Vazamento

Infiltração no Teto: Tipos, como identificar e como resolver

Infiltração no teto, infelizmente é um problema muito comum de se ver. Tetos que possuem problemas de infiltração tem uma aparência feia, dando uma sensação de descuido.

Isso por causa das manchas causadas pela infiltração, a pintura descascada etc. Além disso, esse problema acaba desvalorizando o imóvel, bem como colocando em risco a estrutura dele.

Existem várias razões que causam infiltrações no teto. Então, o primeiro passo a ser tomado para resolver essa questão, seria descobrir qual o motivo da infiltração em questão, para que seja feita a sua reparação o mais rápido possível.

É muito importante tomar essa ação atacando a raiz do problema. Pois, assim evita-se muitos prejuízos de tentar fazer reparos no reboco, na pintura ou no forro.

Confira a seguir nesse post tudo o que você precisa saber sobre os tipos de infiltrações, como você pode identificá-las e sobretudo, como poderá resolvê-las.

Tipos de infiltrações

Nem sempre é tão fácil encontrar o que está causando infiltrações em um teto. Muitas vezes a umidade pode estar surgindo de alguma falha imperceptível e escondida.

No entanto, encontrar essa falha para a sua correção é fundamental. Por isso listamos aqui os tipos de infiltrações mais comuns, para que você tenha maior facilidade em encontrar essa imperfeição.

#1 Partições no telhado

Infiltração ou vazamento

Partições no telhado são uma das causas mais comuns de infiltração no teto. Isso ocorre dependendo da resistência do material, a ação do tempo.
Outro fator são serviços inapropriados que costumam desgastar o telhado mais facilmente.

Sendo assim, a água que deveria sair pela calha, acaba entrando pelas frestas das telhas quebradas, fazendo com que haja infiltrações.
Esse tipo de infiltração é um problema de baixo nível de dificuldade para ser resolvido.

Contudo, é muito importante encontrar esse problema quanto antes, para que não cause maiores problemas no teto.

Para evitar esse tipo de problema, o ideal é que sejam feitas vistorias no telhado pelo menos uma vez no ano.

Assim, serão alinhados qualquer falha do telhado, e poderão ser substituídas as peças que porventura apresentarem alguma danificação.

#2 Rachaduras na laje causadas por infiltração

No caso de imóveis que possuem apenas uma laje externa, o mais provável é que a infiltração esteja entrando pelas rachaduras na mesma.

Rachaduras na laje, é algo gravíssimo. Isso porque a laje tem ligação direta com a estrutura que sustenta o imóvel, caso haja uma fratura os danos podem ser irreversíveis.

Em casos como esse, deve-se checar toda a estrutura tanto das colunas, como do alicerce. Além disso, é obrigatório que se impermeabilize a laje.

A impermeabilização impossibilita que a água cause infiltração penetrando na laje, ou seja, ela protege rachaduras que são comuns de surgir devido à ação do tempo.

#3 Tubulação vazando

Infiltração na tubulação

Em grande parte de casas e apartamentos, as paredes costumam ter um encanamento extenso passando pelas paredes e teto para garantir água na cozinha, banheiro e andares.

Quando acontece de surgir alguma rachadura ou um deslocamento nesses canos, é questão de alguns dias para começar a infiltrar e incomodar o morador deste imóvel.

Para resolver esse problema, será necessário abrir a parte do teto que está havendo a infiltração, para que sejam feitos os ajustes necessários na encanação.

Além do mais, em alguns casos, o lugar onde apresenta a infiltração pode estar no piso de cima. Sendo assim, é necessária a cooperação do vizinho de cima, no caso de edifícios, para reparar o dano.

#4 Banheiro úmido

Banheiro úmido

Uma outra razão pelo qual seu imóvel possa estar apresentando infiltração, é a umidade do banheiro, em razão de pouca ventilação no mesmo.

Nesse caso, é muito comum a parede apresentar manchas de mofo, e outras características de infiltrações, mesmo que não haja nenhuma infiltração de fato ali.

Para essa situação, será necessário tomar medidas para que o ar circule melhor pelo banheiro.

Trocar basculantes por janelas mais amplas, e adotar hábitos como deixar a janela e a porta abertas são medidas que resolverão esse problema.
Outra opção, que pode ajudar a eliminar a umidade, seria um exaustor.

Identificando infiltrações no teto

A identificação inicial das infiltrações no teto, costuma ser pelo que vemos danificado na estética do imóvel.

Por isso, fique de olho nos detalhes da residência.

Alguns sinais que normalmente aparecem no imóvel, quando há infiltrações são:

  • Manchas de mofo;
  • Acabamento descascando;
  • Caixa d’água com defeito;
  • Goteiras e buracos.

#1 Manutenções periódicas

Após ter identificado, o que pode estar causando a infiltração, o recomendado é fazer uma vistoria para ter certeza de onde está vindo a umidade.

E então, contrate um técnico para fazer os ajustes necessários. Faça manutenções periódicas de peças que possam provocar defeitos, como as telhas, por exemplo.

#2 Laje impermeabilizada

A laje impermeabilizada é uma das melhores soluções para quem mora em regiões muito úmidas ou que chove muito.

A impermeabilização da laje é fundamental para impedir que em épocas de inverno ou chuvosos aconteça que a laje do imóvel se danifique.

#3 Raspagem do teto

Raspagem do teto para resolver a infiltração

Só depois de ter realizado tudo o que precisa ser feito contra a infiltração, como a manutenção e os serviços preventivos, é que você poderá fazer um preparo para um acabamento novo no teto.

Para isso, será preciso raspar as manchas de mofo causadas pela umidade. Depois da raspagem, aplicar massa corrida e selador, e então finalizar com a tinta.

Para um trabalho sem erros, sugerimos que conte com a ajuda de um técnico, tanto para avaliar quanto para finalizar a problemática.

Conclusão

Em suma, infiltrações no teto são coisas comuns de acontecerem.

Mas, com cuidados corretos de prevenção, podem evitar problemas futuros relacionados à infiltração.

Por isso, nunca deixe de realizar a vistoria, de deixar o ar circular em ambientes fechados, entre outras dicas que trouxemos aqui.

Desse modo você evitará muitos prejuízos financeiros e dores de cabeça.

Venda o seu imóvel com a Bridge Consultoria Imobiliária! Temos as melhores opções de imóveis para você comprar, alugar, vender ou financiar! Visite agora mesmo o nosso site!