Tirar certidão de onus reais de um imóvel

Certidão de ônus reais: o que é, para que serve e como emitir!

As transações no mercado imobiliário pedem diversas documentações. Para quem está começando a entrar nesse mundo, alguns nomes são até mesmo desconhecidos. Por exemplo, conhece a certidão de ônus reais

Ainda que não seja tão conhecida, a certidão é muito importante na venda e compra de um imóvel. Com ela, você garante mais segurança na transação. 

Por isso, entender a finalidade desses documentos é essencial para não errar durante a negociação. Veja mais sobre ela agora e sua importância para qualquer trâmite de imóveis! 

O que é certidão de ônus reais do imóvel?

O que é certidão de ônus reais do imóvel

A certidão de ônus reais é um documento que apresenta todas as informações sobre como o imóvel está. Ela é emitida pelo Cartório de Registros de Imóveis. Com isso, é possível conferir se há impedimentos durante a compra e venda do bem

Nela, estão dados da propriedade como: históricos dos proprietários, garantias de imóvel, penhoras, arrematações, ações ou processos judiciais que envolvam a propriedade ou os atuais donos, além de outros detalhes obrigatórios e essenciais.

Diante disso, essa certidão não é útil apenas para detalhar a situação da casa ou apartamento.Ela serve também para garantir uma negociação mais transparente e segura para todos

Sendo assim, caso o documento resulte negativo, isso indica que não há pendências envolvendo o imóvel. Já quando apresenta o resultado positivo, mostra uma ou mais condições das quais foram citadas. 

Entenda a sua importância e para que serve

A certidão de ônus reais é importante antes de efetuar a compra da propriedade. Como esse processo envolve valores altos, é necessário seguir cada etapa com clareza, atenção e cuidado. Isso evita arrependimentos posteriores. 

Com esse documento, o comprador sabe exatamente o que está adquirindo e não terá surpresas desagradáveis após fechar o negócio. Portanto, você evita frustrações, já que a certidão pode interromper os processos de compra, caso precise. 

Em resumo, uma economia para não pedir esse documento ou mesmo confiar na palavra de um vendedor que não conhece pode ser perigoso. 

Durante a negociação de imóveis, é importante tomar todas as precauções para não haver arrependimentos depois de já ter entrado com o dinheiro. Então, acompanhe mais benefícios de você solicitar essa certidão.

Saiba quais documentos são exigidos na compra de um imóvel. Baixa nosso ebook gratuito!

Benefícios da emissão da certidão de ônus reais

Benefícios da emissão da certidão de ônus reais

A certidão de ônus reais beneficia quem está considerando comprar um bem. 

Então, por isso, com ela é mais fácil saber se o imóvel apresenta alguma pendência que pode ser um problema após estar na casa ou apartamento.  

Oferece credibilidade ao processo

Esse documento registrado oferece mais credibilidade a todo o processo. Além disso, ainda previne uma saída inesperada do imóvel. 

Logo, imagine a frustração de adquirir uma residência e descobrir que ela está envolvida em dívidas ou disponível para leilão.

Evita propostas enganosas

Nesses casos nos quais o vendedor age com má-fé, o novo ocupante pode receber uma intimação da justiça para abandonar a moradia. Portanto, a certidão de ônus reais evita isso, funcionando como uma garantia para o comprador. 

Traz mais autonomia para o comprador

Fora isso, a certidão traz mais autonomia para o interessado, já que não depende do proprietário do imóvel. Assim, o negociante pode fazer uma pesquisa, antes mesmo de propor a compra. 

Como tirar a certidão de ônus reais?

Como tirar a certidão
Padovani + arquitetos associados

O pedido pelo documento deve ser realizado pelo mesmo cartório de registros de imóveis em que a propriedade está registrada. Para isso, não é preciso ter muitos dados e é um processo rápido. 

A ida ao cartório correto é fundamental, já que é nele que estão todas as informações referentes à residência. Ou seja, funciona como uma espécie de “histórico” de todas as modificações e da situação presente do bem.

Sendo assim, qualquer pessoa portando o número de matrícula do imóvel pode pedir a certidão de ônus reais. 

Nesse trâmite, também é preciso preencher um requerimento para formalizar a solicitação. Por fim, vem o pagamento da taxa. 

Então, em suma, exige o endereço, número da matrícula do imóvel e o pagamento do valor para a emissão da certidão de ônus reais. 

Uma vantagem é que o procedimento pode ser feito pela internet com sites especializados

Em quanto tempo a certidão é emitida?

Em quanto tempo a certidão é emitida

O tempo para emissão da certidão de ônus reais pode variar de acordo com a localidade. Em geral, demora em torno de 15 a 30 dias. Isso também depende da quantidade de solicitações no cartório. 

Ainda assim, não é uma espera muito longa. Contudo, exige um planejamento para conseguir o documento antes de finalizar o processo de compra da residência. Fora isso, o valor também é variável de acordo com o município.

Conseguir a sua certidão pode demorar um pouco, mas a certeza de ter um imóvel sem débitos é sem igual. Por isso, organize seu tempo e recursos financeiros para solicitar esse documento assim que tiver certeza que deseja fazer a compra de uma propriedade. 

Conclusão

Após entender o que é a certidão de ônus reais e sua importância, é fácil perceber por que ela deve estar presente em qualquer negociação. 

Sendo assim, ao fazer a compra de um imóvel, ter essa documentação é a melhor maneira de diminuir os riscos de fazer um negócio ruim. Ainda mais sem conhecer o vendedor ou quando as circunstâncias de negociação ficam suspeitas.  

Existem diversos imóveis anunciados em sites que não apresentam suas dívidas quitadas, ou que estão com outro comprometimento. Por exemplo, já podem fazer parte de outra negociação ou serem garantias, sem que o interessado sequer saiba. 

Então, sem tomar cuidado, o novo dono pode cair em um desses erros ao comprar imóveis. Depois que os documentos foram assinados, é muito mais complicado sair do problema. Fora isso, ainda pode ter que abandonar o bem, caso seja leiloado. 

Mesmo que dê mais trabalho conseguir a certidão de ônus reais por conta própria, vale a pena fazer esse investimento na sua segurança. Essa certificação de que o imóvel não apresenta pendências pode poupar um grande prejuízo futuro. Por isso, ter uma imobiliária na transação faz toda diferença! Entre em contato e saiba como a Bridge pode ajudá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *