o que é loft residencial

O que é loft e quais as diferenças entre flat e kitnet?

Na hora de procurar seu primeiro imóvel, você vai encontrar diversas opções. Sem saber bem a diferença entre eles, fica mais difícil entender qual atende melhor às suas necessidades. Por exemplo, você sabe o que é loft, flat e kitnet?

Esses tipos de residência são mais compactas, sendo ideais para estudantes, solteiros, jovens executivos e aposentados. Por isso, veja o que cada um pode oferecer, assim você consegue acertar na sua escolha.

Encontre o loft dos seus sonhos na Bridge Imóveis! Conheça agora as opções nos melhores bairros de Porto Alegre.

O que é um loft?

O que é Loft

Um loft é um ambiente totalmente integrado. Dessa forma, com exceção do banheiro, não existem paredes que delimitam os cômodos. Esse imóvel ganhou a preferência de muitos, sendo adotado a partir dos anos 50.

No início, os lofts serviam como depósitos para organizações. Então, começaram a ser alugados ou mesmo vendidos por valores mais acessíveis. Por isso, muitos artistas, publicitários, arquitetos e pessoas com um estilo mais livre aderiram a essa ideia.

Com o passar do tempo, eles se tornaram locais associados a uma decoração criativa e arrojada. Dessa forma, o ambiente que era considerado como simples, ganhou novos ares, sendo um espaço bonito e prático para os moradores.

Sendo assim, com essa valorização, o preço de compra e aluguel também subiu, em especial se estão em Porto Alegre ou outra capital. Porém, ainda assim continuam sendo imóveis muito atrativos para viver.

Quais são as características de um loft residencial?

Os lofts residenciais são tão apreciados atualmente que é possível encontrar prédios inteiros que seguem esse padrão.

Nisso, entre suas principais características estão: ausência de divisórias; janelas grandes com boa iluminação; ser maior que 50 metros quadrados, fora ter instalações elétricas e hidráulicas aparentes.

Ausência de divisórias

Um loft não apresenta divisórias em sua construção. Isso é ótimo para aproveitar melhor todo o espaço, além de configurar da forma desejada. Logo, é uma grande opção para quem mora sozinho ou tem um estilo de vida mais despojado.

Janelas grandes com boa iluminação

Loft com janelas grandes

O objetivo de ter janelas maiores é captar bem a luz natural dentro do ambiente. Isso torna o loft mais agradável e ajuda até mesmo na economia de energia elétrica. Esse desenho também contribui para uma pegada mais industrial.

Ser maior que 50 metros quadrados

Além de ter o pé direito duplo com, pelo menos, 3,20 metros, essas residências também apresentam um padrão de tamanho. Com isso, para ser considerado um loft, é preciso que ele seja maior que 50 metros quadrados.

Instalações aparentes

Continuando no design industrial, as instalações hidráulicas, elétricas, texturas rústicas e materiais aparentes também são muito vistos nesses imóveis. Logo, estão presentes: concreto, ferro, tijolo maciço e madeira como parte do conceito decorativo.

Após saber mais sobre esse tipo de imóvel, é comum ainda confundir com outras construções. Então, confira a diferença de loft, flat e kitnet.

Qual é a diferença entre flat e loft?

A diferença entre o flat e o loft é sua caracterização geral. O flat é mais compacto e funciona como uma pousada, conhecido também como apart-hotel. Já o loft tem a planta livre com os detalhes que você já viu.

O flat é um espaço menor com serviço de quarto, lavanderia e refeição. Por isso são tão semelhantes a um hotel. Apenas não é o mesmo, porque eles costumam ser maiores e não apresentam ampla rotatividade de moradores.

Logo, os flats têm paredes nos ambientes. Além disso, eles não precisam seguir as mesmas marcações e padrões de um loft, por isso são mais abertos para modificações.

Portanto, são uma boa alternativa para pessoas que querem dividir o aluguel, famílias menores, estudantes, autônomos ou executivos que tenham uma vida mais agitada e procurem uma residência prática para o seu cotidiano.

E qual é a diferença entre loft e kitnet?

A diferença entre o loft e o kitnet é um pouco mais sutil, mas também é possível distinguir entre esses dois espaços.

A kitnet é uma junção de quarto, banheiro e sala/cozinha conjugadas. Por isso, a sua grande diferença é ter menos de 50 metros quadrados, enquanto o flat é sempre maior do que essa medida.

Fora isso, a linha industrial também não é uma regra, deixando as kitnets mais livres para uma decoração variada, sendo simples, clássica, rústica ou elaborada. Tudo depende do gosto dos seus moradores.

Outro detalhe que diferencia um loft e uma kitnet é que a segunda não precisa ter o pé direito da construção em uma altura convencional.

Quando vale a pena morar em um apartamento tipo loft?

Um loft geralmente atende bem a um público mais jovem e sem filhos. Assim, esse local oferece uma sensação de liberdade, sendo mais sustentável com o uso de energia elétrica, devido à boa iluminação natural.

Fora isso, a ideia da busca pela praticidade também faz parte do estilo de vida de quem escolhe morar em um loft.

No que diz respeito à parte financeira, o valor do loft é um mais elevado em comparação com as outras alternativas. Contudo, isso não é um fator negativo, uma vez que esses imóveis apresentam uma taxa de valorização alta.

Por isso, se você quiser investir em imóveis na crise ou está pensando na construção de patrimônio, ao vender o seu loft é possível ter ótimos lucros com o passar do tempo.

3 dicas para não errar na escolha de um apartamento loft

Se você decidiu que deseja ter o seu próprio loft, é o momento de começar a procurar opções! Então, veja essas estratégias para acertar na hora de escolher e comprar seu imóvel com segurança.

Comporta o número de moradores

Para quem mora sozinho, a dinâmica de morar em um loft ou uma kitnet é incrível. Os lofts, por sua vez, atendem também a um maior número de moradores, sendo indicados para casais e pessoas que querem dividir as despesas com colegas.

Atende bem às suas necessidades

Se você tem uma rotina mais agitada, a liberdade do loft será ideal. Eles preservam a integração dos ambientes, mas mantendo o estilo e conforto. Por isso, para quem quer mais facilidade na sua rotina e não precisa de muitos cômodos, esse imóvel é perfeito.

Está dentro das suas preferências

Você deve avaliar também se prefere um imóvel com serviço de quarto, algo menor e mais em conta ou um espaço livre e prático. Por isso, observe tópicos como: localização, estrutura, preço, vaga de garagem, acabamento do imóvel, etc.

Seguindo essas dicas, você já não terá dúvidas sobre o que é um loft e qual a sua diferença entre um flat e uma kitnet. Então, só falta você conhecer mais opções e escolher o seu próximo lar.Se você já quer começar a pesquisar opções de imóveis em Porto Alegre, confira todas as alternativas de loft no site da imobiliária Bridge.

6 comentários em “O que é loft e quais as diferenças entre flat e kitnet?”

  1. Pingback: Loft contemporâneo: entenda suas vantagens | DecoraçãoWEB

  2. Excelente explicação! Importante destacar essa questão dos 50m², vejo muitos apartamentos menores do que isso sendo anunciados como loft quando na verdade não são!

  3. Pingback: Flat, Loft ou Kitnet: Desvendando o Enigma e Encontrando o Seu Lar Ideal - Asinstituto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *