veja quais são as melhores praças de Porto Alegre

9 praças em Porto Alegre que você precisa (e vai querer) visitar

Seja para um passeio ao ar livre ou para a diversão das crianças, sempre é importante ter opções de lazer. Por isso, você vai adorar conhecer e visitar 9 praças em Porto Alegre que estão entre as mais frequentadas da capital gaúcha. 

Esses espaços públicos são ótimos para ter contato com a natureza, sair um pouco de casa, mas sem estar em grandes aglomerações. 

Logo, se você quer fazer pequenos encontros, atividades externas, passear com os pets e conversar com amigos, confira essas alternativas disponíveis! 

9 praças imperdíveis para conhecer em Porto Alegre

Os parques e praças são ótimos lugares para sair da rotina. Esses espaços costumam trazer muitas árvores, o que é um belo refúgio urbano. 

Dessa forma, é muito bom quando o imóvel fica próximo a essa área de recreação. Então, conheça 9 opções para você aproveitar. 

Praça Província de Shiga

Também chamada simplesmente de Praça Shiga, esse lugar é um recanto oriental no bairro Passo d’Areia. Essa região foi um presente do governo japonês para o Rio Grande do Sul.

Ainda que seja menor, ela é encantadora. Traz uma cascata, quiosque, ponte e um pequeno lago, lembrando um lindo jardim japonês. 

É importante saber que a praça é cercada tendo o horário comum de visitação de segunda a sexta, de 9h às 12h e de 13h30 às 18h. Já sábados funciona das 14h às 18h e nos domingos de 9h às 12h. 

Praça do DMAE

O Jardim do Dmae está localizado na Rua 24 de Outubro, no bairro Moinhos de Vento. Em uma primeira vista fica apenas a Estação de Tratamento de Água do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Mesmo que não pareça atrativo, essa praça surpreende. 

Além desse prédio, a área ainda conta com um jardim imperdível construído com inspiração no Palácio de Versailles. Seu horário normal para o público é de 8h às 19h, inclusive domingos e feriados. 

Se você quer um lugar agradável para fazer um piquenique com seus amados, essa opção é uma das melhores.

Praça Gustavo Langsch

A Praça Gustavo Langsch fica no bairro de Bela Vista, entre as ruas Artur Rocha e Desembargador Moreno Loureiro Lima. Esse espaço é aberto 24 horas, sendo muito utilizado para ensaios fotográficos, devido às suas árvores imensas e coloridas. 

No outono, sua beleza fica ainda mais espetacular, já que as folhas que caem pintam o gramado com diversos tons. É um ótimo lugar para passear com os animais ou caminhar contemplando a natureza. 

Praça Itália

A Praça Itália está localizada no bairro Praia de Belas, sendo uma área de natureza de 10 mil m². Fica também ao lado do Praia de Belas Shopping, oferecendo ainda mais opções de lazer em um passeio com os familiares ou amigos. 

Seu nome é uma homenagem aos imigrantes italianos que foram para a Serra Gaúcha. Já o projeto arquitetônico é assinado por Carlos Maximiliano Fayet. Em funcionamento normal, ela é aberta 24 horas. 

Praça da Matriz

Também chamada de Praça Marechal Deodoro, a Praça da Matriz é um espaço público e histórico na cidade. Ela está no bairro Centro Histórico e existe desde o começo da capital, tendo sua primeira menção em 1753. 

Devido ao seu valor para a história dos porto-alegrenses, esse espaço também está entre as melhores praças de Porto Alegre que você precisa e vai querer conhecer. Ela está aberta o dia inteiro

Praça do Japão

Também conhecida apenas como “Praça Japão”, essa alternativa de lazer ao ar livre está no bairro Boa Vista. Fica em uma região elevada do bairro na ligação das ruas Catorze de Julho, Raimundo Correa, Sebastião de Brito, Vicente de Carvalho e Francisco Barcelos. 

Em seu início ela apresentava poucas árvores, tendo muitas cerejeiras e palmeiras. Hoje essas espécies deram lugar a uma arborização mais abundante com: plátanos, butiás, jacarandás, figueiras e pinheiros. 

Ela se difere da Praça Província de Shiga por não ter elementos tipicamente nipônicos. Está aberta 24 horas.

Parque Vinte de Maio

O Parque Vinte de Maio também merece um espaço na lista das praças que você vai amar em Porto Alegre. Sua localização é no bairro Vila Ipiranga, estando perto da Avenida Professora Paula Soares. 

Nele, você consegue encontrar um belo espaço verde, muito conhecido pela presença de patos e cágados em seu pequeno lago. Ainda tem pista para caminhadas, quadras para esportes e um playground para as crianças. 

Praça Desembargador La Hire Guerra

A Praça Desembargador La Hire Guerra fica localizada na General Nestor Silva Soares, no bairro Três Figueiras. É um ótimo espaço verde, com bancos disponíveis onde você pode sentar para ler um livro em meio a suas belas árvores.

Por isso, esse local é perfeito para quem procura uma área perto da natureza para caminhar ou levar os filhos e pets para brincar. Então, se você busca um imóvel em Porto Alegre próximo a espaços arborizados, essa alternativa vai conquistar seu coração. 

Parcão 

Porto Alegre, RS 22.11.2018: O prefeito, Nelson Marchezan Júnior, reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (22), em seu Gabinete, no Paço Municipal, com o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti. Foto: Ricardo Giusti/PMPA

O Parque Moinhos de Vento, popularmente conhecido como Parcão, fica na região que nomeia o espaço. São 11,5 hectares disponíveis para aproveitar o ar puro. Por isso, você pode sentar na grama e observar a lagoa com aves, gansos, patos e tartarugas. 

Ainda apresenta pista de corrida, playground infantil, quadras de vôlei, tênis e futebol. Então, não tem desculpas para não se exercitar ou ter uma vida mais saudável ao morar em Moinho de Ventos

Conclusão

Uma das formas de não ter uma vida tão mecânica, mesmo vivendo nos centros urbanos, é aproveitar as praças. A prática de passear por esses lugares ajuda a tornar as cidades mais humanas, além de favorecer o contato com o meio ambiente. 

Por isso, não deixe de aproveitar essas 9 praças em Porto Alegre, já que são ótimas opções para você se divertir e sem ter que pagar por isso. Muitas vezes, levar as crianças a uma praça é um passeio muito mais enriquecedor do que ir a um centro comercial, por exemplo. 

Então, faça sua parte e vá mais para esses locais com sua família. Isso será um grande incentivo para que outros moradores façam o mesmo. Assim, o próprio poder público terá um olhar mais atento para o cuidado e valorização das praças em Porto Alegre.

Gostou dessa listagem? Então, conheça os melhores empreendimentos de Porto Alegre e encontre seu imóvel ideal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *