comprar um imovel

Comprar um Imóvel: O guia completo com tudo que precisa saber

Para muitas pessoas, a conquista de comprar um imóvel é a realização de um dos maiores sonhos da vida. Mas, para que esse sonho se torne realidade, é preciso levar em consideração alguns pontos.

Existem alguns passos que devem ser dados antes mesmo de você comprar um imóvel, tendo que se preparar financeiramente para isso, se organizar e entender quais são as reais necessidades do momento.

Por ser um processo longo e muitas vezes cansativo, comprar um imóvel requer atenção e cuidado para que todas as dúvidas sejam tiradas antes de fechar o negócio.

Com isso, pensando em te ajudar nesse desafio, hoje trouxemos um guia completo sobre tudo o que você precisa saber antes de comprar um imóvel. Confira a seguir:

Entenda sobre o financiamento imobiliário

Com tantas informações no mercado sobre a compra de imóveis, muitas pessoas acabam sem entender todas as questões que envolvem o financiamento.

A maneira mais comum de comprar um imóvel financiado é escolher a instituição financeira que vai disponibilizar o financiamento para você.

Existem instituições, como a Caixa Federal, que oferecem taxas reduzidas para que você consiga a aprovação do crédito em condições facilitadas.

Depois de escolher qual será a instituição é preciso passar pela análise de crédito. Para comprar um imóvel pela Caixa é necessário entregar uma série de documentos como comprovantes de renda, RG, CPF, declaração de imposto de renda e outros documentos listados nas exigências do banco.

A própria instituição faz as consultas nos órgãos como SPC e Serasa para analisar suas condições de pagamento, e mesmo que a sua renda não seja alta, saiba que é possível comprar um imóvel.

Depois dessa análise feita, é possível ter acesso a informações como parcelas, juros e prazos. Assim que a solicitação for aceita, um profissional capacitado fará uma visita para que todos os valores descritos na proposta estejam de acordo.

Assim que essa realidade for avaliada, os documentos serão assinados pelo vendedor e comprador, e a única preocupação será o pagamento das parcelas do financiamento.

5 dicas para comprar um imóvel

Existem muitos detalhes que envolvem a compra de um imóvel e eles devem ser levados em consideração.

Detalhes como localização, usado ou novo, taxas e a capacidade financeira, podem acabar colidindo com o seu sonho e consequentemente talvez você tenha que adiá-lo.

Por isso, confira a seguir as 5 dicas para comprar um imóvel que separamos:

imovel de luxo comprar

1 – Procure o imóvel que atenda às suas expectativas

Para que você consiga comprar um imóvel com mais assertividade é muito importante ter em mente aquele imóvel ideal que atende às suas expectativas.

Você pode colocar em um papel quanto está disposto a pagar por um imóvel, qual o tipo, se é usado ou novo, se é uma casa ou apartamento, e a partir disso começar a procurar.

É muito comum que as pessoas percam muito tempo à procura de imóveis que não estão dentro da sua lista de requisitos, e por isso podem acabar se frustrando.

2 – Se planeje financeiramente para comprar um imóvel

Outro ponto extremamente importante é se planejar financeiramente para comprar um imóvel. Você já se perguntou quanto você vai desembolsar? Qual o valor que é necessário desembolsar para a documentação? Quanto você deve guardar?

Esses questionamentos são extremamente importantes para que você consiga criar um planejamento financeiro e arcar com todas as despesas que envolvem a compra de um imóvel.

O primeiro passo é entender qual tipo de imóvel você deseja comprar, como dissemos acima e se planejar dentro dessa realidade.

Pesquise as médias de valores dentro daquela localização, independentemente do tipo de imóvel para você entender melhor sobre.

3 – Busque profissionais no assunto

Outro ponto muito importante é que você deve procurar por profissionais especialistas no assunto para tirar todas as suas dúvidas sobre o que fazer para comprar um imóvel.

Ter profissionais de confiança nesse momento é importante para que você entenda sobre todas as etapas da compra de um imóvel, o que deve fazer, quais documentos precisa ter e todos os demais pontos.

4 – Analise: comprar um imóvel novo ou usado

Esse é mais um questionamento muito comum entre as pessoas, e é importante entender todos os pontos positivos e negativos de cada um deles, e a partir disso, tirar as suas conclusões para decidir qual imóvel comprar.

Existem opções de imóveis mais novos para comprar ainda na planta ou já prontos para morar. Esses tipos de imóveis nunca foram habitados anteriormente e pode ser uma opção para você que busca imóveis que não precisem de manutenção por um bom tempo.

Os imóveis usados foram habitados anteriormente pelo menos uma vez, e isso pode ser uma vantagem caso você esteja procurando por locais um pouco mais em conta. Além disso, são opções que você não precisa esperar para se mudar, como acontecem nos imóveis na planta, por exemplo.

comprar um imovel de luxo

5 – Conheça as opções de financiamento

A última dica para comprar um imóvel é conhecer todas as opções de tipos de financiamento disponíveis.

Existem algumas opções que podem ser interessantes para você conseguir comprar o seu primeiro imóvel dentro da sua realidade financeira.

É importante entender sobre os juros e as taxas sobre o financiamento e pesquisar qual vale mais a pena no momento. Depois de analisar esses pontos, escolha o mais vantajoso para você.

É preciso ter muita atenção ao comprar um imóvel para que você possa se organizar o quanto antes. Pesquise, busque profissionais qualificados, tire suas dúvidas sobre tudo o que envolve esse mundo e compre o seu imóvel com a Bridge Consultoria Imobiliária!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *