Vale a pena comprar apartamento na planta? Vantagens e desvantagens

Vale a pena comprar apartamento na planta? Saiba tudo sobre esse tipo de negócio!

Será que vale a pena comprar apartamento na planta? Provavelmente, você já se perguntou isso alguma vez. E se nunca tiver perguntado, saiba que é algo bem relevante de se pensar. 

Afinal, essa pode ser uma boa oportunidade para quem quer conquistar o próprio espaço para morar ou investir em imóveis para alugar. 

Isso porque o preço do imóvel nessas condições tende a ser mais acessível, o que pode compensar comprar apartamento na planta. 

Só que para tomar uma decisão é muito importante conhecer as vantagens e desvantagens desse tipo de negócio, que é exatamente o assunto deste conteúdo. Além disso, vamos explicar como funciona a compra do imóvel na planta. 

Acompanhe o conteúdo até o final para tirar todas as suas dúvidas e aproveite! 

Afinal, vale a pena comprar apartamento na planta?

Antes de saber se vale a pena comprar apartamento na planta, é importante entender que esse tipo de negócio envolve adquirir um imóvel que ainda será construído. Ou seja, existe apenas o esboço e layout da residência. 

Neste sentido, vale a pena comprar imóvel na planta? A verdade é que depende da realidade financeira e planejamento de vida de cada um. 

Se existe tempo disponível para planejar e se organizar financeiramente, então pode valer a pena comprar um apartamento na planta, já que esses empreendimentos levam alguns anos para serem entregues. 

Agora, se a ideia é mudar com maior urgência, talvez seja melhor optar por comprar um imóvel pronto

Mas tudo isso também depende da situação financeira. Um apartamento na planta tende a ser mais barato do que um pronto. Contudo, é preciso analisar a renda mensal para saber se é possível pagar parcelas mensais por um período de tempo mais longo. 

Dito isso, é preciso analisar as vantagens e desvantagens para saber se compensa comprar apartamento na planta, como mostraremos a seguir. 

Vantagens

Vamos começar com as vantagens de comprar um imóvel na planta. Acompanhe com atenção: 

1. Valor acessível

A primeira vantagem é que o preço total de um imóvel comprado na planta costuma ser mais acessível do que um já pronto. 

Ou seja, é um investimento mais possível para quem quer investir em um imóvel sem comprometer grande parte da renda. 

2. Escolha do layout e personalização 

Como o imóvel ainda será construído, outra vantagem de comprar na planta é a oportunidade de escolher o layout e a personalização dele. 

Isso quer dizer que dá para optar por acabamentos específicos que tenham mais relação com o estilo e gostos pessoais de cada um. 

É diferente de um apartamento já pronto, o qual você encontra limitações para fazer mudanças. 

3. Possibilidade de valorização

Vale a pena comprar apartamento na planta? Saiba tudo sobre esse tipo de negócio!

Outra grande vantagem que ajuda a definir se vale a pena comprar apartamento na planta ou não é a possibilidade de valorização do imóvel. 

Imagine que o empreendimento seja em uma área que está em constante desenvolvimento e tem a previsão de se tornar um bairro com ótimas condições para se morar em alguns anos. Neste caso, existem chances enormes do imóvel valorizar, certo? 

Essa valorização significa que o imóvel fica com um valor mais alto do que o preço que foi pago por ele na planta, o que gera um retorno financeiro relevante. 

4. Planejamento financeiro antecipado

A construção de um imóvel do zero pode levar entre 2 a 3 anos, com chances de variar para mais ou para menos. Esse prazo é visto como uma vantagem para quem deseja ter mais tempo disponível para realizar um planejamento financeiro antecipado. 

Isso significa que o tempo de obra pode ser usado justamente para as pessoas se organizarem financeiramente. 

Além disso, tem como aproveitar a flexibilidade de pagamento bem no começo, já que a negociação do valor é feito diretamente com a construtora e não com uma instituição financera. 

Desvantagens

Agora vamos passar para as desvantagens de comprar imóveis na planta. 

Confira: 

1. Falta de tangibilidade 

A falta de tangibilidade se configura como a primeira desvantagem desse tipo de negócio.

Por ser um projeto vendido na planta, é impossível fazer uma visita anterior ao empreendimento. Aliás, comprar algo sem poder ver gera uma insegurança, certo? Seja do compromisso com a entrega, da qualidade e tudo mais. 

Entretanto, é possível acompanhar de perto o projeto e ter mais consciência sobre ele com ajuda de uma boa imobiliária. 

2. Prazos de entrega e valores variáveis

Quando um imóvel é comprado na planta, o que existe é o próprio planejamento da construção, layout do imóvel e os prazos de entrega. Porém, uma desvantagem é que esses últimos podem ser variáveis. 

Assim como qualquer outro empreendimento imobiliário, o vendido na planta pode sofrer atrasos no processo e ter o prazo de entrega alterado. 

No entanto, quando o imóvel estiver pronto, a entrega das chaves deve ser feita em até 180 dias, como é definido pela Lei nº 13.786/2018. 

Outro ponto é que os valores das parcelas mensais também podem variar de acordo com o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC). Mas o que é INCC

Basicamente, é um índice aplicado no saldo devedor do financiamento com intuito de acompanhar os preços reais da obra. 

Como funciona a compra do imóvel na planta?

Vale a pena comprar apartamento na planta? Tire todas as dúvidas!

Até aqui tudo bem, mas como é o funcionamento desse tipo de negócio? Em suma, a construtora vende os apartamentos como uma forma de financiar os custos envolvidos na obra. 

No período de construção, o futuro proprietário paga parcelas iniciais que podem chegar em média a 30% do preço final do imóvel. 

O que sobra para pagar por fora é chamado de saldo devedor, que pode ser pago com a própria renda ou a partir de um financiamento com uma instituição financeira. 

É bom ressaltar a importância de contar com uma imobiliária de confiança para evitar dores de cabeça e ter um processo de compra do imóvel na planta mais tranquilo. 

Neste sentido, para empreendimentos em Porto Alegre, você pode contar com a Bridge Imóveis! 

Somos uma imobiliária que conta com consultores experientes e qualificados para oferecer toda ajuda necessária e humanizada. 

Para entender melhor o mercado imobiliário, conte com a Bridge Imóveis!

Conclusão

Depois deste conteúdo, ficou mais fácil de entender se vale a pena comprar apartamento na planta, não é mesmo? 

No geral, a ideia é colocar as vantagens e desvantagens em uma balança e analisar se estão de acordo com o planejamento de vida e realidade financeira de cada um. 
Para mais dicas relevantes sobre o mercado imobiliário, acesse o blog da Bridge Imóveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *