vista entardecer no bairro bom fim em porto alegre

Bairro Bom Fim Porto Alegre: Tudo o que precisa saber

O bairro Bom Fim, de Porto Alegre, é um dos mais nobres da capital do estado do Rio Grande do Sul.

Criado pela lei 2022, de 7 de dezembro de 1959, o bairro se desenvolveu há poucos metros do Centro Histórico.

Trata-se de um bairro com localização privilegiada, com muitas opções de lazer e comércios essenciais e não essenciais. 

Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre o bairro Bom Fim, em Porto Alegre. Aqui você encontrará mais informações sobre a sua história, as suas atrações, a sua localização e os motivos para morar na região.

Portanto, acompanhe o texto e tenha uma boa leitura!

Onde fica o bairro Bom Fim em Porto Alegre?

O bairro Bom Fim está localizado em Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul. Mais especificamente ele fica na zona central da cidade, em uma localização altamente privilegiada.

A região do Bom Fim conta se encontra há poucos minutos do Centro.

Ela é delimitada por uma série de avenidas e ruas. Os seus limites são a Avenida Osvaldo Aranha, que depois continua para a Rua Sarmento Leite, depois para trechos da Rua Irmão José Otao e a Rua Castro Alves, e por fim, na Rua Ramiro Barcelos.

É, de fato, um dos bairros mais bem localizados de Porto Alegre.

História do bairro

O bairro Bom Fim fica onde era o Campo da Várzea. A região tinha 69 hectares que serviam de acampamento para os carreteiros, que eram responsáveis pelo gado que abastecia toda a cidade.

Na região do Parque Farroupilha, existia uma enorme área verde que já foi palco da Guerra dos Farrapos, ponto dos carreteiros e local seguro e de redenção para escravos alforriados no final do século XIX.

O Parque foi reconhecido como Campos da Redenção, mas teve o nome alterado para Parque Farroupilha, em 1935, em homenagem ao confronto entre Farrapos e Imperiais.

Lá se localizavam as concentrações de gados e lixo urbano. Os carreteiros costumavam fazer também a secagem de couros. 

O bairro ganhou o nome de Bom Fim por conta da construção da capela Nosso Senhor do Bom Fim, em 1870 e inaugurada em 1883.

Em 1920, algumas comunidades judaicas chegaram na região, promovendo a construção de novas casas e edifícios comerciais. 

A partir dessa época, o Bom Fim começou a receber uma série de povoados que migravam para o sul do Brasil. A região, além disso, contava com a participação de africanos e judeus, também foi construída por árabes, alemães e italianos.

Como é viver no bairro?

O bairro Bom Fim, em Porto Alegre, proporciona ótimas opções de estabelecimentos, escolas, universidades, farmácias, hospitais, restaurantes, bares e feiras.

Além disso, é uma região nobre e muito bem localizada, que oferece comodidade para todos que ali moram.

Mesmo sendo próximo ao centro e à ruas importantes, como a Av. Osvaldo Aranha, ao mesmo tempo a região ainda é calma. Mais internamente, o bairro chega a ser mais tranquilo.

De toda forma, é um espaço agradável, arborizado, cômodo, geralmente seguro, bem iluminado, sem risco de alagamento e bom para pets.

Leia também: Diversão infantil em Porto Alegre: 11 programas para fazer com as crianças

Afinal, o que fazer em Bom Fim?

vista do parque farroupilha redenção em porto alegre

O Bairro Bom Fim conta com uma série de opções de lazer ao ar livre ou não, bem como restaurantes, bares, cafeterias e confeitarias bastante interessantes.

Os comércios da região costumam ser muito diversificados, atendendo a todos os tipos de público.

Para comer, tomar um bom café ou degustar um doce, você encontra estabelecimentos, como:

  • Espaço Brasco;
  • Cronks;
  • Sambô Sushi;
  • Café Cantante;
  • Lancheria do Parque;
  • Confeitaria Barcelona;
  • Di Toni;
  • Ciao Pizzeria Napoletana;
  • Espaço Veganista;
  • Raw Porto Alegre;
  • Ser Gastropub;
  • Restaurante Formosa.

Na região, é claro que não se pode deixar de ir ao Parque Farroupilha/Redenção. Trata-se de um parque de acesso livre, sem cercas, ótimo para andar de bicicleta, passear, ou apenas relaxar um pouco.

A região conta com muita vegetação preservada, parquinhos e arte.

É um parque ideal para todas as faixas etárias, pois lá você pode realizar diversas atividades. Nas proximidades você ainda encontra lanchonetes, restaurantes e bares de ótima qualidade.

No Brique da Redenção você encontra uma feira de artesanato, comida e obras de arte. É um lugar bastante plural, que com certeza vale visitar.

Nos sábados, ocorre uma feira de alimentos orgânicos, que são mais saudáveis por serem cultivados sem agrotóxicos e aditivos químicos.

No Auditório Araújo Viana você ainda pode conferir uma série de shows, sobretudo musicais.

Para quem gosta de visitar museus, pode conferir o da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Quais os bairros próximos?

O bairro Bom Fim fica próximo a outros bairros muito bons para morar, como:

  • Farroupilha;
  • Rio Branco;
  • Independência;
  • Centro Histórico;
  • Moinhos de Vento;
  • Floresta;
  • Santa Cecília;
  • Cidade Baixa.

Vantagens de morar no Bom Fim, em Porto Alegre

Existem algumas vantagens de morar no bairro Bom Fim, em Porto Alegre.

Em primeiro lugar, a primeira grande vantagem está na sua localização privilegiada, que fica muito próxima ao Centro Histórico e ao Aeroporto Internacional Porto Alegre Salgado Filho.

Além disso, podemos citar a grande comodidade de morar na região. O Bom Fim tem tudo o que é necessário para uma moradia completa.

Na região você encontra clínicas médicas, hospitais, supermercados, farmácia, escolas, praças, feiras, restaurantes, pet shops e muito mais.

Em outras palavras, trata-se de um bairro nobre muito completo, que deve atender todas as necessidades de famílias, casais e pessoas solteiras.

Vale a pena escolher esse lugar para morar?

vista panorâmica de apartamento para alugar no bairro bom fim em porto alegre

Vale muito a pena escolher o bairro Bom Fim, em Porto Alegre, para morar. Ademais, o bairro é considerado por muitos como o melhor da capital.

Como já dito anteriormente, na região você encontra diversas farmácias, hospitais particulares e públicos, restaurantes, feiras, escolas e grande parte do campus da UFRGS.

É uma região tranquila, principalmente nos finais de semana e em suas regiões mais internas, mais distante das principais ruas e avenidas.

Além disso, é um bairro que conta com uma grande diversidade de pessoas, e uma mistura de culturas que pode ser notada em seus comércios verdadeiramente autênticos.

Se você deseja morar em um bairro muito bem localizado, com total comodidade, tem o Bom Fim como uma das melhores opções.

Para encontrar imóveis na região, seja para aluguel ou compra, é importante contar com uma imobiliária de alta qualidade, transparente e solícita. 

A Bridge Imóveis é a melhor imobiliária de Porto Alegre, e possui uma série de casas, apartamentos e prédios comerciais disponíveis em toda a cidade.

Conheça os imóveis disponíveis no bairro Bom Fim, em Porto Alegre!

Conclusão

O bairro Bom Fim, de Porto Alegre, é bastante especial para quem o visita e para quem vive nele. É uma região nobre, conhecida por contar com muitas opções de lazer, restaurantes, escolas, universidades, hospitais, bares e feiras.

Leia também: “Bairro Jardim Botânico em Porto Alegre: motivos para morar na região”

Acompanhe o nosso blog para ler mais conteúdos e dicas relevantes sobre mercado imobiliário e vida em Porto Alegre! 

1 comentário em “Bairro Bom Fim Porto Alegre: Tudo o que precisa saber”

  1. Olá, somos do restaurante e cafeteria Sabor Bueno, fica aqui na Vasco da Gama,56.
    gostarremos de estar na sua lista de indicações de espaços do bairro!! Somo a cara do Bom Fim!
    Venha nos conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *