7 dicas essenciais para quem quer comprar apartamento em Porto Alegre

casal se mudando

Tem momentos na vida em que é preciso mudar de ares e buscar novos desafios, afinal, sair da zona de conforto é o primeiro passo para evoluir de fato. Em termos de moradia, por exemplo, já cogitou comprar apartamento em Porto Alegre?

Talvez você ainda não saiba, mas morar na capital gaúcha pode apresentar diversos benefícios, como opções de lazer para todos os gostos, potencial econômico de primeira linha, várias universidades de ponta e assim por diante.

No entanto, você precisa se lembrar de cumprir alguns passos importantes antes de comprar um imóvel. Por isso, confira abaixo 7 dicas essenciais que vão auxiliar a sua tomada de decisão!

1. Planeje suas finanças

Seja qual for o objetivo que nos dedicamos a alcançar, ter um bom planejamento financeiro é de extrema utilidade, principalmente no que se refere à aquisição de um bem como um apartamento. A princípio, confira todos os seus gastos e compare com a sua receita líquida, pois, nesse primeiro momento, a missão é ter ganhos maiores do que as despesas e custos, de modo que possa poupar parte do salário.

Com isso em mente, fica mais fácil criar uma reserva de emergência no caso de alguma eventualidade e organizar seu orçamento para desembolsar o valor referente ao bem. Para tanto, mais do que guardar dinheiro, torna-se essencial investi-lo em títulos de renda fixa ou variável, a fim de utilizar os rendimentos e dividendos para dar conta das despesas e planejar a compra do imóvel dos sonhos.

2. Pesquise o bairro onde pretende morar

É preciso considerar pontos relevantes antes de assinar qualquer contrato e comprar apartamento em Porto Alegre, tal como a localidade do imóvel. Prestar atenção nesse detalhe faz a diferença na sua experiência, uma vez que você não quer lidar com transtornos diários por ter feito uma má escolha, não é verdade?

Sendo assim, levante as questões que mais refletem as suas metas, isto é, veja qual é o estilo de vida que mais gosta, as necessidades de consumo, os tipos de estabelecimentos favoritos da família, a proximidade do imóvel em relação ao trabalho, entre outros fatores. Os bairros da Bela Vista, Moinhos de Vento, Três Figueiras e Vila Assunção, por exemplo, são excelentes alternativas de moradia.

3. Verifique o tipo de apartamento que deseja

Existe outra decisão tão ou mais importante do que saber o bairro que pretende habitar, que é verificar o tipo de apartamento no qual tem interesse. Muitas pessoas gostam de imóveis mais espaçosos, outras já preferem empreendimentos compactos. Por isso, vale a pena se preocupar com a capacidade do apartamento e pesquisar tanto as características quanto a infraestrutura do condomínio.

Pode ser que você se apaixone por um apartamento na cobertura, queira algo longe da incidência do sol ou se interesse pelo conceito de planta livre, então visite o empreendimento para se assegurar de que sua escolha é a melhor. Tendo posse de todas essas informações, fica muito mais fácil filtrar suas opções e encontrar algo que seja do seu agrado e da sua família.

4. Investigue o histórico da construtora

Na hora de decidir por comprar apartamento em Porto Alegre, não tem outra escolha, você precisa dar uma de Sherlock Holmes e investigar tudo sobre a construtora do prédio para preservar a sua segurança. Dê uma boa pesquisada na internet para encontrar avaliações, elogios ou críticas por parte dos moradores, pois, dependendo do volume de amostragem, você pode discernir se o investimento vale ou não a pena.

Busque nos noticiários qualquer informação envolvendo a construtora, a fim de conferir a credibilidade do negócio e se afastar de possíveis complicações jurídicas. A visita ao local será importante também para identificar possíveis rachaduras, instalações malfeitas e atitudes arbitrárias contra o meio ambiente, de modo que você se resguarde e possa depositar suas fichas em algo confiável.

5. Avalie as condições de pagamento para comprar apartamento em Porto Alegre

Para comprar um apartamento sem dores de cabeça, o segredo é pensar nos mínimos detalhes de pagamento, de tal modo que consiga cumprir as obrigações das parcelas sem prejudicar seu planejamento financeiro. Devido à redução da taxa básica de juros, as condições apresentadas para adquirir novos imóveis ficaram bem melhores, mas é preciso ficar de olho para não trocar gato por lebre.

Caso opte pelo financiamento, lembre-se de que pagar um bom valor de entrada pode ajudar a ter juros menores, deixando as parcelas mais tranquilas ao longo do tempo. Todavia, faça um comparativo entre as principais instituições financeiras e veja qual é a que oferece as melhores condições de honrar a dívida e quitar o apartamento o quanto antes.

6. Veja se as documentações estão em dia

Por mais que seja uma parte um tanto burocrática, você precisa verificar se tanto as suas documentações quanto as do imóvel estão em dia, até mesmo para fazer um bom negócio e assinar o contrato de consciência limpa. Busque a ajuda de um profissional de advocacia para avaliar os documentos e dar um parecer sobre a situação, de modo que você descubra se o corretor de imóveis agiu com sinceridade.

Da parte vendedora, documentos como cópias do CNPJ, registros na Junta Comercial e contrato social, entre outros, precisam estar de acordo com as normas dos devidos órgãos competentes. Já em relação à sua parte, providencie a apresentação de cópias da carteira de identidade, comprovante de renda, certidão de estado civil e demais papéis, dependendo do tipo de pagamento e apartamento adquirido.

7. Opte por uma imobiliária de confiança para comprar apartamento em Porto Alegre

Muito além de verificar preços, estrutura do apartamento, aspectos da vizinhança e outros fatores relevantes, você deve negociar o seu novo imóvel com uma imobiliária de confiança para evitar surpresas desagradáveis no futuro. Por se tratar de um empreendimento imobiliário, não podemos destinar nosso dinheiro para qualquer um que se intitule conhecer do assunto.

Assim como é fundamental investigar a construtora, avalie o histórico da imobiliária também, a fim de conhecer as possibilidades presentes no portfólio dos corretores e encontrar um apartamento que corresponda aos seus objetivos. É preciso se aliar a uma imobiliária que tenha experiência de mercado, valores de excelência e um atendimento exemplar, porque aí terá a certeza de que o negócio é sério.

Para concluirmos, vale enfatizar que, para comprar apartamento em Porto Alegre e ficar realmente satisfeito, é preciso selecionar uma imobiliária que está de olho nas tendências. Somente assim você vai contar com a parceria de corretores prestativos e engajados com a venda, que apresentarão imóveis exclusivos para otimizar a sua busca.

Você curtiu este artigo e acha que está mais do que na hora de mudar para o apartamento dos seus sonhos? Então, entre em contato com a Bridge Imóveis e descubra como podemos ajudar a concretizar esse projeto de vida!