Home » Espaço Pet em Condomínios: Por Que e Como Começar a Investir?

Espaço Pet em Condomínios: Por Que e Como Começar a Investir?

espaco-pet-em-condominio-por-que-investir

Além das áreas de lazer e serviço comuns nos condomínios, a grande tendência agora é o espaço pet.

Essa área é um local reservado para cães e gatos e está ganhando cada vez mais destaque nos empreendimentos conceituados.

Essas partes dedicadas aos animais domésticos presentes no estilo condomínio clube, recebem diversos nomes, podendo ser: pet place, pet garden, pet space, pet play, pet care, pet walk ou space dog. 

Agora entenda sobre as características dessas áreas.

Leia também:

O Que É Um Espaço Pet?

o-que-e-um-espaco-pet

Um espaço pet é exatamente o que o nome sugere, um local exclusivo para os animais de estimação de cada morador do prédio.

Também há lugares para caminhadas, jardins de recreação, parte para higiene e treinamento. 

Ainda é possível combinar todos esses serviços, dependendo apenas do limite, consenso e orçamento definido nas assembléias do condomínio.

Por isso, as imobiliárias de confiança já informam a disponibilidade dessa opção nos empreendimentos.

O próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) demonstraram em um levantamento recente que o Brasil está na 3ª posição entre os países com mais população de pets.

Por isso, nada mais justo do que os empreendimentos trazerem como diferencial esse espaço.Isso acaba sendo até mesmo um fator que pesa durante a escolha de quem está em busca do seu primeiro imóvel, sendo ainda um dos fatores de valorização no mercado imobiliário.

Por que escolher morar em um Condomínio com Espaço Pet?

Por-que-escolher-um-espaco-pet

Morar em um apartamento com uma área para animais, assim como um espaço kids, é um ótimo investimento, ainda mais para o brasileiro que gosta de considerar seu animal de estimação como parte da família

Afinal, os cachorros e os gatos dos habitantes do local também precisam de cuidados. 

Por essa grande tendência no mercado, os condomínios estão investindo nesses espaços pet cada vez mais e indo além. 

Empreendimentos novos chegam a trazer também salões de festas e jogos, salas equipadas para banho e tosa, além de uma área chamada pet play, para que eles se exercitem com segurança. 

Então, este espaço é mais que um local para os animais, é um ambiente completo com infraestrutura preparada para os moradores passarem tempo de qualidade com seus pets, com mais diversão, cuidado e carinho. 

Tudo isso sem precisar sair de casa ou contratar um serviço extra. 

Quais as Vantagens do Espaço Pet em Condomínios?

vantagens-espaco-pet-em-condominio

Para quem tem um animal de estimação, a escolha do imóvel ideal também envolve o conforto do seu pet.

Então, ter o espaço para pet, projeto de pet space ou apenas uma área aberta dedicada a eles já traz diversas vantagens. 

Confira quais são: 

1. Higiene

Uma das opções oferecidas é o ambiente para realizar o banho e a tosa do animal. Assim, o morador não precisa sair do seu prédio para fazer a higiene do seu pet, ou pode ainda contratar um profissional para essa tarefa dentro do condomínio mesmo. 

2. Segurança

A área para pets tem uma parte interna específica para a caminhada. Com isso, o dono fica protegido dos perigos comuns em uma rua, além de deixar o animal longe de contaminações e doenças presentes em espaços públicos. 

3. Saúde

Estar em um ambiente fechado, mesmo que seja amplo, pode ser fonte de estresse para o pet.

Por isso, ter uma área comum para brincadeiras gerais e socialização com outros pets é ótimo para o bem-estar dos cães e gatos. 

Sem contar com os próprios exercícios que eles podem fazer com os objetos de treinamento disponíveis. 

4. Economia

Ainda que tenha um custo de investimento em uma visão mais imediatista, em médio e longo prazo o serviço traz mais economia para os moradores. 

Isso acontece já que é possível reduzir os gastos com locomoção e petshop, além de manter o animal mais saudável a maior parte do tempo. 

Depois de entender o que é a área para pets e como ele pode trazer benefícios, veja também dicas para usar essa área sem ter problemas com os vizinhos.

5 dicas de boa convivência para frequentar o Espaço Pet

Ter um local exclusivo para os animais ajuda até mesmo a melhorar o convívio no condomínio, já que os latidos de estresse e agressividade dos cães tendem a diminuir. 

Se você não pode ter um espaço gourmet com área para eles, vale ter essa parte compartilhada. 

Também é uma oportunidade para a interação entre os moradores que gostam de pets, garantindo uma sociabilidade maior e criando relações mais próximas.

No entanto, para conseguir isso, é fundamental seguir regras de bom-convívio no pet space

1. Regras de convivência

Para o uso coletivo dessa área, é essencial ter regras claras para o convívio com os outros animais e usuários. 

Um exemplo é apresentar o comprovante de vacinação em dia, proibição de filhotes antes de estarem vacinados (para que eles fiquem protegidos de possíveis doenças) e o uso de coleira que tenha a identificação do pet e contato do proprietário. 

2. Preservação dos equipamentos

É importante manter o cuidado com os equipamentos e objetos do local. Por isso, eles devem ser de boa qualidade, duráveis e com fácil limpeza. 

Afinal, os pets amam brincar e, naturalmente, acabam fazendo sujeira no local. Assim, é importante ter manutenção prática para o dia a dia.

3. Cuidado com plantas

Nem todas as espécies de flores, folhagens e vegetais são seguros para os animais.

É preciso observar se eles são pontiagudos ou tóxicos antes de compor o jardim para a caminhada dos pets.

4. Divisão de responsabilidades 

Para que todos convivam bem na área para animais, é importante dividir as responsabilidades de cuidados com esse local.

Isso vale tanto para os funcionários, quanto para os moradores. Logo, todos devem entender que precisam fazer a sua parte. 

5. Manter a limpeza

Ainda que tenha uma parte completa para o banho e tosa, também é interessante ter um esquema para limpeza das patas e focinhos dos animais, antes da volta para os apartamentos. 

Além disso, cada dono é responsável por recolher a sujeira e detritos de seu próprio animal, para que a área fique agradável para todos depois do uso. 

Agora você já sabe por que ter um ambiente para pets em condomínios é importante. Então, começar a investir nesse local é uma forma de manter o bem-estar do animal. 

Também ajuda na socialização entre moradores que gostam de cães ou gatos, além de ser um elemento que valoriza o condomínio.

Por isso, todos saem ganhando ao optar pelo espaço pet. Então, se você gostou de saber mais sobre essa área exclusiva para animais, vai adorar conhecer as vantagens das sacadas em apartamento.