decoração apartamento como fazer

Decoração de apartamento: Saiba como fazer e o que evitar

Qualquer lar ganha vida ao ser decorado. A decoração de apartamento tem o papel de tornar o ambiente mais aconchegante, bonito, organizado e funcional.

A decoração tem a função de transmitir sensações e emoções. Ou seja, é um fator que transmite a personalidade de quem faz parte daquele ambiente. Contudo, é muito fácil errar na hora de escolher a decoração, afinal, mesmo os artigos de decoração mais lindos podem acabar com a harmonia se não forem harmonizados.

Por isso, neste artigo vamos te explicar como fazer uma boa decoração de apartamento, bem como dicas para evitar o erro. 

Boa leitura!


Como fazer a decoração de apartamento?

Separamos algumas dicas para a decoração do seu apartamento. Confira:

Escolha um estilo de decoração de apartamento

O primeiro passo é escolher um estilo de decoração para aplicar em seu apartamento. Ele será importante para te guiar durante o processo de escolha de móveis, objetos e materiais.

Vale lembrar que, em alguns projetos, é possível mesclar estilos de decoração de forma coerente. Veja alguns dos principais tipos de decoração:

Decoração comfy

A decoração comfy foca no conforto. Assim, as cores utilizadas são neutras e suaves, muitas vezes também terrosas. Além disso, ambientes com estilo comfy possuem bastante móveis confortáveis, com boas mantas, almofadas macias e tapetes.

Decoração natural de apartamento

A decoração natural foca no uso de materiais naturais, que podem ser pedras, madeira, palhas e plantas.

Decoração industrial

A decoração industrial tem como referência tudo que é da cidade. É como se parte da casa se integrasse com as ruas.

Por isso, os elementos decorativos utilizados são móveis com estruturas de ferro e texturas em cimento.

Decoração industrial

Decoração de apartamento moderna

A decoração moderna costuma estar à frente do seu tempo, com um aspecto futurista. Móveis sofisticados e com estruturas não convencionais são boas opções. Afinal, dão um tom mais contemporâneo ao ambiente e são super funcionais!

Decoração clássica

Decoração clássica

A decoração clássica é marcada pelo uso de peças da antiguidade, como o grande uso de móveis de madeira maciça, lustres e quadros. Além disso, o uso de obras de arte como pinturas nas paredes e esculturas também ajuda a compor a decoração.

Decoração de apartamento retrô

A decoração retrô também busca referências dos anos 60 até meados dos anos 90. Aqui se utilizam cores marcantes e eletrônicos analógicos. 

Decoração minimalista

A decoração minimalista vem do ideal de minimalismo, que tem como objetivo reduzir o uso de recursos desnecessários.

Assim, ela é marcada por formas simples, bem como cores neutras e móveis funcionais e que bastam por si só. 

Decoração de apartamento boho

A decoração boho tem como foco principal o uso de materiais naturais e plantas. Além disso, também são utilizados elementos confortáveis, como mantas, cobertores e tapetes.

Decoração Boho

Monte um projeto em uma loja de móveis planejados

É importante contar com um apoio profissional ao decorar a sua casa.

Os móveis planejados se mostram como uma opção para quem prefere investir em peças mais completas e não gastar tempo escolhendo mobílias que fazem sentido juntas. 

O projeto dos móveis é realizado em conjunto com a loja, por isso é possível dar vida àquela sua ideia que não está disponível no varejo.

Para cada ambiente opte por uma peça-chave

Existem peças-chave de decoração de apartamento para cada ambiente.

A sala, por exemplo, tem como peça-chave mesas de centro, quadros decorativos e cabideiros. 

Já o banheiro pode contar com um espelho diferente do convencional, capaz de valorizar o ambiente.

Nos quartos, a peça-chave pode ser uma bela luminária ou um guarda-roupa de aparência marcante. 

A cozinha pode contar com estantes para livros de receitas, quadros, louças elegantes e tábuas de pedras naturais.

Todo ambiente pode ser composto por objetos que, para além da estética, oferecem alta funcionalidade.

Erros comuns na decoração de um apartamento para evitar

Se por um lado a decoração pode agregar sentimento ao apartamento, ela também pode prejudicar em alguns sentidos. 

Separamos abaixo alguns dos principais erros na decoração de apartamentos:

Exagero em itens de decoração no mesmo ambiente

Exagero decoração de casa

A decoração de apartamento tem cada vez mais exaltado a liberdade dos proprietários. Sendo assim, os ambientes podem conter bastante elementos decorativos, mas é preciso se atentar com o excesso de informação.

Existem algumas situações em que menos é mais. Afinal, a poluição visual pode causar incômodo depois de um tempo.

Os apartamentos precisam ser bonitos, mas nunca cansativos. Quando isso acontece, será mais difícil que cada item de decoração de apartamento seja notado de forma única. 

Trocar piso de um cômodo para outro

Utilizar pisos diferentes de acordo com cômodos pode ser um erro em alguns casos. Inclusive, em ambientes pequenos, o piso diferente transmite a sensação de delimitação dos espaços. Nesse sentido, o uso de um único piso pode trazer maior sensação de amplitude.

Já em ambientes maiores, a troca de piso não é um problema. Afinal, em alguns projetos, utilizar pisos diferentes da sala e cozinha para os quartos é bastante comum.

Não posicionar bem as mesas, ocupando mais espaço no local

As mesas de centro e de jantar precisam estar bem posicionadas, de modo a não atrapalhar a circulação do ambiente. Sendo assim, já pense nos móveis que irá comprar para evitar não ter espaço para tudo o que comprou.

Esta mesma dica serve para qualquer mobília. Por isso, perceba a melhor posição para instalar os móveis do seu apartamento. Assim, você conseguirá manter um espaço de circulação agradável entre os ambientes, uma técnica que é inclusive recomendada no feng-shui.

Como deixar o apartamento aconchegante?

decoração apartamento Bridge Imoveis

Há várias formas de tornar um apartamento mais aconchegante. Entre elas, o uso de cores específicas. Certamente, quando se pensa na decoração a primeira coisa que vem à cabeça é pintar as paredes. Mas, o fato é que ornar as cores com os móveis é uma das missões mais difíceis da decoração de interiores.

Para facilitar a sua escolha saiba que cores mais quentes e suaves costumam transmitir a sensação de maior proximidade e aconchego. Sendo assim, você deverá fazer a composição da mobília e dos objetos de decoração de forma que contrastem com a cor das paredes.

Utilizar cores muito vibrantes, mesmo que sejam quentes, pode ser um problema ao buscar por uma decoração mais acolhedora.

Outra boa dica é o uso de móveis de boa textura e maciez. Por exemplo, sofás, almofadas, mantas e tapetes confortáveis tornam um ambiente mais aconchegante. Dessa forma, não tem como errar na decoração!

Por fim, uma boa dica é fazer a utilização correta das luzes. A iluminação pode mudar o aspecto do apartamento.

Já em relação à iluminação, a luz branca é utilizada para ambientes mais alerta, geralmente onde são realizadas atividades de trabalho, como lavanderia e cozinha. De outro lado, outras áreas, como mesa de jantar, sala e quartos, a luz amarela traz mais aconchego. 

A Bridge Imóveis aluga e vende os melhores imóveis de Porto Alegre. Encontre um novo lar para chamar de seu! 

Conclusão

A decoração de apartamento deve ser pensada de acordo com as preferências estéticas dos moradores, mas, claro, sem deixar de lado a funcionalidade do ambiente.

O conforto deve ser um ponto a ser considerado, pois, afinal, trata-se da sua casa.

Em ambientes pequenos, é preciso pensar em decorações que não ocupam tanto espaço. Já em espaços maiores, há uma maior liberdade, sendo ainda necessário se atentar para não pecar pelo excesso. 

Com as dicas apresentadas neste artigo, você terá um melhor direcionamento para caprichar na decoração de seu apartamento.

Gostou do artigo? Leia também: “Como escolher um bairro para morar? 4 dicas para te ajudar na decisão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *