Conheça diferentes tipos de apartamento e escolha o ideal

Tipos de apartamento: conheça os 9 principais e suas características!

Existem muitos tipos de apartamentos no mercado imobiliário. Por isso, são várias opções para as pessoas que procuram seu novo lar. Como a mudança de casa é uma grande decisão, conhecer as características de cada alternativa ajuda nessa escolha. 

Fazer uma transição de residência sempre é um processo que causa animação e algumas dúvidas. Por isso, saber mais sobre as oportunidades disponíveis já ajuda a aumentar a segurança e a ter mais confiança na hora de bater o martelo pelo melhor apartamento. 

Cada pessoa tem uma necessidade específica, por isso a compra de um imóvel deve ser avaliada a partir desse ponto. Então, veja agora o que cada nome nos anúncios pode oferecer para você.

Tipos de apartamentos: quais são os modelos mais encontrados?

Para entender os tipos de apartamento que existem, é preciso definir o que muda em cada um. Seja o tamanho da área construída, o número de cômodos ou a estrutura física, todos esses aspectos falam muito sobre a casa ou apartamento que você pode ter. Veja!

Apartamento padrão

Apartamento padrão

O apartamento padrão, também é chamado de “apartamento tipo”. Em geral, são os mais comercializados. Costumam ter de dois a três quartos, sala, cozinha e banheiro. 

Consegue atender a diversos públicos, tanto pessoas casadas com ou sem filhos, quanto para as solteiras. Fora isso, o apartamento do tipo padrão pode ser ainda um imóvel de luxo ou simples. 

Kitnet

Kitnet

A Kitnet ou quitinete é um modelo ideal para quem mora sozinho e não tem muito tempo para ficar no imóvel. Seja para estudantes ou profissionais, essa opção é econômica e funcional

Pode não ser o ideal para pessoas que precisam de mais espaço, porque se resume a um quarto conjugado com a cozinha, tendo também um pequeno banheiro. 

Flats

Flat

Esse tipo de apartamento fica em prédios que oferecem o serviço de hospedagem. Costumam ter um tamanho mediano e são indicados para quem está passando uma temporada em certa região e não tem tempo para os serviços domésticos. Apresentam facilidades como lavanderia, refeitório, serviço de quarto e limpeza. 

Coberturas

Coberturas

São os apartamentos que ficam no último andar do prédio, por isso recebem o nome de cobertura. São amplos e com demarcações maiores que o habitual. Além disso, também trazem áreas privativas como churrasqueira, piscina, espaço gourmet e até quintal

Lofts

Lofts

Esses apartamentos não apresentam divisão de cômodos, tendo apenas a separação do banheiro. Entre suas principais características estão a amplitude do ambiente e ter um pé direito alto. Ou seja, a altura do piso ao teto é superior a 3 metros. 

Studio

O studio é muito parecido com o loft, por não ter divisões internas. Ainda se parecem com os kitnets por serem pequenos. Por esses aspectos são ótimos para pessoas que moram sozinhas e não costumam receber muitas visitas em casa. 

Garden

O apartamento garden fica na parte térrea dos edifícios. Seu grande destaque é ter áreas privativas, o que trouxe mais valorização recentemente. 

Com esse espaço disponível, é possível ter seu jardim particular, decorar o ambiente ou mesmo ter uma piscina própria. Apenas é importante se lembrar do respeito às regras do condomínio para evitar problemas. 

Duplex e Triplex

Cobertura Duplex e Triplex

Se você procura um apartamento mais amplo do que o tipo padrão, essa alternativa vai atender bem ao seu gosto. Os duplex seguem a mesma linha dos modelos padrões, mas contam com um andar a mais. Assim, são perfeitos para um casal ou família maior. 

Para quem procura bastante espaço, o triplex é o melhor entre os tipos de apartamentos. Seu nome indica que ele tem três andares à disposição. 

Em geral, o terceiro andar costuma ter uma parte para lazer, com piscina, churrasqueira e funciona como uma sacada ampliada. Por toda essa área livre, pede um investimento financeiro maior na compra ou aluguel desse imóvel. 

Townhouse

Townhouse

O apartamento townhouse não é tão comum no Brasil, mas está ganhando popularidade. Esses prédios apresentam de 3 a 4 andares, com poucas moradias individuais em cada um deles. São ideais para quem prefere morar longe de grandes aglomerações de vizinhos.

São muitas opções, não é? Isso acaba gerando dúvidas. Portanto, veja as dicas para optar pelo melhor modelo entre os apartamentos que você pode escolher. 

Como escolher entre os tipos de apartamento 

Para fazer uma escolha correta, é preciso pensar em como será a vida em cada tipo de apartamento e se ela atende a sua rotina. Então, confira os pontos para avaliar na hora de optar pelo seu apartamento

1. Localização

Observe se o apartamento atende às suas necessidades de locomoção e se o imóvel está perto dos serviços que você mais usa. 

Além disso, também é importante definir se você quer uma vizinhança mais calma ou um local com mais movimentação de comércio e lojas. 

2. Investimento

Nesse ponto, você precisa avaliar não apenas o valor de compra ou aluguel do apartamento, mas as demais despesas envolvidas. 

Veja se precisa pagar taxas de transmissão de bens, tributos no cartório, reformas no local e outras surpresas que podem aumentar o custo do imóvel.  

3. Tipos de apartamentos: novo ou usado

A variação de preço entre um apartamento novo e um usado pode ser muito bastante significativa. 

Como também há questões como conforto, modernidade e durabilidade, você precisa avaliar esses pontos ao fechar um negócio. Uma consultoria imobiliária ajuda para fazer a melhor escolha nesse momento. 

4. Pesquisa de mercado

Olhe nos sites de imobiliárias na sua cidade, como a Bridge Imóveis, e confira as funcionalidades, local e preço dos apartamentos que você procura. Assim, fica mais fácil comparar os modelos disponíveis e achar o que é melhor para você.

5. Plano de vida

Também é importante saber se você pretende aumentar a família ou mesmo ter um trabalho no escritório de casa. Antes de comprar o seu apartamento, pense no que será necessário para os seus desejos e planos de longo prazo.  

Avaliando esses tópicos com atenção, será muito mais fácil achar a opção perfeita para você. Então, não se incomode de separar um tempo apenas para estudar mais os tipos de apartamentos disponíveis. Apenas assim você pode encontrar aqueles que mais agradam e fazer uma visita. Se você está de mudança, veja essas dicas para acertar na escolha do seu primeiro apartamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *