inquilino dando as chaves para imóvel novo ou usado

Imóvel novo ou usado: Qual vale mais a pena comprar?

Você está em dúvida entre comprar um imóvel novo ou usado? Então continue neste blog!

No momento de escolher em qual tipo de imóvel investir, é muito comum que uma das dúvidas seja entre um imóvel novo ou usado. 

Os imóveis novos são construídos com soluções arquitetônicas mais modernas, e contam com materiais também novos, que podem durar muito tempo.

Por outro lado, os imóveis usados podem ser mais baratos, sem deixar de oferecer boa estrutura.

De toda forma, é importante analisar cada caso de forma especial.

Em geral, neste artigo vamos te apresentar as principais vantagens e desvantagens de imóveis novos e usados, com o intuito de te ajudar a escolher a melhor opção.

Portanto, acompanhe o texto e tenha uma boa leitura!

Afinal, o que vale mais a pena, Imóvel novo ou usado?

Na verdade, essa decisão é bastante única, pois, afinal, uma série de aspectos devem ser analisados para a melhor escolha.

Primeiramente, é importante entender qual é a sua necessidade com o imóvel. Você deseja comprá-lo para alugar, investir ou para morar.

Se for para alugar, deve considerar questões diversas, como localização estratégica, em uma área de grande procura de aluguéis, como áreas nobres, com fácil acesso ou próximas de grandes instituições ou universidades.

Por outro lado, se você deseja morar, deve entender quais são as suas necessidades e de sua família.

Você pode precisar de um local mais tranquilo, e por isso deverá considerar esta questão antes de pensar sobre um imóvel novo ou usado.

Em resumo, o que estamos buscando explicar é que, antes de selecionar um imóvel para você, é necessário entender quais são as suas necessidades, desejos e ambições.

Além disso, é importante também ter muito cuidado e atenção em transações imobiliárias, pois a burocracia para firmar um contrato de compra e venda deve ser realizada de forma segura.

Uma de suas questões então deve focar na escolha de um imóvel novo ou usado. Vale lembrar ainda da possibilidade do imóvel na planta.

O imóvel na planta costuma ser mais barato, pois ainda não foi construído. O imóvel ainda pode valorizar bastante.

Entretanto, também é possível que haja atraso na entrega ou até mesmo abandono da obra. Por isso, se optar por esse tipo de imóvel, feche negócio com construtoras bem consolidadas no mercado.

Para decidir precisamente entre imóvel novo ou usado, vamos te apresentar vantagens, desvantagens e dicas para cada um deles:

Quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de imóvel?

casal analisando vantagens e desvantagens entre escolher imovel novo ou usado para se mudar

Confira quais são as principais vantagens e desvantagens de se investir em um imóvel novo ou usado:

Imóvel novo 

O imóvel novo é aquele que foi finalizado pela construtora, mas que ainda não foi moradia para ninguém.

Geralmente, o imóvel se encontra novo porque a construtora ainda não conseguiu fechar a venda.

Existem algumas vantagens de investir em um imóvel novo. Veja:

Vantagens

A principal vantagem do imóvel novo é que ninguém ainda morou nele. Por isso, ele se encontra puramente como foi entregue pela construtora, pronto para ser mobiliado, decorado ou reformado.

Outra vantagem bastante especial é que, mesmo com o valor compatível com outros imóveis novos, ele apresenta a vantagem de ter uma estrutura totalmente nova, e que não precisará receber manutenção ou reparos durante um bom tempo.

A maioria dos imóveis novos são construídos com novas ideias. Agora, as construtoras pensam em mais opções de lazer nos condomínios, como salão de jogos, academias e coworkings.

Quem deseja investir em um imóvel ainda bastante valorizado, pode optar por comprar um imóvel novo.

Desvantagens

As principais desvantagens dos imóveis novos são o seu preço e o seu tamanho.

O preço dos imóveis novos pode ser maior do que em comparação a um imóvel usado. É claro que, em compensação ao valor, ele tem como vantagem um condomínio melhor equipado, materiais novos e paginações arquitetônicas mais modernas.

Geralmente, o tamanho dos imóveis novos são menores do que os imóveis antigos. De toda forma, isso não é necessariamente uma regra.

Imóvel usado

O imóvel usado já teve pelo menos um morador adiante. Sendo assim, além de sofrer alterações pelo tempo, o uso dos antigos moradores também podem comprometer as estruturas da casa ou apartamento.

Veja as vantagens e desvantagens do imóvel usado:

Vantagens

O valor do imóvel usado pode ser muito mais em conta do que o de um imóvel novo. Isso acontece tanto por conta do tempo de uso do imóvel, quanto porque o proprietário busca vender geralmente com certa urgência.

O tamanho também pode ser maior em comparação a imóveis novos.

Desvantagens

O imóvel usado apresenta as suas condições mais desgastadas e obsoletas. Por isso, também será preciso realizar reparos e até mesmo reformas.

No final, é importante realizar o orçamento já tendo em vista o valor que será gasto com os consertos, para então analisar se o investimento vale a pena.

Condições de compra variam para imóveis novos ou usados (à vista e financiamento)?

pessoa física analisando em notebook imovel novo ou usado, qual a melhor escolha?

A compra à vista costuma ser muito semelhante para os dois tipos de imóveis. Por outro lado, a compra por financiamento pode ser diferente.

Em um pedido de financiamento, a instituição bancária costuma analisar o comprador, o vendedor e o imóvel.

Os bancos devem avaliar comprador e vendedor a fim de identificar os seus documentos e a situação em relação a tributos, restrições de crédito e mais.

Na etapa da avaliação do imóvel, é importante analisar se a documentação dele está correta e registrada legalmente, bem como se as suas condições físicas estão ideais para financiamento.

No caso de um imóvel novo, esse processo costuma correr rapidamente sem grandes complicações. Em alguns imóveis usados, com mais problemas estruturais, é possível que leve maior tempo para aprovação.

De qualquer forma, escolhendo por investir em um imóvel novo ou usado, é importante contar com uma boa imobiliária.

A Bridge Imóveis é a melhor imobiliária de Porto Alegre. Além de trabalhar com as melhores construtoras e empreiteiras, a empresa busca intermediar as negociações de forma facilitada, transparente e solícita.

Conheça os imóveis novos ou usados da Bridge, disponíveis para compra ou aluguel!

Conclusão

A decisão entre um imóvel novo ou usado deve ser feita de acordo com as suas necessidades e de sua família.

Com as dicas apresentadas neste artigo, será mais fácil analisar quais são os pontos importantes para essa decisão.

Leia também: “Consórcio ou financiamento: Saiba qual escolher em 2023”

Confira nosso blog para ler mais dicas e informações relevantes sobre mercado imobiliário e vida em Porto Alegre!

1 comentário em “Imóvel novo ou usado: Qual vale mais a pena comprar?”

  1. Pingback: Transferência de imóvel: documentos e como fazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *