mulher com as chaves do novo apartamento

O que saber antes de comprar um apartamento: conte com o nosso guia

Muitos brasileiros possuem o sonho da casa própria, entretanto realizar esse sonho é um desafio e tanto para muitos por diversos motivos, sempre há a dúvida: “o que saber antes de comprar um apartamento?”.

Aqueles que se sentem preparados para pôr esse sonho em prática se deparam com diversas questões que podem vir a se tornar obstáculos.

As dúvidas vão desde como saber se o orçamento é suficiente para efetuar a compra até como avaliar se o ímovel é adequado e se o valor é condizente com o apartamento.

Para ajudar com essas dúvidas, preparamos esse conteúdo especial para você descobrir o que saber antes de comprar um apartamento.

1. Veja se o apartamento está no seu orçamento

Antes de dar início ao processo de compra de um ímovel, primeiro é necessário checar se o valor da aquisição cabe no seu orçamento.

Existem duas principais formas de pagar por um ímovel: a primeira é através de um financiamento, onde o valor é pago em parcelas no decorrer dos meses. E a segunda é o pagamento à vista, que requer uma renda consideravelmente alta e um bom fundo inicial.

Para saber qual a melhor forma, é recomendado que você coloque em uma planilha — ou até mesmo no papel —, seu orçamento inicial junto de sua renda e compare com as duas formas de pagamento.

Especialistas recomendam que as dívidas a longo prazo não ultrapassem 30% da sua renda mensal, então busque a que mais se encaixa em sua realidade.

2. Faça uma previsão de custos extras envolvidos na transação

Vários fatores devem ser somados na hora de comparar com o orçamento, o preço do apartamento é apenas um deles.

O processo de aquisição de um imovel possui várias taxas e impostos que muitas das vezes devem ser pagos pelo comprador, por conta disso, elas devem ser levadas em consideração.

Gastos com documentação, possível financiamento, mudança e móveis, além de custos com condomínio, IPTU e manutenção são fatores cruciais que encarecem o processo de compra.

Além do mais, mesmo que todos os custos sejam condizentes com seu orçamento, é importante se certificar de que reste uma reserva de emergência para possíveis imprevistos.

chave de apartamento representando o que saber antes de comprar um apartamento e seus custos

3. Observe o estado geral do apartamento e sua infraestrutura

No momento da escolha do ímovel, certifique-se de que o apartamento está em condições de receber uma mudança ou se precisa passar por reformas.

Durante as visitas, todos os detalhes do local devem ser observados e levados em consideração para evitar possíveis surpresas no futuro.

Coisas como pias e torneiras, pisos, paredes, estado de cômodos como banheiros e cozinha devem estar apresentáveis e, caso seja necessário, é preciso considerar previamente uma reforma.

Além disso, buracos e rachaduras podem comprometer a infraestrutura do local e não podem ser ignoradas.

4. Pesquise e certifique-se sobre a localização

A localização é um dos principais fatores no momento de definir o valor do apartamento. 

Verifique se é possível ter uma fácil locomoção pelo bairro, busque serviços básicos como posto de saúde ou hospital e mercados próximos. Além disso, confira se o ambiente do bairro e da rua atende às suas expectativas.

O valor do ímovel deve ser condizente com sua localização. Então, ter em mente se o apartamento está bem ou mal situado pode lhe dizer se o preço que o proprietário ou corretor exige é justo ou se pode acabar sendo um prejuízo.

5. Informe-se a respeito da segurança e vizinhança

É essencial conhecer a vizinhança e a localidade, é uma das principais respostas para o que saber antes de comprar um apartamento.

Como citado no tópico anterior, a localização é um dos principais fatores no momento de avaliar um apartamento e a segurança do local faz parte desse fator. Uma boa forma de fazer isso é conversando com o corretor ou até mesmo com algum morador local.

Pergunte sobre a existência de policiamento na localidade, se há a incidência de assaltos e se é seguro circular pelas ruas no período da noite.

Além disso, conheça a vizinhança e procure ficar longe de vizinhos problemáticos ou briguentos, isso pode ajudar a evitar futuros transtornos e é uma importante dica para saber antes de comprar um apartamento.

6. Separe a documentação

A documentação deve receber uma atenção especial ao comprar um imóvel usado. Antes de dar início ao processo de compra, dirija-se a um cartório de registros de imóveis do seu município — junto com o número da matrícula do ímovel, adquirida diretamente com o vendedor —, e solicite uma cópia da matrícula atualizada. O documento em questão possui as principais informações acerca o ímovel.

O comprador também deve ter em mãos as certidões exigidas no momento da compra, são elas:

  • Certidão de Nascimento;
  • Negativa de Débitos Federais de Pessoa Física;
  • Negativa de Débitos na Junta Comercial;
  • Certidão de Distribuição Cível;
  • Negativa de Débitos Trabalhistas.

Por fim, cheque se o apartamento possui dívidas como IPTU e condomínio, se é alvo de alguma disputa jurídica e se está de acordo com a lei.

imobiliária entregando chave para novo morador de apartamento

7. Procure uma imobiliária conceituada!

Por fim, conte com uma boa imobiliária. Ser auxiliado por corretores facilita muito o processo da compra, os profissionais lhe deixam ciente do que saber antes e durante a aquisição do apartamento, além de ajudar com toda a documentação necessária para que não ocorra nenhum problema durante o procedimento.

Além disso, contar com uma corretora conceituada lhe garante segurança. Se você vai comprar um apartamento direto da planta ou usado, contar com profissionais do mercado faz com que o processo seja mais rápido e prático.

Para isso, conte com os profissionais certos e busque pelas melhores corretoras do mercado.

Quer conhecer os melhores apartamentos disponíveis no mercado? Veja agora!

Conclusão

Agora você sabe as principais informações que deve ter em mente quando chegar a hora de se perguntar o que saber antes de comprar um apartamento. Tenha certeza de que seu orçamento é suficiente para adquirir o ímovel desejado e suprir todas as taxas decorrentes do processo.

Além disso, certifique-se bem do estado do ímovel e da localidade onde o mesmo se encontra. Por fim, busque profissionais adequados para lhe auxiliar com todo processo de compra e com a documentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *