o que é dação de imóvel

Dação em Pagamento de Imóveis: entenda tudo sobre o tema!

A dação em pagamento de imóveis é uma forma de quitar uma dívida indiretamente. Assim, equivale ao acerto em dinheiro, firmando um acordo entre as partes. Sua regulamentação acontece pelas regras do contrato de compra e venda

Ou seja, é uma forma de extinguir um débito mediante a substituição de um pagamento original. Para entender mais detalhes, acompanhe tudo sobre o tema e tire suas dúvidas sobre a dação em pagamento. 

Compra e venda de imóveis com permuta ou dação: entenda os cuidados que você deve tomar. 

O que significa dação em pagamento? Entenda o conceito

O que significa dação em pagamento ?

A dação em pagamentos é um acordo no qual o credor aceita receber do devedor uma substituição pelo pagamento original. 

Para ficar mais claro, imagine que alguém deve R$ 30 mil a uma instituição bancária, mas não tem esse valor em dinheiro. Então, a pessoa oferece um carro no valor do débito para a quitação. 

Esse processo pode ser feito com praticamente todos os bens em nome do devedor. No entanto, é mais comum que o credor aceite imóveis na dação para pagamento de dívidas. O importante é que a propriedade seja equivalente ao valor devido. 

Após estabelecer os valores, basta fechar o negócio e assinar o contrato. Com isso, o credor fica com a posse do imóvel, enquanto a pessoa devedora não tem mais nenhum compromisso para quitar.

Como funciona a dação na aquisição de imóveis?

 Dação na aquisição de imóveis

A dação funciona quando existe uma dívida vencida. Então, o credor concorda em receber um pagamento diverso, como um bem. Se houve interesse das partes, é possível encerrar a dívida oferecendo essa propriedade. 

Ainda que uma das principais formas de dação em pagamentos seja utilizando imóveis, é preciso prestar atenção nisso. Essa transação tem características específicas que devem ser consideradas.

Caso a pessoa receba um imóvel para saldar uma dívida, pode pagar impostos sobre ele. Isso acontece, já que a operação é uma alienação. Dessa forma, está sujeita à incidência do Imposto de Renda. 

Sendo assim, quando for declarar o IR, é preciso apurar um ganho de capital da transferência do imóvel. Então, é essencial saber que tem a possibilidade da incidência de uma alíquota de 15%. 

O que deve conter um contrato de dação de bens e imóveis?

Contrato de dação

É importante que no contrato de dação esteja claro o consentimento do credor para que aconteça a substituição do pagamento. Afinal, essa é a troca necessária para finalizar o saldo devedor entre eles. 

Também deve ter a avaliação correta do imóvel. Para isso, é fundamental saber quanto vale o bem e se está no valor solicitado. Nesse momento, a consultoria imobiliária é imprescindível para não haver erros no cálculo.

Vale destacar que a forma de pagamento efetuada é diversa da estabelecida. Assim, ficará claro que uma propriedade entrou como troca na negociação.

Após especificar o que está sendo oferecido na dação em pagamento e o montante da dívida, basta que as partes assinem o contrato e finalizem o trâmite. 

Dação em pagamentos de imóveis: prós e contras!

Claro que o processo de dação em pagamento de imóveis tem suas particularidades. Assim, pode trazer vantagens e desvantagens. Acompanhe quais são os lados positivos e negativos de optar por essa forma.

Vantagens

  • Agiliza o processo de venda: vender uma propriedade pode ser muito demorado. Já a dação em pagamento de imóveis faz o processo ser rápido, porque há o interesse das partes.
  • Reduz a burocracia: isso acontece uma vez que não é preciso passar pela visita de interessados, negociação de valores e outros trâmites para a venda de imóveis.
  • Aumenta o poder de compra: quando acontece uma instabilidade econômica, a venda pode demorar meses ou anos, sem contar com a desvalorização do bem em alguns casos. O que não acontece ao realizar a dação em pagamento. 
  • Possibilidade de continuar no imóvel: o antigo dono pode continuar vivendo na casa ou no apartamento até finalizar o negócio. Isso é muito vantajoso, em especial, quando o processo é feito para conseguir um novo imóvel. 

Agora acompanhe os pontos desafiadores se você optar pela dação em pagamento de imóveis. 

Desvantagens

  • Dificuldade em passar o imóvel pelo preço que vale: o credor precisa pagar o documento do bem recebido na dação e outros gastos, como comissões. Isso leva a uma queda de 10% a 30% no total do imóvel.
  • Necessidade de atenção nos valores: é importante ficar atento para a diferença nos valores do imóvel novo e usado, para que isso não seja uma surpresa ao enviar o financiamento do saldo. 
  • Cuidados judiciais: é preciso fazer um bom contrato judicial para que não aconteça nenhuma fraude contra os credores. 

Sabendo as vantagens e desvantagens de uma dação em pagamento de imóveis, cabe a cada negociante avaliar se é a melhor forma para o seu caso. 

Processo para dação de imóvel: veja como fazer!

O primeiro passo para o processo de dação de imóveis é encontrar uma imobiliária de confiança. Então, um corretor registrado pode dar início a toda a parte burocrática. 

Tentar fazer a transação sozinho, pode acabar gerando grandes complicações e aumentando a chance de erros nos documentos.

Então, o corretor consegue avaliar o que você procura levantando dados sobre o bem. Isso é essencial para avaliar o seu imóvel da forma correta. Entre as questões estão:

  • Localização;
  • Tamanho
  • Número de vagas na garagem;
  • Acabamento;
  • Novo ou usado;
  • Encanamento;
  • Fiação;
  • Se precisa de reformas, etc.

Como é necessário negociar os valores, o corretor trabalha como um mediador nesse processo. Assim, torna tudo mais seguro e profissional. 

Afinal, vale a pena contar com a dação ao comprar um imóvel?

O processo de dação em pagamento de imóveis precisa de acordos e contratos. Ainda é necessário fazer um bom exame de débitos. Com os documentos do devedor, é possível conferir segurança jurídica para o negócio. 

Então, a dação em pagamento de imóveis vale a pena se você quer quitar uma dívida e não dispõe de todo o valor em dinheiro. A partir dos prós e contras, você consegue entender se essa é a melhor opção nesse momento.Agora que você já sabe mais sobre a dação, aproveite e encontre o seu imóvel dos sonhos na Bridge.

2 comentários em “Dação em Pagamento de Imóveis: entenda tudo sobre o tema!”

  1. Tenho 500 terrenos em Jaguaruna sc, loteamento nova camboriu. Como esta em debate judicial questão meio ambiente por enquanto não pode contruir, mas pode ser utilizado para dação em pagamento de tributos federais vencidos ou garantia judicial de outros passivos. Para tanto estamos vendendo com desconto de 60 por cento da avaliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *