Investir em Imóveis para Alugar é um Bom Negócio

Investir em imóveis para alugar é um bom negócio? Descubra!

Você já se perguntou se investir em imóveis para alugar é um bom negócio? Neste artigo vamos te explicar sobre essa questão.

Os investidores do mercado imobiliário podem optar por diversas alternativas, como a construção de edificações ou imóveis para aluguel.

Como todo investimento, este também precisa ser analisado antes de começar a ser executado. Afinal, é necessário saber se vale a pena ou não investir em imóveis para alugar.

Por isso, neste artigo vamos te explicar sobre as vantagens de se realizar esse tipo de investimento, bem como retirar algumas dúvidas comuns sobre o tema.

Sendo assim, acompanhe o texto e tenha uma boa leitura!

O cenário econômico dos aluguéis no Brasil

O cenário econômico dos aluguéis no Brasil é positivo. Muitos brasileiros têm morado de aluguel pela falta de poder aquisitivo de uma casa própria.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 17,6% dos imóveis ocupados em 2017 eram alugados, sendo 188 mil novos imóveis destinados à locação.

Nessa época, o Brasil vinha passando pela chamada pior recessão, onde a moeda estava desvalorizada e comprar uma casa foi mais difícil.

Agora, depois da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas também apresentaram dificuldades financeiras, também precisando continuar optar pelo aluguel.

Existe outra tendência no momento, que é o êxodo rural. O êxodo rural acontece, basicamente quando o trabalhador muda para cidades mais baratas, para conseguir maior qualidade de vida.

O Grupo ZAP apresentou uma pesquisa que indica o aumento de 340% de busca por imóveis em um raio de até 100 km nas proximidades de São Paulo.

A busca por imóveis mais afastados dos centros urbanos, além da motivação financeira, também foi causada pela pandemia do novo coronavírus, onde o trabalho migrou para o meio remoto (home office).

Assim, a necessidade de morar próximo à sede da empresa diminuiu.

Outro dado importante sobre o cenário atual dos aluguéis está no ideário jovem. Muitos têm preferido aplicar capital em investimentos diversos do que em um financiamento de imóvel.

Por isso, os jovens têm preferido continuar morando de aluguel, pois pode ser financeiramente mais vantajoso.

Dessa forma, conclui-se que o mercado de investimentos imobiliários pode ser vantajoso, já que a procura por aluguéis é alta.

Quais as vantagens de investir em locação de imóveis?

Investir em locação de imóveis pode ser vantajoso por diversos motivos. 

Os imóveis são bens que costumam valorizar, seja pouco ou bastante. Sendo assim, se você encontrar um imóvel com tendência de valorização baixa, pode vendê-lo.

Por outro lado, se você adquire um imóvel que tende a valorizar muito, basta esperar para vender a longo prazo, para ter um bom investimento.

Além disso, é importante destacar o rendimento do aluguel. Ou seja, todo o valor pago que não deve servir para pagar despesas do imóvel, será lucro para você.

Como começar a investir em imóveis?

dicas de como investir em imóveis para alugar

Para começar a investir em imóveis para alugar, primeiramente deve-se calcular a rentabilidade do investimento. 

Você deve utilizar então o cálculo de rendimento médio com aluguel.

Para realizá-lo, utilize a seguinte fórmula:

Valor do aluguel mensal ÷ Valor da compra × 100.

Ao obter o resultado, veja qual é a rentabilidade:

  • até 0,3, a rentabilidade é péssima;
  • entre 0,3 e 0,5%, a rentabilidade é ruim;
  • entre 0,5 e 0,8%, a rentabilidade é boa;
  • acima de 0,8%, a rentabilidade é ótima. 

Para calcular a rentabilidade do aluguel, é preciso já ter conhecimento do imóvel que você deseja adquirir para essa finalidade, e também precificá-lo de acordo com o valor que acredita ser justo.

Se você deseja entender melhor como precificar o seu aluguel, leia este artigo! 

Para escolher uma casa ou apartamento para investir, é necessário se atentar a alguns pontos.

A localização deve ser estratégica, em uma área de alta procura por aluguel. Regiões próximas a universidades, áreas nobres ou com fácil acesso são boas opções.

É importante também escolher o perfil do imóvel de acordo com a população da região. Investir em áreas de universidades pede com que você opte por imóveis práticos e compactos. Já em áreas mais familiares, imóveis que sirvam esse público são melhores.

Você precisa ainda optar por investir em um terreno para construir, um imóvel na planta ou um imóvel pronto. 

O terreno para construir costuma ser uma opção para investidores bem estabelecidos, que possuem uma quantidade de capital suficiente para arcar com o processo de construção.

Já para imóveis na planta é possível conseguir maior valorização, pois ele é vendido por valores mais baratos. No entanto, se você precisa de retorno com maior urgência, tem que verificar a data de entrega.

Os imóveis já pronto apresentam a vantagem de que podem ser postos para aluguel o mais rápido possível.

É possível investir em imóveis com pouco dinheiro?

Sim, é possível investir em imóveis com pouco dinheiro. No entanto, investir em aluguéis, especialmente, necessita de um capital maior.

Se você deseja investir em imóveis com pouco dinheiro, é possível apostar nas seguintes alternativas:

  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário);
  • FII (Fundos de Investimento Imobiliário);
  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários);
  • LIG (Letra Imobiliária Garantida);
  • Crowdfunding imobiliário.

Qual rende mais, imóvel ou aplicação?

A resposta é depende. Isso porque, investir em um imóvel para aluguel pode ser bastante vantajoso em relação às aplicações do mercado imobiliário, mas isso depende de diversos fatores.

Para o investimento em aluguel ser mais rentável do que uma aplicação, é necessário que este seja realizado com estratégias, como a boa escolha do imóvel e uma boa taxa de rentabilidade.

Contudo, isso também serve para as aplicações. Se elas forem mal feitas, não rendem muito.

Portanto, qualquer um dos dois tipos de investimento podem ser rentáveis. Tudo depende da forma com que são feitos.

5 Vantagens de investir em imóveis para alugar

investir em imóveis para alugar vantagens

Conheça as 5 vantagens de investir em imóveis para alugar:

Público amplo

É possível alugar imóveis para diversos públicos. Famílias, jovens, casais e até mesmo turistas podem alugar um imóvel seu.

No caso de turistas, é necessário disponibilizar o seu apartamento para aluguel de temporada.

Investimento de baixo risco

É um investimento de baixo risco, quando realizado com o devido cuidado. Isso quer dizer que raramente os investimentos em imóveis para aluguéis são desvalorizados.

Alta facilidade de revenda

A grande vantagem de poder investir em aluguéis é poder revender o imóvel, caso o rendimento não esteja sendo suficiente.

Imóveis são bens que vendem com facilidade, quando estão em boas localizações e em boas condições.

Valorização do imóvel

Também relacionado com o tópico de revenda, a valorização do imóvel pode ocorrer bastante. Sendo assim, você pode vendê-lo por um preço bem maior do que o que você comprou.

Rendimento de aluguel

Investir em aluguéis não traz ganhos somente com a valorização do imóvel. Afinal, nem sempre a revenda acontece, e nem mesmo é o objetivo principal.

O rendimento de aluguel é o retorno mais rápido que pode ser notado. É todo o lucro obtido pelo pagamento mensal do inquilino.

Se você deseja investir em imóveis para aluguel em Porto Alegre, pode contar com a melhor imobiliária da região.

A Bridge Imóveis comercializa imóveis prontos e empreendimentos de luxo na cidade. 

Conheça os melhores imóveis para investir e depois alugar de Porto Alegre!

Caso você precise revender o imóvel, também poderá contar com a parceria da Bridge, que te auxilia em todo o processo de anúncio. 

Conclusão

Você que pergunta se investir em imóveis para alugar é um bom negócio, agora sabe quais são as vantagens e cuidados para esse processo.

Atente-se às dicas compartilhadas no decorrer deste texto e faça o seu investimento de forma estratégica e mais segura possível.

Leia também: “Como vender um imóvel financiado: saiba aqui!”

Acompanhe o nosso blog para conferir mais dicas e conteúdos relevantes sobre mercado imobiliário e vida em Porto Alegre! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *