o que significa penthouse?

Penthouse: o que é, características, diferença de cobertura + exemplos!

Imagine morar em uma cobertura de prédio, em um apartamento de luxo, com uma vista incrível e ampla área externa. Essa é a penthouse, um tipo de apartamento que traz diversas comodidades, sendo adorado por várias celebridades. 

Hoje você vai entender as características dessa construção, a diferença entre outros tipos de imóveis e muito mais. Assim, será fácil reconhecer uma quando você vir. Então, acompanhe mais sobre essa moradia dos sonhos. 

O que é uma Penthouse?

O que é uma Penthouse

As penthouses são apartamentos que ficam nos andares superiores ou nas coberturas de edifícios. Apresentam também espaços para convívio ao ar livre

Esse é um conceito que veio dos Estados Unidos na década de 20, quando os arquitetos decidiram explorar mais essas áreas na parte de cima dos prédios. 

Assim, o primeiro registro de uma penthouse fica no telhado do Hotel Plaza, em Nova York. Seu sucesso foi tamanho, que o modelo é reproduzido pelo mundo todo até hoje. 

O seu grande destaque é a união do conforto de uma casa com a segurança de um condomínio. A ideia ainda está começando no Brasil e tem tudo para ser uma grande tendência. 

É perfeita para pessoas que amam áreas sociais, confraternizações e querem uma parte mais privativa para suas festas, além de contar com uma vista panorâmica. 

Existem algumas particularidades que definem as penthouses, como pé direto alto e a presença de um grande terraço, estando em coberturas. 

No entanto, não são todos os imóveis que apresentam esses detalhes que entram nesse grupo. Então, entenda mais sobre as características que definem esse apartamento luxuoso. 

Quais as características de uma Penthouse?

Características de uma Penthouse

A penthouse é uma construção de cobertura, mas não precisa ter uma altura elevada ou terraços. Em geral, possuem os seguintes diferenciais, quando são comparadas a outros tipos de apartamentos: 

  • Pé direito alto: a altura medindo entre o piso e o teto dessas construções é maior que o habitual, podendo chegar a um pé direito duplo;
  • Janelas amplas: aproveitando o espaço elevado do pé direito, as janelas também são maiores;
  • Mais luz natural: por consequência, as janelas de vidro oferecem ótima entrada de luz do sol e mantém o interior bem iluminado;
  • Ambientes integrados: os cômodos ficam em continuidade, formando um ambiente integrado, com poucas paredes e delimitações. Essa configuração oferece mais amplitude para a penthouse;
  • Vista panorâmica: como essas construções ficam na parte mais alta, apresentam uma vista incrível e muito privilegiada para seus moradores;
  • Área de lazer: com uma grande área ao ar livre, é possível dispor piscina, terraço, churrasqueira, hidromassagem, jardim e os equipamentos externos que desejar.

Ainda pode ser planejada como um duplex, ficando mais confortável. Por isso, elas são residências de luxo, com muito mais requinte e bem-estar para seus habitantes. Então, veja mais aspectos que diferenciam uma penthouse de outros apartamentos. 

Quais as diferenças entre suíte penthouse e apartamento penthouse?

Penthouse é uma construção que está na cobertura de um edifício. Nesse caso, se estiver em uma suíte de hotel, recebe o nome de suíte penthouse. Por outro lado, se for um apartamento, sua nomenclatura segue na mesma linha, sendo um apartamento penthouse. 

Quais as diferenças entre cobertura e Penthouse?

A diferença entre ela e um apartamento de cobertura, é que a penthouse está completamente acima da última laje do prédio. Já a cobertura pode ficar no último andar, mas abaixo na última laje, tendo somente o andar superior no ático do prédio.

Além disso, uma penthouse típica tem acesso independente e projeto diferente dos demais apartamentos do prédio em questão.

Quais as diferenças entre loft e Penthouse?

Como os lofts também apresentam grandes aberturas, pé direto alto e ambientes integrados, podem ser confundidos com as penthouses. Porém, um loft segue a linha decorativa mais despojada e industrial. 

Fora isso, as tubulações também costumam ficar aparentes e não precisam estar necessariamente em coberturas. 

Agora, para entender bem como essas construções funcionam e amar ainda mais, veja como são as penthouses das celebridades. 

Exemplos famosos de Penthouse

Os artistas e grandes personalidades também aderiram a esse estilo de imóvel. Após saber o que é uma penthouse e suas características, veja esses exemplos de famosos que você vai adorar conhecer. 

1- Justin Timberlake

A penthouse que Justin Timberlake morou até 2013 fica em Nova York. Após esse ano, o cantor vendeu a propriedade de mais de 278 m² por 5,5 milhões de euros. 

O apartamento tem três quartos, três banheiros e um terraço amplo. Já a decoração conta com tons neutros, prezando pelo conforto e elegância de todo o espaço. 

2- Meryl Streep

Meryl Streep Penthouse

Também em Nova York, a penthouse da atriz Meryl Streep foi vendida por 24,6 milhões de dólares. Esse imóvel tem quatro quartos, cinco banheiros, uma cozinha de ponta, closet, pátio, segurança 24 horas e garagem. 

A decoração da propriedade é em estilo clássico. Traz muito verde, presente em diversos objetos decorativos e no paisagismo do banheiro e do terraço.

3- Keith Richards

O guitarrista do Rolling Stones, Keith Richards, também possuía uma propriedade em Manhattan. Essa penthouse foi vendida por 7,75 milhões de euros. 

Como é de imaginar, a decoração estilo rock n’ roll ganha destaque em vários ambientes. Também são vistos objetos mais coloridos, assimétricos e com uma pegada descontraída, conforme o gosto do artista. 

4- Donald Trump

Donald Trump Penthouse

O ex-presidente dos Estados Unidos é dono de diversos imóveis. Entre eles, estava uma linda penthouse em Nova York avaliada e vendida por 21 milhões de dólares.

O apartamento é muito espaçoso, tendo 575 m², cinco quartos, sete banheiros e uma vista panorâmica para a cidade.

Traz o piso de madeira e as paredes em branco. Já os toques coloridos estão nas decorações contemporâneas e com tons fortes.

Essas opções são incríveis e você pode adaptar as referências para um projeto exclusivo também. Afinal, o mais importante é o lar refletir a sua personalidade. 

O apartamento penthouse é um imóvel encantador. Com seu alto padrão, agrada às pessoas que prezam por comodidade, beleza e desejam mais áreas privativas. Então, escolha uma moradia nas alturas para chamar de sua. Se você se animou para conhecer mais casas e apartamentos lindos, confira as opções de imóveis à venda em Porto Alegre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *