Saiba tudo sobre o bairro praia de belas

Bairro Praia de Belas: Tudo o que você precisa saber!

O bairro Praia de Belas fica na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

A região se encontra na beira do Lago Guaíba e conta com o Parque Marinha do Brasil, que possui mais de 70 mil metros quadrados.

Por isso, trata-se de um espaço com muito contato com a natureza, que traz tranquilidade, bons ares e qualidade de vida.

Além disso, é um bairro bastante bem localizado, pois conta com toda a comodidade de um bom bairro, com grande presença de uma série de comércios.

Neste artigo vamos te explicar tudo sobre o bairro Praia de Belas, desde detalhes sobre a sua localização até informações sobre as opções de lazer e estabelecimentos na região, de modo que você decida se vale a pena ou não morar nessa área.

Bairro praia de belas, onde fica?

Praia de Belas é um bairro nobre que fica localizado na Zona Central de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

Trata-se de um bairro cheio de natureza. Conta com uma série de parques e ainda está na beira do Lago Guaíba.

Do lado de terra firme, o bairro Praia de Belas é cercado pelo Centro Histórico, pela Cidade Baixa, pelo Menino Deus, pelo Santa Tereza e pelo Cristal.

Por estar nessa região e contar com uma série de comércios e opções de lazer, o bairro é considerado nobre. 

Na região, há pouco espaço para residências, embora elas ainda existam. Aliás, quem tem o privilégio de morar na região pode desfrutar de uma série de benefícios.

Como chegar ao bairro?

Existem diversas formas de chegar ao bairro, que depende de onde você se encontra. Por exemplo, para chegar do Centro Histórico ao bairro, é possível encontrar acesso pela Av. Borges de Medeiros ou pela Av. Presidente João Goulart.

Outras avenidas bastante conhecidas também dão acesso ao bairro, como a Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, a Rua José de Alencar e a Av. Padre Cacique.

De toda forma, a maioria dessas avenidas e ruas contam com ponto de ônibus. Para viajar de carro, basta consultar o caminho sugerido por um aplicativo de trânsito confiável. As melhores opções são Waze e Google Maps.

Qual é a história do Bairro Praia de Belas?

Saiba tudo sobre como é morar no bairro Praia de Belas

O bairro Praia de Belas foi criado pela Lei nº 2022, de 7 de dezembro de 1959. O seu nome tem uma origem com diversas versões, mas uma se destaca e será a que apresentaremos aqui.

De acordo com os historiadores locais, um antigo dono de uma chácara no bairro, chamado Antônio Rodrigues de Belas, é o responsável pelo nome da região.

Acredita-se que ele construiu, por volta de 1839, uma estrada que era muito utilizada pelo comércio de escravos.

Em 1870, a princípio, um cais de pedra foi construído na região, quando a população de Porto Alegre percebeu que um bairro poderia ser criado às margens do Lago Guaíba.

A população que morava nos arredores da estrada passou a crescer cada vez mais. Sendo assim, apenas em 1960 as obras do aterro do lago foram finalizadas, quando o bairro de fato nasceu.

O que fazer no bairro Praia de Belas?

O bairro Praia de Belas conta com uma série de comércios e estabelecimentos para lazer e outras atividades.

Ir à orla

A orla do bairro, também conhecida como Parque Jaime Lerner, é ideal para desfrutar de um espaço com a presença da natureza e para realizar atividades ao ar livre. 

Você pode passar a tarde até o anoitecer, pois a região conta com um pôr do sol verdadeiramente bonito.

Logo, a região é muito adequada para realização de atividades físicas, seja corrida, caminhada, um passeio de bicicleta ou esportes com bola, pois a orla conta com quadras esportivas.

Ainda é possível colocar panos no chão para realizar piqueniques, praticar yoga, meditação, brincar com as crianças em playgrounds, andar com cachorros e muito mais.

Visitar o Shopping Praia de Belas

O Praia de Belas Shopping é muito grande e completo. Nele você pode encontrar lojas dos mais diversos tipos. Além disso, ele também conta com uma boa praça de alimentação.

O shopping center ainda possui cinema, bom estacionamento e outras opções de lazer, como espaço de brinquedos para a criançada e eventos regionais.

Passear no Parque Marinha do Brasil

O Parque Marinha do Brasil é um parque municipal repleto de árvores, quadras esportivas, equipamentos de ginástica e espaços para produção de arte.

Nele é possível andar no Skate Park, fazer piquenique, encontrar amigos, passear com cachorros e crianças e muito mais. É um parque bastante extenso que deve atender à todos os públicos.

Outras opções de lazer

Parque Marinha do Brasil, bairro Praia de Belas

Existe uma série de outras opções de lazer no bairro Praia de Belas. Podemos citar ainda:

  • Estádio Beira-Rio e Ginásio Gigantinho: propriedades do Sport Club Internacional. Conta com uma série de partidas de futebol;
  • Parque Maurício Sirotski Sobrinho (Parque Harmonia): parque novo com muitas opções de lazer, como a possibilidade de fazer churrasco;
  • Largo/Monumento dos Açorianos: é uma homenagem aos 60 casais de açorianos que chegaram à cidade em 1752. É uma obra do escultor Carlos Tenius;
  • Anfiteatro Pôr do Sol: é um espaço que recebe shows de diversos artistas e estilos musicais.

Afinal, vale a pena morar nesse bairro?

Saiba tudo sobre como é morar no bairro Praia de Belas

Decidir morar em um bairro depende de fatores como as preferências e necessidades de cada pessoa. 

O bairro Praia de Belas é considerado um bairro nobre, pois conta com localização privilegiada e uma boa infraestrutura, já que é planejado.

Como vantagens de escolher o bairro para morar, podemos citar:

  • possui acesso com as principais vias da cidade, facilitando o deslocamento entre outras partes de Porto Alegre;
  • variedade de comércios essenciais e não essenciais, como shoppings, supermercados, farmácias e instituições de saúde;
  • é considerado seguro por muitos;
  • oferece opções de lazer e entretenimento, como parques, praças, museus e muito mais;
  • é um bairro altamente valorizado.

Sendo assim, o bairro Praia de Belas é considerado um bom lugar para morar. Se você pode investir em um imóvel na região, seja para comprar ou alugar, consideramos que sim, vale a pena. 

A Bridge Imóveis é uma imobiliária que atua com excelência, por meio da intermediação de negociações dos melhores imóveis de Porto Alegre!

Encontre os melhores imóveis disponíveis para aluguel ou compra no bairro Praia de Belas! 

Conclusão

O bairro Praia de Belas é bem localizado, ficando às margens do Lago Guaíba e próximo ao Centro Histórico de Porto Alegre.

É um espaço com poucas residências, mas as que se encontram na região são de alta qualidade. O bairro une o contato com a natureza e a comodidade de uma grande cidade.

Leia também: “Desocupação De Imóvel: Saiba Tudo Sobre O Processo!”

Para ler mais conteúdos relevantes sobre mercado imobiliário e vida em Porto Alegre, confira nosso blog! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *