Bairro Três Figueiras

Bairro Três Figueiras: Guia completo dessa região de Porto Alegre

Conhecido por ser uma das regiões mais nobres de Porto Alegre, o Bairro Três Figueiras destaca-se como um dos melhores bairros para viver na cidade. Em meio ao crescimento urbano, pode ser visto como um refúgio com ruas arborizadas e tranquilas.

Com excelentes índices de qualidade de vida, o encantador bairro tem atraído cada vez mais moradores que buscam tranquilidade aliada à praticidade. Com proximidade estratégica a importantes avenidas da cidade, o bairro possui grande oferta de escolas tradicionais e conceituadas.

Do mesmo modo, é um local com segurança e opções de lazer. Separamos então, algumas informações para aqueles que têm interesse em morar ou conhecer um pouco mais sobre essa localidade.

Localizando o bairro

Bairro Tres Figueiras

Localizado na região norte da cidade de Porto Alegre, a capital do Estado do Rio Grande do Sul, o bairro Três Figueiras, faz fronteira com outros distritos, como o de Boa Vista, Chácara das Pedras, Petrópolis e o bairro Bom Jesus.

Em suas extremidades estão localizadas as mais importantes vias da região, destacando a Avenida Dr. Nilo Peçanha e a Avenida Carlos Gomes, portanto ofertando ampla possibilidade de comércio, conveniência e vida cultural.

No que se refere a educação o bairro sedia instituições tradicionais de ensino, como o Colégio Farroupilha fundado em 1886. Outro exemplo é o Colégio Anchieta fundado em 1890, que possui o Museu de Ciências Naturais de Anchieta. Ambos são instituições particulares.

O principal shopping da cidade de Porto Alegre, o Iguatemi, está localizado nas proximidades do bairro Três Figueiras, distante apenas três minutos da região. E a principal avenida da cidade, a Carlos Gomes, é considerada um dos principais polos financeiros da capital.

Sobre o bairro Três Figueiras

A origem do nome do bairro está ligada a três exemplares de figueiras presentes na localidade, nativas da espécie Ficus Organensis. Atualmente tombadas pelo município, elas eram originalmente encontradas no terreno que ficou conhecido como Chácara das Três Figueiras.

No local, funciona nos dias atuais o Colégio Farroupilha.

Colégio Farroupilha

Com uma área de cerca de 106 hectares, o bairro foi oficialmente criado em 07 de dezembro de 1959. Antes ficou conhecido por ser uma área composta por chácaras que pertenciam a negros alforriados.

No Três Figueiras encontra-se, atualmente, o primeiro quilombo urbano, o Quilombo da Família Silva, que recebe apoio da Fundação Cultural Palmares. Um exemplo portanto da herança cultural existente no bairro.

Como resultado do desenvolvimento e o investimento imobiliário, o distrito tornou-se uma região nobre e composta por uma população com perfil que corresponde a classe média ou alta. Compondo uma das maiores rendas per capita da América Latina.

É considerado um dos 20 bairros mais ricos do Brasil e um dos mais abastados da Região Sul. Por isso, na construção imobiliária na região, se investe em empreendimentos com padrão elevado, com cômodos amplos e qualidade na construção.

O conceito de bairro jardim

Bairro Jardim

Ruas tranquilas, arborizadas, um refúgio. Essas características estão presentes em um conceito que ajudou a transformar o cenário do Três Figueira, o Bairro Jardim. Responsável, dessa forma, por atrair famílias e investimentos.

Afinal, qualidade de vida, conforto e segurança são as máximas presentes nessas localidades. O início desse conceito remonta ainda a Inglaterra do século XIX impactada pela Revolução Industrial e grande crescimento urbano, sem qualidade de vida.

Idealizado pelo pré urbanista Ebenezer Howard, o conceito focava em uma cidade planejada que abraçasse as melhores características da cidade e do campo. Com o tempo a teoria foi se aprimorando e ganhando novas vertentes.

No século XX, o conceito de cidade-jardim, estendeu-se para o de bairro-jardim. Onde ao invés de pensar em uma cidade do zero, planejavam-se bairros afastados do centro que trouxessem as mesmas características pretendidas.

Foi na década de 30 que o conceito mostrou presença na cidade de Porto Alegre. Quando o arquiteto francês, Alfred Agache, foi chamado para idealizar o atual Parque Farroupilha. A cidade era afetada pela expansão urbana, portanto indo do centro aos locais mais afastados.

Eram nas chácaras do leste de Porto Alegre, que ficavam loteamentos como Três Figueiras, Vila Jardim e Bela Vista. Estes, que entre outros, foram afetados pela expansão e como resultado oficializados bairros em 1959. Levando características do conceito cidade-jardim.

Localização privilegiada e contato com a natureza

Além das qualidades já mencionadas, o bairro Três Figueiras é uma excelente opção para quem deseja uma vida com opções ao ar livre. Com praças e feiras que se tornam um excelente programa em família e para praticar exercícios físicos.

Uma das opções por exemplo é a Praça Berenice Baptista, também conhecida como Praça Paris. Esta conta com quadra de futebol e de basquete, além de parquinho infantil e uma excelente área externa com bancos e espaço para caminhada. Fica próxima ao colégio Anchieta.

Colégio Anchieta

Outro espaço conhecido da região é a Praça Desembargador La Hire Guerra. Contando, assim, como quadra de tênis e quadra de futebol, além de um lago e extensa área verde. Uma excelente opção para passear com os animais e toda a família.

É na Praça Desembargador La Hire Guerra, que ocorre semanalmente a Feira Ecológica do Três Figueiras. Com exposição e venda, todos os sábados pela manhã, de alimentos orgânicos. Ou seja, sem agrotóxicos e vindos direto dos produtores.

Outro destaque da região, é a culinária. Com um leque de opções gastronômicas de qualidade. Dentre a boa oferta de restaurantes existentes no Três Figueiras, destacam-se nomes como Divina Padoca, Ovo Gastronomia e NB Steak Nilo Peçanha.

Para os amantes do vinho também há a opção de visitar a Cave 813. Uma casa que além de ofertar vinhos e espumantes, também recebe eventos e confraternizações. Destaque também para o Três Figueiras Tênis Clube fundado em 1963.

Perfil dos residentes do Bairro Três Figueiras

O bairro Três Figueiras é predominantemente residencial, com boas opções de edifícios, mas com a maioria de seus moradores a residir em casas. Apresentando assim, boa oferta de moradias em condomínios.

Sua população é composta por famílias de classe média e alta, com poder aquisitivo elevado. Estima-se que a média salarial do bairro seja de cerca de 36 salários mínimos. Sendo um dos bairros mais caros do país.

No entanto, essa característica proporciona a oferta de investimentos imobiliários diferenciados. Ideal para aquelas famílias que buscam investir em conforto e qualidade. Não é difícil encontrar na região, mansões, condomínios de alto padrão e empreendimentos com ótimas áreas privativas.

Concluindo

Como vimos, o bairro de Três Figueiras traz para seus habitantes uma experiência de aconchego e segurança, com ruas arborizadas, praças e fácil acesso às opções gastronômicas, além de escolas e vida cultural.

O bairro é Ideal para os que buscam investir em uma região que seja reconhecida pela qualidade de vida.

Porto Alegre oferece uma ampla opção de excelentes bairros, e o Três Figueiras é um exemplo disso. Venha conhecer nossa oferta de imóveis e escolher o ideal para o seu investimento, seja residencial ou comercial.