Fique por dentro dos principais custos da aquisição de imóvel

calculadora

A aquisição de imóvel envolve vários custos. Além do pagamento do bem, é preciso arcar com os procedimentos do financiamento, das documentações, da transferência e outras despesas.

Ao fazer o planejamento financeiro para essa hora é fundamental contar com todos esses gastos. Isso é importante para que você não tenha imprevistos orçamentários e contraia dívidas que não estavam planejadas, frustrando esse momento tão especial.

Neste texto mostramos os principais custos ao comprar um imóvel, considerando tanto o próprio bem quanto outros custos que você pode ter nessa hora. Acompanhe e se planeje com segurança!

Registro do imóvel

O registro do imóvel é uma informação repassada ao Cartório competente para que a transmissão do bem seja averbada na matrícula, dando publicidade para a transação e demonstrando quem é o novo proprietário.

Ele é essencial para cumprir todas as normas legais da compra e venda, uma vez que essa transmissão precisa ser registrada para que todos tenham conhecimento do atual estado do bem.

Não há um valor tabelado para esse registro, tendo em vista que ele é cobrado pelo cartório e depende da localidade e outras circunstâncias. Geralmente isso não ultrapassa 1% do valor venal do imóvel.

Escritura pública

A escritura pública de compra e venda é um documento oficial que serve para registrar a manifestação de vontade das duas partes: uma querendo vender o imóvel e outra o comprando.

Isso é feito por meio de um instrumento público – que é a própria escritura – na presença de um Tabelião, que tem a competência para atestar essa negociação.

A taxa cobrada aqui também varia de acordo com o Tabelionato de Notas da sua cidade, considerando o preço do imóvel. Informe-se com antecedência sobre esses custos porque ele é obrigatório para a transferência do bem. No caso de financiamentos o contrato servirá como escritura pública para o registro.

ITBI

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um tributo de pagamento obrigatório quando há transferência desses tipos de bens de forma onerosa. Então se você está pagando pelo imóvel, terá que recolher esse imposto.

Ele é de competência municipal, por isso cada cidade terá uma alíquota diferente que é aplicada ao valor venal do imóvel, chegando até 2%. Essa base de cálculo é a mesma do IPTU, portanto você poderá olhar no carnê qual é o montante.

Taxas administrativas

Outro custo importante na aquisição de imóvel são as taxas administrativas. Se você for utilizar um financiamento para o pagamento do bem, não esqueça de observar tudo o que é cobrado.

Primeiro é preciso pagar o custo da vistoria do imóvel, feita por um engenheiro da instituição financeira. Ela serve para atestar que o bem se encaixa em todas as regras do financiamento.

Além disso, são cobradas outras taxas administrativas para a liberação do financiamento, mas isso varia entre cada banco. Informe-se previamente com a instituição financeira para conseguir fazer um bom planejamento e arcar com essas despesas.

Despesas com mudança

Os seus gastos com mudança também devem ser considerados na hora da aquisição de imóvel, afinal você terá que fazer o transporte dos seus móveis, transferir serviços contratados etc.

Aqui também é importante considerar se você quer fazer alguma reforma no imóvel que foi adquirido, pois isso também será uma despesa a ser planejada no seu orçamento.

A dica é fazer um checklist com todos os serviços que você terá que contratar, como empresa de mudança, ajudantes de transporte, transferências entre outros. Depois disso basta buscar vários orçamentos e escolher o melhor custo-benefício.

Ao saber todos esses custos com aquisição de imóvel ficará mais fácil filtrar as opções que cabem no seu orçamento, além de poder fazer um planejamento financeiro com mais segurança. Uma imobiliária de confiança também poderá ajudar a esclarecer todos esses procedimentos e diminuir os seus gastos.

Depois de aprender melhor sobre a aquisição de um imóvel, você não pode deixar de entrar em contato com a gente para que possamos ajudá-lo a adquirir a sua casa própria!