A decoração escandinava é um estilo decorativo criado nos países nórdicos, que são Dinamarca, Suécia e Noruega.
No entanto, o estilo de decoração escandinava recebeu novas influências. Por exemplo, o minimalismo.
Os ambientes com design de interiores escandinavo buscam o uso de cores neutras, confortáveis, e ambientes funcionais. Mas, ao mesmo tempo, aconchegantes.
Neste blog vamos te explicar o que é esse tipo de decoração. Aprenda como se deu o seu surgimento, as suas características principais e dicas de como usar na sua casa.
Boa leitura!
O que é um estilo de decoração escandinava?
O estilo de decoração escandinavo conta com características do minimalismo. Por exemplo, preservar o uso de cores neutras e a função dos ambientes.
Esse tipo de decoração surgiu na Escandinávia, que era formada pelos países nórdicos (Dinamarca, Suécia e Noruega).
Há um impasse quanto a Dinamarca fazer parte dos países escandinavos devido a sua geografia. No entanto, o estilo é considerado parte do grupo norte europeu, por questões culturais.
Os países do norte da Europa possuem um inverno rigoroso. Por isso, mantém as pessoas por mais tempo dentro de casa. Assim, fazendo com que pensassem em aconchego como um ponto fundamental do estilo de decoração.
Para passar um bom tempo em família e receber os amigos, as pessoas desses países buscam tornar o ambiente bastante agradável e acolhedor.
Outro fator que atribui mais uma característica ao estilo decorativo é a preferência da população escandinava pela praticidade e simplicidade.
A decoração escandinava é uma consolidação do artista sueco Carl Larson, em 1853. Segundo demonstram registros arquitetônicos, Carl casou-se com a artista Karin Bergoo. A autora é famosa pelo seu trabalho com design de interiores.
Enquanto Carl realizava pinturas de sua família, Karin ajudou com a decoração da casa. Para eles, a criatividade foi um ponto fundamental que ajudou a desenvolver o estilo de decoração de cada um.
A partir do século XX, o estilo decorativo ganhou mais força. Com ainda mais contribuições de outros especialistas, como Hans Wegner, Arne Jacobsen, Verner Panton, Eero Saarinen e muitos outros.
Apesar de ter origem dos países nórdicos, a decoração escandinava passou por releituras em todos os lugares do mundo.
Características da decoração escandinava
Algumas das principais características firmes foram
- uso de cores neutras, como branco e outros tons claros;
- uso de madeira e outros materiais naturais;
- valorização da iluminação natural;
- funcionalidade de móveis, ambientes e objetos;
- busca pelo aconchego.
Por conta de seus aspectos principais, como tranquilidade, calmaria, simplicidade e aconchego, é possível encontrar semelhanças entre outros estilos de decoração, como minimalismo, comfy e boho.
Qual a diferença entre boho e escandinava na decoração?
A decoração boho tem como principal característica o uso de elementos naturais, como a madeira, plantas, metal, entre outros. Além disso, costuma valorizar o conforto dos ambientes.
No entanto, se trata de um estilo um pouco mais livre, onde o uso de cores diversas é mais comum. Nesse estilo de decoração é mais comum o uso de elementos decorativos.
Já a decoração escandinava moderna busca algo parecido com o minimalismo, o que preserva o uso de cores neutras ou claras e móveis verdadeiramente funcionais.
Por isso, embora eles busquem preservar o aconchego, se trata de estilos com características bem diferentes.
Como usar o estilo de decoração escandinava
Usar a decoração escandinava em seu ambiente pode ser possível, pois existem soluções bem simples que podem tornar o seu espaço aconchegante, funcional e clean.
Veja como usar esse estilo de decoração na sua casa ou apartamento:
1. Use cores claras e neutras
As cores são fundamentais para dar neutralidade, tranquilidade e calmaria para uma casa. Para manter o ambiente mais aconchegante, opte por elementos em tons claros e neutros.
Assim, o uso do branco, do cinza e de qualquer outra cor, mas clara, são algumas das indicações.
Ainda é possível usar cores vívidas nesse tipo de decoração, mas, no entanto, elas devem aparecer em apenas um elemento, e em harmonia com os outros artefatos decorativos.
2. Use uma mobília minimalista
Usar móveis minimalistas é uma ótima escolha para o ambiente com decoração escandinava.
Os móveis minimalistas são aqueles bastante úteis, mas nada extravagantes. Ou seja, de tons mais comuns, como branco, ou em madeira.
A organização dos móveis no ambiente também o torna mais minimalista. Assim, quanto menos os móveis ocuparem o espaço, mais minimalista ele será, o que é perfeito para esse tipo de decoração.
3. Inclua paredes brancas
A pintura de paredes é uma das cores que mais pode ser vista em uma casa ou apartamento. Assim, o uso do branco e outros tons neutros é uma boa dica para usar o estilo escandinavo.
Os tons claros, além de facilitar o uso de outros elementos decorativos. Afinal, combinam facilmente com a maioria, também são indicados para valorizar a iluminação natural.
Afinal, quando a luz aparece no branco ou cores adjacentes, o ambiente é bastante iluminado como um todo.
4. Inclua elementos naturais
A decoração escandinava foi feita a partir do uso de materiais naturais, principalmente aqueles encontrados no Norte da Europa.
Para a realidade brasileira, é possível adaptar esse uso de elementos naturais para os que podemos encontrar no país.
Escolha madeiras locais, bem como pedras, plantas, louças de materiais naturais, e até mesmo a palha.
5. Use formas geométricas
As formas geométricas podem ser usadas na decoração escandinava. É claro que o uso exagerado de formas pode retirar o toque mais rústico, natural e minimalista que compõem o estilo.
Contudo, formas geométricas em quantidades adequadas podem ser utilizadas. As linhas retas são as mais indicadas, mas outras formas, quando bem administradas, são bastante bem-vindas.
Inclusive, móveis mais redondos, como sofás, podem ser bastante especiais para oferecer maior sensação de aconchego.
6. Diminua o uso de tecnologia
Mesmo que a tecnologia já esteja presente em todos os lares, a decoração escandinava valoriza o menor uso possível. Isso porque, em sua fundação essencial, a tecnologia não era usada.
Sempre foi preferido que amigos e familiares se reunissem para passar boas horas juntos.
Por isso, quanto mais puder evitar dispositivos tecnológicos nos ambientes, melhor será.
7. Crie texturas
Quando se pensa em trazer mais conforto e aconchego para uma decoração, muitas pessoas ainda ficam em dúvida de como fazer isso.
Uma das formas é dar mais texturas para as mobílias. Isso porque, ao toque, é possível sentir uma sensação de conforto e relaxamento.
Por isso, invista em sofás com texturas, tapetes, mantas e almofadas, não só em quartos, mas na sala de estar também.
Para aplicar a decoração que você gosta, é preciso ter o seu lar dos sonhos.
A Bridge Imóveis é uma imobiliária que comercializa casas e apartamentos de luxo em Porto Alegre.
Caso o aluguel se adeque aos seus planos no momento, confira os melhores imóveis de POA!
Conclusão
A decoração escandinava é um estilo que surgiu nos países nórdicos, localizados no norte da Europa, que são, de forma mais especifica, Dinamarca, Suécia e Noruega.
Esse estilo decorativo sofreu mudanças de acordo com o seu crescimento pelo mundo.
Assim, as características que hoje se destacam são o minimalismo, o valor da luz natural, o uso de materiais naturais e a preferência por cores claras e neutras.
Caso tenha gostado deste artigo, leia também: “Decoração de apartamento: Saiba como fazer e o que evitar”.
Para mais conteúdos sobre decoração, mercado imobiliário e vida em Porto Alegre, acompanhe o nosso blog!
Realmente um estilo muito lindo. Estou decorando minha casa nova, certamente vou usar essas dicas. Obrigada.