Porque é indispensável contratar uma imobiliária?

casal efetuando compra apartamento

Se você deseja comprar ou alugar uma casa ou um apartamento, com certeza já ouviu que é importante contratar uma imobiliária. Realmente, essa é uma medida importante para receber todo o suporte necessário e garantir o melhor negócio.

Por outro lado, muitas pessoas acreditam que fazer tudo por conta própria é mais vantajoso e “econômico”, já que o auxílio profissional gera alguns custos. Pode até parecer uma boa ideia, mas o apoio de uma imobiliária é indispensável para quem deseja investir com segurança.

Quer saber o motivo? Então, continue a leitura deste artigo!

Conhecimento de mercado

O primeiro grande motivo para contratar uma imobiliária é o conhecimento de mercado que a empresa tem. Ela sabe as regiões que tendem a valorizar, qual o valor médio praticado na localidade e pode informar outras características importantes.

Isso é fundamental para quem quer fazer um bom negócio, afinal, o investimento em imóveis tem um alto custo e é importante ter um patrimônio bem valorizado, ainda que não se pense na revenda a curto ou médio prazo.

Vale lembrar que o imóvel é um bem da família, que integra o patrimônio de todos e servirá como residência dos moradores, portanto, é importante se sentir seguro na hora da compra para achar bons investimentos.

A ajuda da imobiliária é também indispensável quando o assunto é aluguel, pois é importante pagar um valor condizente com a localização, tamanho e conservação do imóvel, e um profissional direcionará a melhor opção.

Busca pelas melhores oportunidades

As melhores oportunidades de negócio sempre serão encontradas pela imobiliária, afinal, ela tem a experiência necessária para identificar as necessidades do comprador e alinhá-las às ofertas de imóveis disponíveis.

Muitas vezes, o comprador ou locatário, quando faz o negócio por conta própria, só se atenta para a localização e o valor, sem considerar detalhes importantes do imóvel, como conservação, acabamento, estrutura etc.

Um imóvel muito barato pode esconder algumas “armadilhas”, como necessidade de reformas urgentes, o que aumenta o custo efetivo da compra desse bem.

Já o aluguel com um valor muito abaixo ao praticado no mercado pode precisar de reparos ou, pela própria estrutura do imóvel, ter um alto custo mensal para a manutenção.

A imobiliária faz uma avaliação e uma vistoria completa, sabendo exatamente o que será necessário mudar no imóvel para que ele fique do jeito que o comprador necessita.

Ao contratar uma imobiliária tenha apoio com a documentação necessária

Ter facilidades com a documentação necessária também é uma ótima vantagem em negociar imóvel com imobiliária. Afinal, você sabe quais são todos os documentos exigidos para comprar ou alugar um bem e onde consegui-los?

A empresa poderá explicar exatamente o que será pedido e em que lugares encontrá-los — isso depende de vários fatores, como forma de pagamento, tipo de imóvel etc.

Além dos documentos pessoais das partes, como RG, CPF, certidão de casamento, comprovante de residência e declaração de renda, também é preciso analisar os papéis referentes ao imóvel.

As certidões negativas, por exemplo, atestam que o imóvel não tem nenhum ônus, como penhoras e hipotecas, podendo, assim, ser negociado livremente.

Isso facilitará a compra, a negociação com o locador e até a aprovação do financiamento, além de agilizar todo o procedimento, tendo em vista que você poderá organizar tudo com antecedência.

Auxílio jurídico na parte contratual

O contrato de compra e venda de um imóvel é o documento mais importante ao fazer a transação: ele apresentará todos os direitos e deveres de cada parte, falará sobre os valores acordados, forma de pagamento, estado do bem, sanções para quem descumprir alguma cláusula etc.

Já o contrato de aluguel é regido pela lei de locações — Lei n.º 8.245 de 1991 — que fala sobre várias regras importantes nesses negócios, como tempo mínimo, responsabilidades de pagamentos etc.

Tudo isso deve ser feito de acordo com a lei, sendo que nenhuma parte pode ter uma obrigação desproporcional em relação aqu outra, sob pena de anulação ou rescisão do contrato.

Portanto, é fundamental que não haja nenhuma abusividade, além de ter todas as informações necessárias bem especificadas, para que o comprador tenha conhecimento completo do negócio.

Uma imobiliária com experiência terá um documento padrão e poderá modificá-lo de acordo com as necessidades das partes, sem deixar margem para erros ou interpretações que causem danos.

Ao contratar uma imobiliária tenha praticidade ao negociar

Ao contratar uma imobiliária, seja em uma compra e venda ou em uma locação, o trâmite será muito mais prático e sem tantas dores de cabeça, tendo em vista que a empresa fará a intermediação entre as partes.

Você não terá que entrar em contato com o vendedor diretamente nem apresentar propostas esperando uma resposta, pois a imobiliária terá a incumbência de fazer isso e informá-lo de qualquer novidade.

Como já dissemos, ela também tem todo o conhecimento e experiência em relação ao mercado imobiliário da região e saberá filtrar as opções de acordo com a sua possibilidade de pagamento, sabendo o que realmente vale a pena.

Isso ajuda a fazer propostas que são interessantes para os dois lados, ajudando na negociação e facilitando a compra ou o aluguel, sem que você tenha que ficar se preocupando com deslocamentos, cobranças e outros detalhes burocráticos.

Mais segurança ao investir

Quando se está pensando em fazer um investimento de grande porte, como a compra de um imóvel, é comum ficar com receio de cair em um mau negócio.

Aqui entra uma ótima vantagem do intermédio de uma imobiliária: os corretores têm a obrigação legal de transparência nas negociações, falando sobre todos os riscos envolvidos no negócio e os custos efetivos.

Isso facilita o seu planejamento para o investimento, evita surpresas desagradáveis no momento de ocupar o imóvel ou mesmo negociá-lo, garantindo que o seu dinheiro será bem investido.

Isso pode ser efetivo, inclusive, em contratos de aluguel. Com esse pagamento mensal fixo, é importante saber que o imóvel tem plenas condições de uso e que você não terá que gastar tanto com a preservação do bem, o que pode trazer ainda mais custos.

Como vimos, negociar o imóvel com imobiliária traz diversos benefícios. Aqui, é importante contar com uma empresa de confiança e com um catálogo variado, como a Bridge imóveis, para que você encontre a melhor opção para investir ou morar.

Gostou do conteúdo? Se você quer comprar ou alugar imóveis, conheça o nosso site e descubra como podemos ajudar!