Tipos de Rodapé

Tipos de Rodapé: como fazer a melhor escolha? [Guia Prático]

Conheça os tipos de Rodapé, peças essenciais para a decoração da sua casa, escondendo vãos e falhas que possam existir entre o piso e a parede, dá charme e acabamento, emoldurando o espaço.

Além disso, protege a parede da umidade, respingos de água durante a limpeza e impacto de mobílias e calçados.
Encontrado em diversos materiais e tamanhos, a escolha do rodapé ideal depende do projeto, considerando a que será destinado o espaço, teremos tipos de rodapé para porcelanato, cerâmica, PVC, madeira, entre outros.

Já para a altura considera-se o pé-direito. A seguir, conheça os tipos de rodapé para respondermos às perguntas que nos deixam doidos no momento de escolher o melhor tipo de rodapé.

Boa leitura!

Quais são os tipos de rodapé?

Na hora de escolher o tipo de rodapé ideal devemos pensar no local em que será colocado.
Ambientes com acabamento resistente nas paredes, como o banheiro, dispensam o uso, afinal além da estética o rodapé tem a função de proteger.

A altura também precisa ser avaliada,o pé-direito é quem ditará as regras. Nesse caso quanto maior, mais alto pode ser o rodapé escolhido.

Disponíveis no mercado entre 10 cm a 25 cm, além dos tamanhos oferecidos pelo mercado, fazer sob encomenda também é uma opção. Encontramos três tipos de rodapé:

Convencional

O rodapé convencional ou sobreposto é o mais comum, portanto o mais barato e de fácil instalação, requer apenas que seja colocado na parede, rente ao piso, ficando saliente.

Embutido

O rodapé embutido fica rente a parede, sem saliências, o que impede o acúmulo de sujeira na parte de cima. A instalação deve ser feita junto ao revestimento.

Invertido

O rodapé invertido ou flutuante tem esse nome por criar a impressão de que a parede está separada do piso, flutuando.

Esse tipo exige uma instalação especializada e o efeito é esplêndido. É possível ainda instalar iluminação de LED e dar um charme a mais para a decoração.

Quais são os desenhos possíveis para o rodapé?

Desenhos de rodapé

Diferentes desenhos de rodapé traduzem estilos diversos, é importante se ater ao projeto na hora de escolher aquele que melhor se encaixa.

O mais comum hoje é o rodapé liso, elegante e agradável é encontrado em todos os tipos de materiais.
Rodapés retos ou de superfície boleada também traduzem o mesmo conceito do liso, a de um ambiente clean e moderno. Uma vantagem que eles oferecem é a facilidade para limpar por acumular menos pó.

Já para quem busca um ambiente clássico apostar em rodapés frisados ou com desenhos é o ideal, mas com cuidado para evitar exageros. Outro ponto é a escolha das bordas que podem ser arredondadas ou retas.
O destaque no ambiente fica com os tons acima ou abaixo do piso e com os rodapés altos, lembrando de olhar o pé-direito para que não fique a sensação de achatado.

Para sensação de continuidade, aposte num rodapé do mesmo material do piso ou com a mesma cor.
E a dica de ouro para que não haja erros é o uso de rodapés brancos ou claros, independente das cores das portas, batentes e pisos, ou ainda utilizar o mesmo tom do dos batentes mesmo sendo materiais diferentes.

Materiais para rodapé: veja quais são os melhores

O mercado oferece várias opções de materiais para rodapés, sendo uma alternativa o rodapé de piso feito com o próprio. A escolha vai depender do local onde ele será instalado e do conceito do projeto.

Combinar com a cor ou o com o tipo de piso não é uma regra e, dependendo da ideia, a mistura pode ser muito criativa. Locais como banheiro e cozinha, pedem rodapés de porcelanato ou isopor reciclado, por exemplo.

Já em ambientes com muita circulação, os de granito ou mármore podem ser uma boa escolha e até mesmo os de madeira, indicados para qualquer área seca, com a vantagem de ser mais econômico e personalizável.
Encontramos rodapés de gesso, poliestireno ou PVC, MDF, pedras, EVA, cerâmica, entre outros. Eis algumas das melhores opções disponíveis:

Rodapé de poliestireno ou PVC

Rodapé de PVC

Resistente e fácil de instalar, o rodapé de poliestireno pode ser usado em qualquer ambiente, encontrado em cores e tamanhos diversos. Ele oferece proteção aos fios que podem ser passados por detrás dele.

Rodapé de madeira

Rodapé de Madeira

Tradicional, o rodapé de madeira requer cuidados e não pode ser instalado em ambientes molhados. Envernizá-lo aumenta sua resistência.

Rodapé de porcelanato

Rodapé de porcelanato

Versátil, o rodapé de porcelanato oferece um ótimo acabamento e fácil aplicação. Resistente, pode usado inclusive em áreas molhadas, combinando bem quando é igual ao piso.

Dica para decoração: escolha rodapé de porcelanato

Entre tantas opções de tipos, estilos, cores, texturas e materiais, pode ficar um tanto confuso escolher o rodapé certo para o ambiente.
Faça a escolha junto de um profissional, assim você terá suas dúvidas esclarecidas. Mas, a nossa dica para você que não se encaixa nessa realidade é: dê atenção ao porcelanato.

Resistente e fácil de ser instalado, o porcelanato é um dos materiais mais elegantes atualmente por conta da superfície lisa e uniforme, deixando o ambiente com ar sofisticado e moderno. Prático e fácil de limpar, pode ser aplicado em qualquer área, inclusive externas.
Ele possui uma infinidade de cores e estilos, com opções de rodapé para porcelanato imitando madeira, por exemplo, sendo uma alternativa mais barata em relação à madeira, e rodapé com o próprio porcelanato.
São vários os tipos de rodapé para porcelanato que já acompanham o piso, a cerâmica também é uma escolha interessante.
As dicas já dadas também valem para o porcelanato, como a altura do pé direito e a harmonização dos tons do rodapé com batentes.

Com todas essas informações e dicas, esperamos que as dúvidas tenham sido esclarecidas.
Agora fica mais fácil colocar a mão na massa e iniciar aquela reforma, dar uma repaginada numa sala antiga ou mesmo criar um espaço de lazer para receber amigos e familiares.

Lembre-se que a escolha de um bom rodapé é essencial para dar o toque de elegância, conforto, ousadia, modernidade ou qualquer outro objetivo que você deseje para o local.

>> Veja também: Reforma de apartamento: como planejar em apenas 5 passos?