Home Staging Porto Alegre

O que é Home Staging e como aplicar para valorizar seu imóvel!

Vender ou arrendar um imóvel costuma ser uma tarefa desafiadora. Por isso, usar técnicas de marketing imobiliário pode ser o que você precisa para sair desse impasse. Um bom exemplo é o home staging. 

Uma casa ou apartamento vazios parecem menos interessantes, já pensou nisso? Com isso, essa prática também é chamada de encenação do imóvel.

Em especial durante os tempos de crise e instabilidade financeira, é ótimo usar essa estratégia para aumentar as chances de ter sucesso nas suas negociações

Se você achou interessante e quer saber mais, continue a leitura desse artigo e descubra como colocar isso em prática. 

Afinal, o que significa home staging?

O que significa home staging?

O home staging é um termo vindo dos Estados Unidos que teve origem nos anos 70. Seu surgimento aconteceu devido a uma grande oferta de imóveis nesse período. Já na década de 90 migrou gradualmente para a Inglaterra e Europa. 

Na tradução literal, essas palavras significam “encenação da casa”. Portanto, é uma forma de preparar uma casa ou apartamento vazios para ficarem mais atrativos durante a venda. Assim, aplicando uma decoração acessível, funcional e rápida para adicionar mais valor ao bem. 

O princípio do home staging é criar um ambiente que chame atenção de possíveis compradores. Com isso, é mais fácil vender o imóvel, já que ele conquista mais olhares. Até hoje a prática é muito comum nos EUA. 

Até mesmo diversas imobiliárias fazem parcerias com designers de interiores para não apresentar o imóvel sem decoração. Quando isso não é possível, também existe a alternativa de usar softwares para decorar virtualmente.

Qual a importância do Home Staging na venda de um imóvel?

Qual a importância do Home Staging na venda de um imóvel?

Imagine como funciona uma lanchonete. O cliente chega e vê o sanduíche que deseja em uma foto ou pronto na vitrine. Além das informações da embalagem, preço e ingredientes, esse estímulo visual é o grande responsável por sua escolha.

Por isso, mesmo após visitar o site da imobiliária, ter os dados sobre a propriedade, estar com os panfletos e tirar dúvidas com o corretor, ainda falta o toque final. Ou seja, falta ele se encantar com aquele apartamento ou aquela casa em específico. 

Então, a proposta é levar o marketing usado no comércio também para o mercado imobiliário. O home staging busca estimular a visão do possível comprador para ele imaginar como o imóvel irá ficar após a sua decoração. 

No Brasil, já existem profissionais especializados na aplicação do home staging. Em geral, eles costumam fazer a precificação do trabalho por metro quadrado. Então, se você quer usar essa forma de acelerar suas vendas, vale a pena procurar esses parceiros. 

7 dicas simples de como fazer home staging

Segundo um estudo da National Association of Realtors (NARS), o home staging permite que um imóvel seja vendido ou alugado até 50% mais rápido, quando comparado a ele em seu estado anterior. Você também pode aplicar essa técnica por conta própria, veja as dicas. 

1. Remova os itens desnecessários

Dicas Home Staging

A ideia é mostrar um espaço amplo e pronto para receber o que o cliente possuir. Dessa forma, retire tudo que ocupa espaço e seja desnecessário. Assim, você terá mais divisões disponíveis, além de proporcionar a sensação de liberdade e amplitude. 

2. Corrija as pequenas falhas

É comum os imóveis usados terem pequenas imperfeições. Assim, para diferenciar o seu, cuide desses detalhes e arrume os defeitos mais incômodos. Exemplos são: rachaduras na parede, manchas e defeitos estéticos menores.

3. Abra as possibilidades em cada divisão 

Pense em cada divisão como um quadro em branco. Com isso, mostre o potencial decorativo para os visitantes. 

Essa estratégia busca que os potenciais compradores imaginem que estão vivendo naquele local. Então, nada de roupas, fotografias ou quadros muito temáticos. 

4. Escolha em quais áreas focar

Nem todas as áreas precisam ganhar um grande trabalho decorativo. Mantenha seu foco nas divisões com mais possibilidades de convencer o cliente a fechar negócio. Sendo assim, atente para a sala de estar, para a cozinha e para o quarto principal.

5. Faça bom uso das cores

Home Staging bom uso das cores

Os tons neutros e claros são as melhores opções ao fazer o home staging. Isso acontece porque as cores são formas de expressar personalidade. 

Logo, é algo muito subjetivo. Portanto, invista em branco e no acinzentado como bases da sua apresentação. 

6. Venda a casa, não os objetos decorativos

Aplicar o home staging não é decorar a casa para vender. Na verdade, é uma forma de tornar aquele espaço mais aconchegante. 

Por isso, remova as decorações muito pessoais e escolha itens mais básicos que atendam tanto ao gosto de um jovem casal, quanto ao de uma idosa. Então, destaque as possibilidades do imóvel para o comprador personalizar. 

7. Acerte a iluminação no Home Staging

Home Staging ambiente iluminado

Uma boa iluminação é um fator primordial sobre como uma divisão da casa é destacada. Se o imóvel estiver com pouca luz, ficará com um aspecto triste e monótono. Já bem iluminado oferece a sensação de acolhimento e boas-vindas. 

Usando essas recomendações, com certeza será muito mais fácil arrendar ou vender o seu imóvel. Afinal, a ideia é oferecer a melhor apresentação dessa propriedade para despertar o interesse dos visitantes. 

Conclusão

Como você viu, melhorar a forma de ofertar o seu imóvel não precisa complicado e com  gastos enormes. Usando as estratégias de organização, limpeza, reparo e compreensão espacial, já fica muito mais fácil convencer seu possível comprador a conhecer melhor o espaço. 

Assim, o objetivo do home staging é valorizar o local em períodos de venda ou aluguel. Usando técnicas populares no design de interiores, sustentabilidade e inovação, você consegue acelerar a sua negociação. 

Se todos os negócios precisam de marketing para sobreviver e conquistar clientes, o ramo imobiliário não poderia ser diferente. Então, use isso a seu favor e melhore o visual do seu imóvel.

Agora, você já sabe melhor o que é o home staging e como aplicar para dar mais valor a sua residência. Sendo assim, utilize as dicas que você viu hoje e faça suas vendas decolarem ainda este mês. Está querendo fazer uma negociação? Então, conte com especialistas na venda de seu imóvel. Conheça a Bridge Consultoria Imobiliária!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *