Poupança compra imóvel

Guia de poupança para pagar menos juros na aquisição de um imóvel

Descubra de uma vez por todas como economizar dinheiro para garantir sua poupança e a compra da casa própria.

A compra de um imóvel é, sem dúvidas, um dos maiores sonhos dos brasileiros. Contudo, essa conquista, muitas vezes envolve disciplina e sacrifícios para fugir das dívidas e realizar uma negociação segura. Por isso, a melhor forma de sair do aluguel é se organizar com antecedência e decidir qual a maneira mais viável de economizar dinheiro.
Reavaliar alguns hábitos de consumo pode ser decisivo para tirar o sonho do papel. Quer aprender a economizar sem passar por dificuldades? Siga com a gente e confira o Guia de poupança para pagar menos juros na aquisição de um imóvel.

Poupança em dinheiro

Primeiro passo: planejamento


Comprar um imóvel é uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa. Justamente por esse motivo, essa conquista merece total atenção e planejamento. Por isso, antes de procurar por casas em Porto Alegre, avalie seus gastos e verifique o quanto você pode poupar mensalmente. Para facilitar esse processo, elabore uma planilha eletrônica e anote todas as suas receitas e despesas. Não se esqueça de projetar os valores recebidos e gastos a longo prazo e incluir as despesas sazonais como IPVA, materiais escolares, licenciamentos, etc.

Adapte o seu orçamento antes da compra


Toda grande conquista exige sacrifícios, por isso, para realizar o sonho da casa própria sem passar por apertos é necessário adequar o seu orçamento antes de realizar a compra.
Para isso, reter uma parcela da sua renda em uma poupança ou em qualquer outro fundo de investimento antes mesmo do salário ir para o seu bolso, é uma ótima forma de se acostumar com essa nova realidade financeira e conseguir poupar mais dinheiro.

Descubra a melhor forma de juntar dinheiro


Atualmente, existem diversas alternativas para juntar a quantia necessária para se preparar para a mensalidade da sua nova casa. Confira as mais indicadas a seguir e descubra qual delas é a mais adequada para você.

Poupança

Investimento

Investimento


Consórcio


Tida como uma das modalidades mais adequadas para quem deseja comprar uma casa ou apartamento à venda, o consórcio viabiliza a organização do pagamento mensal e o conhecimento geral do valor e período do investimento. Não apresenta nenhum tipo de surpresas desagradáveis, nem cobranças adicionais como taxas e juros.


Faça um balanço do dinheiro a ser gasto


Se você não puder arcar com todos os custos envolvidos, é melhor repensar a aquisição do seu imóvel. Afinal, a inadimplência pode provocar sérios problemas como cobranças, negativação e processos judiciais. Portanto, faça um balanço geral e compare a sua renda com as suas dívidas mensais. Avalie e pontue todos os gastos que envolverão a compra da propriedade e inclua todos os custos como taxas, seguros, honorários, etc.


Poupe de forma estratégica


Faça uma cautelosa avaliação de tudo o que você gasta nos momentos de lazer e tente reduzir alguns custos como TV a cabo, pedidos via delivery e compras supérfluas, realizadas por impulso.
Além disso, procure economizar nas suas contas mensais, como luz, água e internet. Escolha pacotes mais baratos, reduza o tempo do seu banho diário e procure formas de diminuir o montante de contas fixas.

Esqueça o cartão de crédito


Embora o cartão de crédito represente uma segurança em casos de emergência, ele nunca deve ser a sua principal fonte de compras. Portanto, procure manter o seu cartão de crédito sempre zerado. Deixe-o em casa ao sair e só faça o uso dele somente quando for extremamente necessário. Enfim, gostou do Guia de poupança para pagar menos juros na aquisição de um imóvel? Se esse artigo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais e leve essas informações para mais pessoas que possam se interessar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *