Como pendurar quadros pesados

Como Pendurar Quadros Pesados na Parede sem Danificá-la?

Saiba como fazer para pendurar seus quadros na parede de sua casa com praticidade, sem danos e com a melhor decoração! Confira nossas dicas!

Quadros são bons recursos para decorar sua casa, no entanto, você deve ter muito cuidado ao pendurá-los, especialmente quando for pendurar quadros pesados na parede.

Ao fixar objetos pesados na parede eles podem cair, portanto danificando o revestimento da parede, ou até o próprio quadro com a queda.

No presente conteúdo, vamos explicar como pendurar quadros na parede sem danificá-la. Continue a leitura!

Leia também:

O que fazer antes de fixar quadros na parede?

Quadros na parede

A princípio, é necessário fazer um breve planejamento para garantir que a decoração fique da maneira desejada.

Defina a distância antes de pendurar quadros na parede

Defina a distância entre os quadros

Antes de começar a pendurar o quadro, o mais importante é pensar no lugar em que este será colocado, estudando cada canto da parede e o ambiente.

Apesar de não existir regras sendo que a decisão final dependerá muito do gosto pessoal, no entanto, algumas regras gerais, que valem para todos os ambientes, podem lhe ajudar na sua decisão.

O meio do quadro deve ficar aproximadamente a 1,60 metro do chão, a altura média para mulheres, e se caso prefira colocar sobre um móvel a distância entre quadro e o topo do móvel deve ser de cerca de 25 centímetros, ficando em uma altura confortável para os olhos.

O espaçamento entre um quadro e outros deve ser aproximadamente 7,5 a 15,5 centímetros.

Estabeleça a disposição dos quadros

Estabeleça a disposição dos quadros

Os quadros podem ser organizados de diversas formas conforme seu gosto pessoal sendo possível que você personalize o ambiente dando estilo e autenticidade.

O primeiro ponto a ser analisado é o tamanho da parede onde os quadros serão pendurados, o mais importante é buscar equilíbrio entre os espaços vazios e o espaço preenchido.

Muitos quadros podem causar poluição visual e a falta pode resultar em sensação de vazio, utilize do bom senso.
Você pode utilizar:

  • Forma retangular: um quadro maior ao centro e menores em sua volta formando um retângulo simétrico.
  • Arranjos em nuvem: quadros montados de forma mais solta e alinhados com a base inferior.
  • Montagem com quadros de vários tamanhos: quadros de tamanhos diferentes e distribuídos de forma assimétrica, pode cobrir toda a parede.

Defina a quantidade de quadros para pendurar na parede

Defina a quantidade de quadros

Quanto a quantidade, é possível colocar mais de um quadro na mesma parede, mas, você deve ter cuidado com as combinações para que o ambiente não fique carregado, de forma geral o conjunto deve estar alinhado pelo centro e não pela altura, mesmo que se forem de tamanhos diferentes, podem ser pendurados proporcionalmente.

Prefira pendurar com a ajuda de uma pessoa, isso permite que ela segure o quadro na posição desejada e você possa observar de longe para verificar como fica o ambiente, o que evita alterações desnecessárias.

Cuidados para não danificar a parede

Usar pregos para pendurar quadros pode não ser a melhor escolha, principalmente se o quadro for muito pesado, é necessário usar ferramentas adequadas para não danificar a parede.

Cada fixador tem características específicas, pontos positivos e negativos que precisam ser considerados.

Além, é importante pensar na aplicação desejada, se for permanente pregos podem ser uma boa escolha, se por segurança ou se for necessário desmontar os quadros prefira parafusos.

Avaliar o tipo do quadro e o material da parede, como tijolo, madeira, gesso entre outros, gera boa estética e segurança evitando que o quadro caía.

Como pendurar quadros pesados na parede

Para pendurar quadros sem riscos, o ideal é pesar o quadro com uma balança comum para definir como prender da melhor forma para sustentar o peso e marcar com um lápis o ponto onde será pendurado, o que evita erros.

Em primeiro lugar, Você precisará de: uma furadeira, bucha de plástico, ganchos, corda, chave de fenda, alicate e conectores.
Use luvas para proteção das mãos e tenha cuidado com o manuseio das ferramentas, com uma furadeira basta fazer um furo no local onde ficará o parafuso marcado com o lápis.

Insira a bucha, a mais adequada para o seu projeto, pelo furo, se o quadro for pesado é indicado usar um pitão ou gancho, coloque o parafuso na bucha parafusando firmemente.

Se utilizar conectores fixe-os na mesma altura, corte um pedaço de corda ou arame em um tamanho um pouco maior que a largura do quadro amarrando cada extremidade.

Por fim, é só prender o quadro no arame ou corda. Dicas extras:

  • Para quadros muito pesados é preferível usar arames, por serem mais resistentes.
  • Quadros mais pesados são pendurados com mais segurança com a ajuda de outra pessoa.
  • Alguns materiais possibilitam que quadros sejam pendurados sem que a parede seja furada.

Ganchos metálicos

Com a vantagem de não te que furar a parede sem arrancar tiras, é desenvolvido com arames, encaixe dentilhado e furo redondo, suporta em média 2,3 quilos.

Ganchos adesivos

São ganchos autocolantes que dispensam pregos, buchas e parafusos e suportam objetos de pesos variados.
Existem diversos modelos, como vai ser usado para pendurar quadros não precisa de estampa decorativa.
Você deve ter atenção a quantidade de peso que o gancho aguenta antes de adquiri-lo, senão o risco de queda é alto.

Fita banana

A fita banana é uma fita dupla face. Ela é altamente versátil, une duas superfícies, substituindo a parafusadeira e colas, o que torna a instalação muito mais simples, rápida e limpa.

Oferece diversas vantagens como a fixação em superfícies irregulares, redução de riscos de corrosão e não possui necessidade de vedação além de não precisarem de tempo se secagem.

Parafusos de ancoragem

Recomendado para quadros mais pesados, são parafusos revestidos por plástico que se expande no interior da parede, é necessário fazer um furo preliminar onde será inserido o parafuso puxando-o para fora para ativar sua âncora.
Antes de decidir usar parafusos como ancoragem é necessário saber o material que a parede é feita, pois, cada tipo de material exige um parafuso específico.

Em paredes drywall, construídas a seco com placas de gesso, prefira aqueles com barbatanas de plástico, já paredes com revestimento o mais indicado é o parafuso sem plástico.

Esta técnica é melhor utilizada em argamassa pela facilidade de fazer o furo sendo de fácil preenchimento.