Parques em Porto Alegre: Os 10 MELHORES para conhecer

Na hora de escolher o local para comprar um imóvel novo, muitas questões aparecem. Afinal, é preciso avaliar localização, valores, vizinhança, mas também o bem-estar. Assim, morar perto dos melhores parques em Porto Alegre pode ser vantajoso. 

Seja para fazer atividade física, um piquenique em família ou ter aquela diversão com as crianças no final de semana. 

Então, conheça as opções que você encontra na capital gaúcha e veja quais são as mais indicadas para cada momento.

Invista em sua qualidade de vida. Conheça os melhores empreendimentos de Porto Alegre!

Quais são os melhores parques em Porto Alegre para quem busca contato com a natureza?

Na correria da rotina urbana é comum não sobrar tempo para relaxar e aproveitar a beleza ao redor. 

Por isso, estar perto de parques em Porto Alegre é um incentivo para, mesmo durante uma vida corrida, ter momentos para o lazer. Vejas as melhores indicações para quem busca contato com a natureza.

Jardim Botânico

Localizado no bairro com o mesmo nome, o Jardim Botânico é famoso por sua beleza. Com diversas plantas e 5 mil árvores, identificadas e catalogadas, os visitantes podem conhecer mais sobre esse universo tão rico. 

Nele, é possível ver lagos com animais marinhos, canteiros de flores e paisagens incríveis. Por isso, é um local escolhido para ensaios fotográficos. 

A visitação está aberta de terça a domingo, tendo entrada paga. O endereço é: Rua Dr. Salvador França, 1427, Jardim Botânico.


Leia também: Lei do Silêncio: como funciona, horários e 5 dicas para uma boa convivência

Parque Moinhos de Vento

parque moinhos de vento

Chamado popularmente de Parcão, esse destino é ótimo para passeios ao ar livre. Sua área verde, com espaços de sombra, garantem uma atividade incrível para o relaxamento.

As crianças também podem aproveitar a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah.  

Assim, para quem gosta de praticar atividades físicas ainda encontra:

  • áreas de patinação;
  • futebol;
  • tênis; 
  • jogging;
  • vôlei;
  • e aparelhos de ginástica.

Traz ainda uma réplica de um moinho de vento açoriano, que remete ao nome do parque. Está aberto 24 horas e fica na Rua Comendador Caminha, s/n, Moinhos de Vento.

Parque Farroupilha (Redenção)

parque farroupilha em porto alegre

Conhecido no início como Campos da Redenção, em homenagem ao fim da escravatura na capital. Esse parque é um patrimônio cultural paisagístico e histórico, tombado em 1997. 

Assim, o Parque Farroupilha oferece belas paisagens e amplos espaços para passear em meio a natureza. Com isso, são 10 mil árvores, tendo jacarandás, pitangueiras, paineiras, tipuanas e muito mais. 

Ainda é possível visitar um orquidário, diversos monumentos e uma fonte luminosa. Fica aberto todos os dias. Já o endereço é: Av. João Pessoa, s / nº, Farroupilha.

Após um ótimo passeio pelas belezas naturais, nada melhor do que pausar para fazer um lanche com a família. Então, veja mais locais para ter esse momento de descanso. 

Conheça as melhores praças de Porto Alegre para um piquenique

Seja com as crianças ou com o companheiro, fazer um piquenique em meio a natureza é incrível. 

Por isso, saiba quais praças você pode escolher para esse momento.

Praça Doutor Maurício Cardoso

praça Maurício Cardoso

Essa opção fica na região central de Porto Alegre. Localizada no bairro Moinhos de Vento, pode ser encontrada entre as ruas Félix da Cunha e Tobias da Silva. 

Por ter muita sombra devido às diversas árvores, é ótima para relaxar. Assim, entre seus atrativos estão

  • um espelho d’água;
  • a escultura de onça-parda;
  • vasos ornamentais e;
  • bancos. 

O endereço é: Praça Dr. Maurício Cardoso, Moinhos de Vento. 

Jardim do Dmae

Jardins do DMAE

Dmae é a Estação de Tratamento de Água do Departamento Municipal de Água e Esgoto. Não parece muito atraente apenas pelo nome, mas esse local é encantador. Assim, você encontra um belo prédio, além de um jardim inspirado no Palácio de Versailles

Está aberto para visitação das 8h às 19h todos os dias e mesmo em feriados. Por isso, é ótimo para fazer um piquenique com as pessoas queridas. Seu endereço é: Rua 24 de Outubro, 200, Moinhos de Vento.

Praça Gustavo Langsch

Outra praça muito famosa pelos lindos ensaios fotográficos com árvores enormes e coloridas. Assim, traz uma vista maravilhosa, em especial com a queda das folhas no outono. 

A pacata Praça Gustavo Langsch pede um passeio com animais de estimação e caminhadas ao ar livre. Além disso, seus bosques lembram cenários típicos de Hollywood. Logo, recebe visitação 24 horas e está situada em: Rua Artur Rocha, s/n, no bairro Bela Vista.

Quais são os melhores parques em Porto Alegre para levar as crianças?

As crianças costumam ter muita energia, por isso é sempre bom fazer passeios dinâmicos com elas. Confira as melhores opções de parques para quem tem filhos na capital gaúcha. 

Parque Germânia

Parque Germânia

Apresenta 15 hectares de extensão, mantendo 6 deles para área preservada, com uma grande diversidade de vegetais e animais. Como fica perto de shoppings, é indicado para famílias com crianças.

Também é um ótimo local para praticar esportes, já que tem: quadras de tênis, vôlei, basquete e futsal. Ainda apresenta três opções de playground. 

O funcionamento é de segunda a domingo de 6h30 às 20h, com a entrada gratuita. Sua localização é: Av. Túlio de Rose, s/n, Passo d’Areia

Parque Marinha do Brasil

Parque Marinha do Brasil

Formado por 70 hectares que são ótimos para a prática esportiva. No parque, há espaços para vôlei, futsal, tênis, atletismo, basquete, patinação, skate, ciclismo e vestiários. Para o restante da família, conta ainda com aparelhos de ginástica. 

Conta com um belo espaço às margens do lago Guaíba, onde podem ser vistos tartarugas e diversas aves. 

Está aberto 24 horas e seu endereço é: Av. Borges de Medeiros, 2035, Menino Deus

Parque Natural Municipal Saint’Hilaire

Fica na divisa de Porto Alegre e Viamão. Esse parque leva o nome em homenagem a Augustin François Cesar Provençal Saint’Hilaire, um naturalista francês. 

O local tem 950 hectares para preservação permanente e 230 hectares para a recreação pública. 

Seu grande destaque é pelo papel essencial para a conservação da bacia hidrográfica. Conta com mais de 161 espécies de vegetação, sendo algumas ameaçadas de extinção. 

Tem ainda praças, quadras de vôlei, quiosques com churrasqueiras e campos de futebol. A entrada é gratuita, funcionando de 8h às 18h . Já sua localização é: Rua Senador Salgado Filho, 2785, Vera Cruz, Viamão. 

Agora veja uma ótima opção de parque de diversões em Porto Alegre! 

Qual é o melhor parque de diversões em Porto Alegre?

Parque Barra Cadabra Porto Alegre

O novo parque de diversão infantil em Porto Alegre, chamado de BarraCadabra, é uma alternativa incrível. Sua vasta área de recreação infantil, com capacidade para até 500 crianças, é muito apreciada pelos pequenos.

No total, são 2.500 m² com muitos atrativos para diversão. No parque, seus filhos podem brincar no Vale Mágico, no Jardim Sensorial, na Área de Aventura, além das Áreas de Eventos. 

Para isso, basta ir para o BarraShopping Sul, entre 10h e 22h, de segunda a sábado. Já nos domingos, o funcionamento é de 11h às 21h. A entrada é gratuita e o endereço é: Av. Diário de Notícias, 300, Cristal.

Com tantas opções de parques em Porto Alegre, o relaxamento e lazer estão garantidos para todas as idades. Então, escolha os seus preferidos e planeje um passeio com segurança e mantendo os procedimentos de prevenção sanitária. 

Se você gostou desse artigo, não deixe de compartilhar com seus amigos em sua rede social favorita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *