estarão sempre descritas no memorial, não permitindo geralmente modificações que alterem a planta original.

Conclusão

Proporcionando o conforto de uma casa com benefícios extras como uma vista de tirar o fôlego muitas das vezes, uma piscina ou área verde inclusa, cômodos grandes e uma segurança para que você possa sair sem se preocupar, a cobertura de prédio é um investimento que vale muito a pena para quem deseja um imóvel de qualidade.

Comprar um apartamento com cobertura ainda conta com um benefício extra que é a valorização do imóvel, já que pela sua planta diferenciada e amplo espaço fazem com que o imóvel valorize cada vez mais com o tempo.

No momento em que pensar em comprar um apartamento com cobertura, conte com uma imobiliária de qualidade com profissionais capacitados e que tenham transparência para contar em detalhes as especificações das coberturas à venda.

Encontre o imóvel que precisa Bridge Móveis.