Tudo que você precisa saber para comprar imóveis em Porto Alegre

casal e uma corretora de imóveis

Para comprar imóveis em Porto Alegre é importante conhecer diferentes aspectos para poder fazer a melhor escolha. Claro, você pode procurar residências nos melhores bairros, como Rio Branco ou MontSerrat, porém, qual é a melhor casa ou apartamento para você? Ou, então, como escolher uma imobiliária de confiança para fazer essa negociação?

Se você resolver “dar um tiro no escuro” e arriscar, pode ser que perca dinheiro durante o processo. Para que você consiga escolher o imóvel ideal em Porto Alegre — seja para você e sua família, seja para alugar e ter uma renda —, confira nosso guia completo. Boa leitura!

Comprar ou alugar em POA, RS
O guia completo para comprar imóveis em Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Importância da escolha do melhor tipo de imóvel

Escolher o imóvel em que morará em Porto Alegre não é algo fácil, você precisa determinar o que é ideal para você. O motivo é simples: você precisa ter o melhor à sua disposição e de sua família. Além disso, a residência, o bairro e a região devem atender a suas necessidades.

Por exemplo, você pode comprar um belo imóvel na zona sul, mas se trabalha em regiões depois do centro, imagine só o trânsito todos os dias. Se você tiver uma família já formada com filhos, o bairro precisa ter escolas e, de preferência, fácil acesso a clínicas ou Pronto Socorros — criança dá cada susto, melhor sair correndo logo.

Por isso, observar esses fatores é essencial antes de alugar ou comprar imóveis em Porto Alegre. Aliás, se você ainda tem essa dúvida, veja abaixo como se decidir entre aluguel e compra.

Alugar ou comprar imóveis em Porto Alegre?

A resposta para essa pergunta depende muito do seu planejamento, não apenas de suas condições financeiras. Não há uma opção melhor do que a outra — a não ser que você tenha o sonho da casa própria. Existem vantagens e desvantagens em ambas as alternativas, mas só você pode decidir qual satisfaz melhor as necessidades da sua família. Veja um breve panorama sobre ambas formas.

Comprar

Você pode comprar um imóvel em Porto Alegre de duas formas: com recursos próprios ou financiado. Geralmente, com recursos próprios você faz o pagamento à vista do valor integral, podendo negociar descontos e abatimentos. Já com o financiamento, é preciso dar um valor de entrada e parcelar o restante, o que incide juros.

A melhor forma de decidir, além de ter o dinheiro à disposição, é fazer uma boa pesquisa das instituições envolvidas, como o banco e a construtora. Além disso, é preciso ir até a prefeitura para saber sobre a documentação da residência, como o IPTU e o Habite-se.

Se você falar diretamente com o proprietário, estando tudo certo com os documentos do imóvel, é só assinar o processo de compra e venda. Já no financiamento, é preciso encaminhar uma série de documentos comprobatórios para a instituição financeira que fará o processo. Alguns deles são:

  • documentos pessoais de identificação de cada interessado na residência — CPF, RG ou CNH;
  • comprovante de renda dos interessados;
  • comprovante do endereço atual;
  • documentos que comprovam a situação atual do imóvel que será financiado.

As vantagens de comprar um imóvel são várias, a principal é que você está pagando algo mensalmente que será seu no futuro (em caso de financiamento). Além disso, por ser sua residência, qualquer tipo de modificação pode ser feita. E, claro, acabaram-se as mudanças e as surpresas com as modificações nos contratos.

Também existe a possibilidade de que, no futuro, sua residência própria possa gerar uma renda fixa com o aluguel para terceiros.

Alugar

Quando se trata de aluguel, a melhor opção não é alugar o mais rápido possível, mas fazer uma boa pesquisa em regiões de interesse e com imobiliárias de confiança. Você pode fazer o processo todo diretamente com o dono do imóvel, porém, isso pode gerar dores de cabeça futuras, pois, muitas vezes, dessa forma não há um contrato.

Sendo assim, você tem poucas garantias e direitos, por isso, é essencial fazer esse trâmite com intermédio de uma empresa de confiança. O contrato também protege o dono do imóvel que está alugando, estabelecendo algumas especificidades, como necessidade de fiador ou seguro fiança.

Ao alugar com uma imobiliária, ela se torna responsável pela administração do imóvel, assim como por todos os problemas que aconteçam com o inquilino. As imobiliárias são mais exigentes para fazer negócio do que quando lidamos diretamente com o proprietário, pedindo mais documentos para análise.

O contrato, que explicamos agora a pouco, é obrigatório nas negociações feitas com imobiliárias, por isso são mais vantajosas para os interessados em segurança financeira e não apenas uma residência.

O aluguel pode ser vantajoso para você nos seguintes casos:

  • gosta de se mudar;
  • está temporariamente na cidade;
  • tem um emprego que exige mudanças de residência.

Além disso, há a questão do investimento. Se você dispõe de um bom valor, pode fazer investimentos com ele e seguir alugando um imóvel para morar, desde que o valor do aluguel seja menor que o lucro do investimento, você sai ganhando. Por exemplo, você tem à disposição o valor de R$500.000,00 e investe em um fundo com retorno de 1%, isso são 5 mil reais no mês.

Se você alugar um imóvel por 3 mil reais, ainda consegue lucrar outros 2 mil reais para continuar seu investimento.

Tipos de imóveis em Porto Alegre

Agora você já sabe a importância de escolher o imóvel certo e se deve alugar ou comprar, está na hora de conhecer os diferentes tipos de imóveis que Porto Alegre pode oferecer para você.

Casa geminada

As casas geminadas são muito comuns em condomínios fechados. A ideia aqui é reduzir custos na construção e ter um padrão de estilo para as residências. Esse tipo de imóvel utiliza um terreno que é dividido em dois, metade para cada casa, e ambas são construídas dividindo a parede vizinha e o telhado.

Geralmente, os cômodos que compartilham a parede são de uso comum, como corredores, escadas, cozinhas e lavanderias. Outros aposentos, como quartos, sala de estar e escritório acabam ficando em outra área da casa, sem a geminação de paredes.

Sobrado

Os sobrados são casas que têm dois ou mais andares, geralmente, com varandas expostas para à frente da casa. Bairros estritamente residenciais, de classe média para cima e afastados do centro são os que concentram boa parte desse tipo de imóvel em Porto Alegre.

Casa térrea

As casas térreas são o oposto do sobrado. Todos os cômodos estão distribuídos no mesmo nível, não necessitando de escadas ou elevador. Geralmente essas casas têm o terreno mais amplo e são muito encontradas em bairros mais afastados do centro de Porto Alegre, como em Ipanema, na zona sul.

Loft

Os lofts também são conhecidos como conjugados e são aqueles apartamentos que não têm divisórias entre os cômodos — às vezes usam biombos para separar o banheiro do restante da casa. Esse tipo de imóvel é mais comum em prédios antigos da área central, porém os mais modernos também têm investido nessa categoria nos bairros Menino Deus e Moinhos.

A diferença é que o loft moderno tem cozinha americana e banheiro apropriadamente instalado, tirando aquele ar industrial que o conjugado tem, tradicionalmente.

Apartamento

Apartamentos são unidades residenciais de prédios, podendo ter diferentes proporções, cômodos e ambientes, tudo conforme a localização e tipo de construção. Em Porto Alegre, um ótimo bairro para comprar apartamentos amplos é o Moinhos de Vento, sendo uma região já tradicional da cidade e com construções antigas, mas bem conservadas.

Kitnet

As kitnets são parecidas com lofts, a principal diferença é que todos os cômodos têm divisórias — paredes e portas. Entretanto, a kitnet não passa de um mini-apartamento, tendo apenas sala que vira dormitório, banheiro e cozinha. Ela pode ser uma casa em condomínio, assim como um apartamento no centro ou Cidade Baixa.

Coberturas

As coberturas ficam instaladas no último andar dos prédios, tendo acesso total a construção superior. Justamente por isso elas são consideradas como um imóvel de luxo em Porto Alegre, pois têm o tamanho maior que os demais apartamentos do mesmo edifício.

Além disso, quem mora em uma penthouse tem sua própria área de lazer. Se você deseja um imóvel assim, provavelmente deve procurar algo no bairro Petrópolis.

Quando cada tipo de imóvel é mais indicado

São muitas as opções de imóveis em Porto Alegre para escolher, não é? Para ajudar você a decidir melhor, veja como decidir nos casos de ter uma família, estar com uma companhia ou sozinho. Confira!

Imóvel ideal para solteiros

Geralmente, os solteiros têm poucos móveis, preferindo apartamentos pequenos e valorizando a praticidade, certo? Na maioria das vezes, sim. Por esse motivo é que muita gente ainda pensa em morar nos lofts ou kitnets em condomínios:

  • maior segurança para o imóvel quando o dono estiver fora de casa;
  • mais tranquilidade para o dono quando precisar ficar na residência;
  • menos preocupação com jardins ou fachadas.

Há um porém aqui, se você é o tipo de profissional que faz trabalhos remotos, morar e trabalhar em um local pequeno como kitnets e lofts pode dar a sensação de confinamento. O ideal é avaliar seu estilo de vida e quais as suas necessidades. Sendo assim, uma área de Porto Alegre interessante para você é o centro ou próximo ao Praia de Belas.

Bairro em Porto Alegre para Solteiros
O Praia de Belas é super bem localizado e cheio de vida

Nessa região há vários coworkings, lugares onde você pode trabalhar remotamente levando seu próprio equipamento. Não deixe de conferir, também, a área de lazer do condomínio para entender o que você tem à disposição e o que precisa pagar de mensalidade.

Imóvel ideal para casal

Começar a vida juntos é maravilhoso e isso exige a escolha para o “ninho perfeito” dos pombinhos. Na maioria das vezes, os recém-casados escolhem apartamentos pouco maiores do que os de solteiro. Quem não adora receber os amigos, não é mesmo? Porém, é preciso pensar se uma família aumentará nos próximos anos ou não.

Caso exista a possibilidade de filhos no futuro, é importante já comprar uma residência que tenha os cômodos necessários ou que permita reformas para modificar o que for preciso. Dessa forma vocês evitam mudanças durante a gravidez porque a casa não comporta a chegada do novo baby — isso se não vier dois ou três de uma vez, né?

O bairro precisa ter tudo o que vocês precisam ou dispor de meios para isso. Por exemplo, o bairro Higienópolis em Porto Alegre é uma região com ótimo acesso para as demais áreas da cidade através da perimetral, além de ter shoppings, comércios em geral, escolas, museus, hospitais e teatro bem próximos. O bairro Moinhos de Vento também é uma ótima escolha.

Comprar imóveis em Porto Alegre - Casais
O Moinhos de Vento sempre é uma boa alternativa para quem quer comprar imóveis em Porto Alegre

Se o casal já é mais apaixonado por barzinhos e shows intimistas, o Bom Fim, Santana ou a Cidade Baixa são ótimas opções, ainda mantendo uma boa mobilidade para o restante de Porto Alegre.

Comprar ou alugar em Porto Alegre - Casais Boêmios
Casais boêmios amam bairros como o Bom Fim

Imóvel ideal para casal com filhos

Já os casais com filhos pequenos pensam na infraestrutura para as crianças, afinal, quanto melhor a área de lazer, maior é a diversão para as crianças e mais os pais ficam tranquilos. Por isso, os condomínios parque são os mais escolhidos, eles vêm equipados com:

  • espaço office — ótimo para quem trabalha em casa;
  • espaço kids — acomodando os pequenos de 0 a 4 anos;
  • playground infantil — para as crianças acima de 5 anos;
  • área de jogos eletrônicos e de tabuleiros — pensada nas atividades em grupo para os adolescentes;
  • sala fitness — para quem se preocupa com a saúde e gosta de exercícios;
  • spa lounge — ideal para aliviar o estresse da rotina;
  • sauna — que ajuda a cuidar da saúde;
  • espaço gourmet, bar e grill — perfeito para receber amigos e fazer reuniões em família;
  • quadras poliesportivas — para praticar esportes e ter vida mais saudável;
  • espaço pet — reservado espacialmente aos animais queridos que temos, gatos ou cachorros;
  • piscinas — para todos aproveitarem o dia de calor.

Como já dissemos antes, o bairro também deve ser observado quando se tem crianças, não apenas para escolas e creches, mas, principalmente, para as questões mais emergenciais de saúde. Os novos empreendimentos do bairro Boa Vista e do Jardim Europa são muito bem localizados e possuem excelentes áreas de lazer.

Comprar imóveis em Porto Alegre - Famílias
O bairro planejado Jardim Europa tem tudo o que a sua família precisa

A escolha de um imóvel para a família

Abaixo vamos apresentar algumas dicas para você escolher o imóvel ideal para sua família em Porto Alegre.

Defina o que sua família precisa para comprar imóveis em Porto Alegre

Primeiro é preciso definir o que sua família precisa em um imóvel no momento atual. Você precisa pensar em diferentes fatores ao procurar por uma nova residência, por exemplo:

  • quantas pessoas morarão com você;
  • quantos banheiros serão necessários;
  • qual o tamanho da sala, cozinha e demais cômodos;
  • se o quarto principal deve ser uma suíte.

Não perca tempo

Essa dica é fundamental. Você terá curiosidade de visitar diferentes tipos de imóveis em Porto Alegre, mas não perca tempo visitando todos eles. Faça uma filtragem pelas características e veja somente aqueles que podem interessar você e sua família.

Por exemplo, se você tem filho adolescente, precisa de um quarto para ele. Então, por que fazer visitar os imóveis com apenas um quarto? É importante manter esse foco, assim você encontra a residência ideal, sem perder tempo e dinheiro.

Busque pelos defeitos

Não importa o que o proprietário ou o corretor imobiliário disse, saiba que nem todo imóvel é perfeito. Independentemente do tipo ou localização, pode haver problemas e alguns são difíceis de resolver depois. A principal pergunta que você deve fazer é: com esses problemas, a residência pode ser um problema que não vale a pena investir?

Se sua resposta for sim, é melhor nem ter o trabalho de negociar, pois você terá muitos gastos para resolver a situação por conta própria. A melhor solução, nesse caso, é partir para a próxima casa da busca.

Faça um planejamento

Antes de comprar ou alugar, é muito importante que você faça um bom planejamento, antecipando suas ações, além de conter o que você precisa e o que o mercado oferece. Você também, precisa estar preparado financeiramente para o investimento inicial da compra ou aluguel. Ademais, muitas vezes é necessária uma reforma antes da mudança definitiva.

Então, além do dinheiro, o tempo para todo o processo também deve constar nesse planejamento. Ainda na hora da compra, há outros custos, como:

  • documentação do imóvel;
  • taxas de avaliação;
  • cobranças do cartório;
  • transferência de propriedade.

Para o aluguel, é preciso planejamento porque você sempre tem um custo mensal, caso contrário, o mês da mudança pode nunca chegar porque você sempre gasta tudo com suas despesas atuais.

Verifique a documentação necessária para comprar imóveis em Porto Alegre

A documentação é um dos principais motivos de muitas famílias não conseguirem fazer a aquisição da casa própria, principalmente se tratando de financiamento imobiliário. Quando a compra é feita à vista, é uma boa prática procurar o cartório da região do imóvel para saber o que você precisa de documentação.

Esses documentos são necessários para transferir o imóvel de uma pessoa para outra. Já falamos de alguns documentos necessários para o financiamento imobiliário, porém, a documentação para esse processo pode variar conforme a instituição financeira que você escolheu.

Por isso, também é importante entrar em contato com eles antes de negociar, assim você evita perder tempo e se frustrar com a negativa do banco.

Erros ao escolher um imóvel em Porto Alegre

Existem alguns erros que podem comprometer uma boa compra de imóvel em Porto Alegre. Abaixo apresentamos alguns desses erros, dizendo qual o impacto deles para sua negociação. Confira!

Deixar de analisar a documentação da propriedade

É preciso verificar toda a documentação do imóvel antes de fechar a compra. Você precisa questionar algumas coisas, como:

  • quando ele foi construído;
  • se há registro do imóvel;
  • quais medidas constam no documento;
  • se o IPTU está em dia;
  • se há liberação do Habite-se.

Na hora de assinar a transferência de imóvel, você pode ser impedido, caso o cartório identifique alguma irregularidade. Além disso, você precisará desembolsar um valor salgado para regularizar tudo em seu nome.

Esquecer-se de procurar sobre a localização do imóvel

A localização do imóvel é muito importante, não apenas por questões de valorização, mas porque você e sua família têm necessidades que precisam ser supridas pelo comércio e instituições da área. Imagine se você precisa levar seu filho todos os dias para a escola que fica há 40 minutos de distância.

Você precisará fazer tudo, pelo menos, 1 hora mais cedo por causa disso — é preciso considerar trânsito, ida para o trabalho e eventual tempo para dar atenção a professores ou seu filho na entrada da escola. Há, também, a questão da segurança do bairro e da infraestrutura de lazer — parques, praças, shoppings etc.

Não contratar uma imobiliária de confiança 

Muita gente acha que a imobiliária só tira vantagem do negócio, porque ela terceiriza uma ação que pode ser feita sem intermédio, apenas com o proprietário e comprador. Porém, como já falamos, a imobiliária protege tanto quem compra quanto quem vende, pelo simples motivo de agir mediante contrato.

Além disso, você pode ter preocupação sobre como preparar seu imóvel para alugar, por exemplo. As imobiliárias oferecem suporte completo para todas as etapas, auxiliando os donos de imóveis a terem um lucro melhor com os inquilinos. Inclusive, toda aquela papelada chata que você precisa verificar e correr atrás sai das suas mãos.

Dessa forma você consegue concentrar-se exatamente aonde precisa: na sua mudança para a nova residência.

Importância de uma imobiliária de confiança para comprar imóveis em Porto Alegre

Contar com uma imobiliária de confiança é essencial para fazer negócios de imóveis em Porto Alegre. O primeiro motivo é que você tem total apoio para fazer todos os processos que precisar:

  • comprar imóvel novo ou usado;
  • financiar seu imóvel;
  • alugar sua casa ou encontrar um aluguel.

Inclusive, para quem está negociando no mercado imobiliário, os corretores são ótimos para ajudar na divulgação e nos trâmites envolvidos. Com a era da Internet as imobiliárias começaram a investir mais de maneira online, assim você tem à disposição diferentes sites para divulgar seu imóvel ou encontrar aquele que você tanto quer.

Outro benefício importante é o contrato de compra e venda feito pela imobiliária. Dessa forma você nunca fica na mão, garantindo os seus direitos e tendo um respaldo jurídico.

A escolha de uma imobiliária para comprar imóveis em Porto Alegre

Ao procurar pela imobiliária ideal para ajudar você a comprar imóveis em Porto Alegre, você deve ir atrás de uma instituição que tenha consolidação no mercado e ofereça suporte completo para o processo. Além disso, você deve verificar:

  • se a imobiliária está registrada no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis);
  • o histórico de trabalho da empresa com outros clientes;
  • os imóveis negociados pela imobiliária;
  • a qualidade do suporte oferecido.

Na hora de comprar imóveis em Porto Alegre, a imobiliária certa para você é a Bridge. Nós trabalhamos com imóveis em todas as áreas da capital gaúcha, oferecendo um suporte personalizado de acordo com seu perfil e necessidades. Oferecemos também parcerias com incorporadoras sólidas e excelentes residências nos melhores bairros.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais a respeito da Bridge, aproveite a oportunidade e acesse agora mesmo o nosso site.