Conforto Térmico

Conforto Térmico: O que é, influências e como avaliar

De fato, bem-estar e conforto são critérios extremamente importantes que tendemos a buscar em um imóvel, seja ele residencial ou comercial.

Contudo, devido à tecnologia presente nesse mercado, podemos perceber a necessidade de alguns pontos importantes nas instalações, como é o caso do conforto térmico, que tende a ser mais eficiente, econômico e natural.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba mais sobre o conceito de conforto térmico e como ele oferece ainda mais bem-estar a um imóvel.

Venda o seu imóvel com a Brigde Imóveis e garanta mais oportunidades de compra

O que é Conforto Térmico?

Conforto Térmico

Em suma, podemos definir que o Conforto Térmico é a satisfação do indivíduo acerca das condições térmicas de um determinado ambiente.

Logo, a nossa percepção de conforto térmico pode acabar mudando de acordo com alguma variável no ambiente, como é o caso de uma sala extremamente fechada e sem ventilação, ou a sensação de estar próximo a uma lareira, ar condicionado de um escritório, e entre outros processos relacionados.

Em outras palavras, estamos falando de um estado térmico onde nos permite estar inteiramente confortáveis com as roupas que estamos utilizando, bem como o rendimento das atividades realizadas no local, sem que a sensação térmica prejudique, influencie ou torne algum tipo de atividade ou estado do indivíduo desconfortável.

Portanto, para chegarmos a um conforto térmico eficiente, os fatores físicos, psicológicos e fisiológicos precisam estar em perfeita harmonia.

A importância do conforto térmico para a venda e compra de imóveis

De fato, o investimento do conforto térmico não é algo simplesmente ocasional nos dias atuais. Vivemos em um país tropical, onde a temperatura durante o ano se eleva.

E esse aumento de temperatura acaba influenciando diretamente a sensação térmica de imóveis, promovendo malefícios ou benefícios para as casas e apartamentos.

Portanto, quando investimos em conforto térmico, podemos obter algumas vantagens e benefícios, como, por exemplo:

1. Sensação de bem-estar

Em um ambiente residencial, podemos notar que o conforto térmico pode ser adquirido de diversas maneiras, seja pelo aroma interno do ambiente ou pela brisa que entra pelas janelas dispostas ao redor do imóvel.

Isso porque ele oferece mais aconchego aos ambientes, tornando-os ainda mais agradáveis.

2. Oferece mais produtividade

Em espaços interiores, o conforto térmico torna-se inteiramente capaz de influenciar contextos importantes que ocorrem no dia a dia!

De acordo com estudos divulgados pela REHVA Scientific, foi percebido que, em ambientes que não há recursos para oferecer conforto térmico às pessoas, seja em uma casa ou até mesmo em uma empresa, por exemplo, o rendimento do morador ou colaborador cai cerca de 30%.

Ou seja, essa pesquisa consegue indicar que locais confortáveis tendem a proporcionar maior disposição e rendimento nas atividades do dia a dia.

3. Estimula uma vida mais saudável

Imóveis que já oferecem instalações de conforto térmico tendem a estimular ambientes internos muito mais saudáveis.

Ao contrário dessas instalações, podemos observar com certa frequência o uso de climatizadores artificiais, que basicamente ressecam o ar e promovem o surgimento de alergias e doenças. Sem contar que tendem a aumentar muito mais o consumo de energia.

No entanto, o uso do conforto térmico através de processos naturais consegue tornar os espaços mais salubres, e dessa forma, tende a reduzir a necessidade de utilizar redes de ar-condicionado, por exemplo.

Uma ventilação natural consegue renovar a circulação de ar e ainda tende a reduzir o acúmulo de resíduos suspensos no ar que podem ser prejudiciais à saúde.

4. Conforto térmico em conjunto com a natureza

Conforto Térmico e a natureza

Em residências que onde a qualidade de vida tende a refletir, também, na região onde o imóvel está localizado, o conforto térmico acaba sendo utilizado de forma integrada com a natureza externa.

Ou seja, além de haver mais qualidade do ar e mais aconchego no ambiente interno através do trabalho térmico, a vegetação interna também colabora com melhores opções de conforto térmico, contribuindo com temperaturas mais tranquilas.

Em locais mais arborizados, por exemplo, podemos perceber o surgimento de um fenômeno bastante conhecido, comumente chamado de evapotranspiração.

Esse processo consiste na liberação de gotículas de água pelas árvores em forma de vapor. Logo, esse fenômeno acaba reduzindo a retenção de calor em imóveis, oferecendo temperaturas mais agradáveis e frescas.

Quais fatores que podem influenciar o conforto térmico de um imóvel

Agora que você já entende o conceito e a devida importância do conforto térmico como um excelente processo de conforto, saúde e bem-estar, está na hora de descobrirmos os principais fatores que contribuem para a atuação do processo térmico em um imóvel:

1. Piso

Piso Térmico

Dependendo do piso instalado em seu imóvel, ele pode oferecer um ambiente mais frio ou mais estável.

Por exemplo, são os famosos pisos gelados feitos de porcelanato, mármore e outros tipos de materiais à base de rochas.

Ao contrário dos pisos frios, temos aqueles que tendem a oferecer uma temperatura ambiente mais estável, como é o caso dos pisos vinílicos, laminados e outros tipos que são à base de madeira.

2. Paredes

As paredes seguem o mesmo padrão. Dependendo do material, tendem a gerar mais calor ou mais condições estáveis.

Um exemplo a citar são as paredes de PVC e gesso, que tendem a expelir o calor.

Além disso, tinturas claras ou muito escuras para paredes com massa, tendem a reter calor, deixando o ambiente mais quente e mais abafado, caso não haja ventilação.

3. Temperatura do ar

Não menos importante do que os itens citados acima é a questão da temperatura do ar. Obviamente, dias mais quentes ou mais frios afetam diretamente o ambiente interno dos imóveis, deixando-os menos confortáveis — especialmente quando o imóvel é bem arejado.

4. Vento/ar condicionado

Tanto o vento, quanto o ar condicionado costumam mudar completamente a temperatura do ambiente, tornando-o mais ou menos confortável.

Esse processo irá depender exclusivamente da escolha do indivíduo, uma vez que consegue controlar a temperatura do ambiente com essas tecnologias.

5. Clima

O clima da região também pode afetar o conforto térmico do espaço.

Em climas mais áridos, por exemplo, as temperaturas são mais elevadas, e dessa forma, o imóvel costuma esquentar e ficar mais abafado, quando não há uma ventilação eficiente para resolver esse problema.

Em climas com pluviosidade maior, a umidade tende a ficar mais densa, estando relacionada ou não com o frio.

Neste caso, o ambiente interno torna-se mais frio e com mais umidade, sobretudo quando não há um sistema de regulagem térmica eficiente.

Como avaliar o conforto térmico de um imóvel?

Em geral, a primeira coisa que devemos levar em consideração para entender se um imóvel oferece ou não um conforto térmico eficiente, é a circulação de ar.

Caso o imóvel não possua janelas muito bem distribuídas, ou não possua nenhuma janela em um determinado local, é bem provável que o ambiente seja bem quente e abafado.

Além disso, avaliar os itens citados no tópico anterior também pode ser eficiente para mensurar o conforto térmico presente no local.

Como a Bridge Imóveis pode te ajudar nisso?

Localizada em Porto Alegre, a Bridge Imóveis oferece a compra e venda de imóveis de alto padrão, com todas as demandas tecnológicas presentes nas principais construtoras do mercado.

Seja pronta, na planta, ou imóvel do tipo do comercial, nós garantimos qualidade e foco nas pessoas certas para garantir imóveis de excelentes qualidades.

Venda o seu imóvel com a Bridge Imóveis e garanta mais oportunidades de compra.

Conclusão

Conforme vimos, o conforto térmico é um processo de suma importância para imóveis, uma vez que oferecem mais conforto e bem-estar para a rotina dos moradores, seja para afazeres domésticos ou atividades profissionais.

Portanto, agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o assunto, que tal conhecer os nossos imóveis? Compre o seu imóvel com a Bridge Consultoria Imobiliária.