consorcio ou financiamento

Consórcio ou financiamento: Saiba qual escolher em 2023

Consórcio ou financiamento? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que desejam adquirir um bem, mas não possuem todo o dinheiro para pagamento à vista.

As suas formas de aquisição cobram taxas, que, embora não sejam muito vantajosas, são os recursos mais utilizados para comprar imóveis ou automóveis.

O consórcio e financiamento são soluções que são oferecidas por bancos e instituições financeiras. Eles contam com uma estrutura definida, mas as taxas cobradas são diferentes.

Neste artigo vamos te explicar qual é a melhor opção entre consórcio ou financiamento. Portanto, acompanhe o texto e tenha uma boa leitura!

Consórcio, o que é?

O consórcio é uma das alternativas para se adquirir um bem quando não há capital disponível para realizar uma compra à vista ou com uma grande entrada.

Esta modalidade de aquisição se realiza por um grupo de pessoas que se reúnem, com o objetivo de comprar um bem, como automóveis e até imóveis.

Os participantes do consórcio buscam formar uma poupança comum, para que, até o final do contrato, cada um consiga adquirir a sua carta de crédito.

Como funciona? 

O grupo de participantes do consórcios deve realizar o pagamento de um valor determinado mensalmente. Todo o pagamento forma uma poupança comum.

Um contrato é formulado, com os valores a serem pagos e datas. Até o final do contrato, todos devem se contemplar com uma carta de crédito no valor acordado.

No Brasil, o consórcio costuma ser realizado por administradoras, que são fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil.

Administradoras gerenciam e comercializam consórcios. Além disso, elas estipulam regras sobre o prazo de duração, número de cotas, valores a serem pagos e as demais condições do sorteio.

É importante, antes de entrar em um consórcio, pesquisar se a empresa que oferece o serviço é associada ao Banco Central. Caso contrário, é perigoso realizar essa transação.

Ao entrar no consórcio, o participante deve selecionar a cota que deseja pagar. Isso quer dizer que o indivíduo pode escolher a sua parte do saldo. 

A poupança que é formada deve ser paga por sorteio. O sorteio, basicamente, define a ordem que cada participante será contemplado.

Para as pessoas que desejam antecipar o seu crédito, é possível realizar um lance. 

Como ressaltado anteriormente, muitos bens podem se adquirir por consórcio. Neste artigo, o nosso foco é o consórcio imobiliário.

O consórcio imobiliário serve para comprar imóveis, ou reformar, construir ou comprar terrenos.

Muitas vezes, nessa modalidade é possível utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para oferecer lances, por exemplo.

Vantagens

O consórcio apresenta algumas vantagens, que são:

  • não cobra juros: não se cobram juros no consórcio. Apenas uma taxa de administração deve ser cobrada. Ela deve ser estabelecida em contrato e diluída ao longo do pagamento;
  • possibilita o pagamento à vista: por receber uma carta de crédito de uma só vez, é possível negociar o pagamento à vista, que muitas vezes recebe descontos;
  • é ideal para maior planejamento financeiro: para quem ainda não está organizado para arcar com os gastos de uma nova casa ou um novo carro, realizar o consórcio te dá mais tempo para realizar um planejamento;
  • investimento seguro: é uma forma segura de investir em um bem.

Desvantagens

As desvantagens estão mais relacionadas ao tempo de contrato. No consórcio, é fundamental ter disciplina para pagar as parcelas mensais.

Caso o pagamento não seja realizado, você pode ser multado ou até expulso do grupo.

Além disso, muitas vezes a contemplação pode demorar anos. Para quem precisa de urgência, essa pode não ser uma opção.

Quais os riscos? 

Se você realizar o consórcio de uma administradora fiscalizada pelo Banco Central, os riscos são baixos. 

Portanto, verifique se a administradora é reconhecida pelo Banco.

Explicando o financiamento

diferenças entre consórcio e financiamento

O financiamento é um recurso para adquirir bens, como carros, motos, imóveis, ou até mesmo pagar cursos universitários.

Para solicitar um financiamento, é preciso contar com uma instituição bancária. Você deve ser correntista de um banco, e demonstrar por seu histórico que há renda suficiente para o pagamento.

Como funciona? 

O financiamento é uma modalidade de crédito que serve para adquirir bens. Além disso, é preciso fazer um empréstimo com o banco.

Juros são cobrados nas parcelas do financiamento. Geralmente, no financiamento imobiliário as taxas que são cobradas são menos elevadas do que as de outras modalidades.

De todo modo, o prazo de pagamento costuma ser longo, pois, afinal, o valor de um imóvel costuma ser alto.

O financiamento não oferece todo o valor do imóvel e, por isso, é necessário pagar um valor de entrada.

Vantagens

Confira as vantagens do financiamento:

  • facilita a aquisição do bem: muitas vezes, o valor do bem a se adquirir é muito alto, dificultando o pagamento à vista. O financiamento é um recurso para possibilitar a compra;
  • parcelas mensais menores do que de aluguel: a depender do valor do imóvel e a entrada paga, as parcelas mensais podem ser menores do que as de um aluguel. A diferença é que o bem será seu;
  • possibilita a compra imediata de um bem: para quem prefere comprar um imóvel rapidamente, pode solicitar um financiamento com instituições bancárias. O processo, se aprovado, não costuma demorar.

Desvantagens

É possível citar duas principais desvantagens do financiamento.

Assim, a primeira delas é o juros cobrados. Estes valores podem ser altos, fazendo com que, no final do pagamento, você tenha embolsado mais do que o valor do imóvel propriamente.

Além disso, o tempo para pagar as parcelas também costuma ser extenso. Se não houver planejamento, o endividamento pode ocorrer, mas claro que trata-se de uma questão de organização pessoal.

Quais os riscos?

Se realizado com uma instituição bancária de relevância e confiança, os riscos são mínimos.

O que você deve se atentar é quanto ao seu planejamento financeiro que, se for falho, pode te acarretar problemas com dívidas. 

O tempo para pagar o financiamento é extenso, então é importante se organizar.

O que é mais barato consórcio ou financiamento?

No final das contas, o consórcio pode ser mais barato do que o financiamento. Isso porque o consórcio não cobra juros, e sim uma taxa de administração.

Mesmo a taxa da administradora sendo cobrada, ela costuma ser mais barata do que os juros de um financiamento.

Portanto, pensando estritamente no quesito economia, o consórcio leva vantagem.

Consórcio ou Financiamento: Qual escolher?

qual o melhor consórcio ou financiamento

Para escolher entre consórcio ou financiamento, é preciso levar em consideração alguns pontos fundamentais.

O primeiro deles é entender quais são as suas prioridades/necessidades. De acordo com o que você precisa e o seu prazo, é possível escolher a opção mais adequada.

Abaixo, entenda as diferenças entre as duas modalidades de aquisição:

Entenda as diferenças

O consórcio é uma busca feita por pessoas que preferem pela economia, e que não possuem urgência em adquirir um imóvel. 

Sendo assim, para quem possui planos de médio a longo prazo, o consórcio é a melhor alternativa.

Já para quem tem uma necessidade mais urgente, o financiamento deve ser a opção.

Contudo, para ele será preciso ter recursos para pagar uma quantia de entrada e organização no pagamento das parcelas.

Para quem deseja realizar o financiamento de imóveis com taxas menores, é possível contar com o financiamento da melhor imobiliária de Porto Alegre: a Bridge Imóveis.

A Bridge conta com imóveis de luxo para comprar ou alugar e, além disso, oferece recursos para possibilitar a aquisição de seus clientes por meio de seu financiamento.

Conheça o financiamento imobiliário da Bridge para economizar nas taxas de juros!

Conclusão

Entre consórcio ou financiamento, você deve optar pela alternativa que mais atende às suas necessidades.

Se você pensa em um investimento a longo prazo, opte pelo consórcio.

Para quem precisa do bem mais rapidamente, o financiamento pode ser a melhor opção.

Se você gostou deste artigo, leia também: “Como vender um imóvel financiado: saiba aqui!”

Acompanhe o nosso blog para ler mais conteúdos e dicas relevantes sobre mercado imobiliário e vida em Porto Alegre! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *