Tipos de Pisos

Tipos de pisos: conheça os principais e saiba escolher o ideal

Quais são os principais tipos de pisos? Conheça os modelos mais recomendamos e usados nas residências e veja o que avaliar para escolher o melhor.

Escolher o piso ideal faz toda a diferença em sua obra evita futuras dores de cabeça, melhora a estética do seu ambiente e pode representar economia no seu orçamento.

Veja também:

Quais são os tipos de pisos existentes?

Para que um projeto de construção tenha o efeito desejado é necessário prestar atenção quanto ao tipo de piso utilizado.

Existem diversos materiais diferentes disponíveis no mercado, cada um com vantagens e desvantagens, portanto é importante utilizar o piso correto para determinados ambientes devido a suas características próprias.

Os principais materiais usados para fabricação de pisos são:

  • Mármore
  • Cerâmica
  • Porcelanato
  • Cimento queimado

Mas, quando se fala em modelos de piso, a variedade é enorme. Os modelos de piso mais comuns são:

  • Mármore
  • Cerâmica
  • Porcelanato
  • Cimento queimado
  • Vinílico
  • Piso classe A
  • Ladrilho hidráulico
  • Pastilhas
  • Silestone
  • Ardósia

Saiba mais sobre as características dos tipos de pisos

Existem diversas opções de tipos de pisos no mercado, do mais econômico ao mais luxuoso, cada um com vantagens e desvantagens, conheça os principais tipos de piso:

Mármore

Tipo de pisos: Marmore

Muito procurado por sua elegância e luxo, é composto por uma rocha natural, composta de calcita, semelhante ao granito. Apesar de ser de fácil limpeza o mármore não tem muita resistência, podendo quebrar com facilidade.

No entanto, para aumentar a durabilidade da peça, devem ser seguidas algumas regras, como limpar com água corrente, usar produtos próprios para limpeza da pedra ou sabão neutro, utilizar detergente neutro para remoção de manchas, evite produtos ácidos.

Ainda, uma dica relevante é impermeabilizar o mármore, assim é possível que líquidos não cause grandes manchas difíceis de remover.

É um piso de custo elevado que oferece sensação de amplitude. Mais recomendado para ambientes como sala, banheiro e bancadas de cozinha.

Cerâmica

Cerâmica

Produzido a partir de argila, é um piso durável e bonito. Bastante versátil, é produzido em diversas cores, estampas, formatos e texturas, para ser utilizado em qualquer ambiente da casa por causa de sua versatilidade.

As vantagens são seu custo acessível, além de ser de fácil manutenção. Também costuma ser um piso fácil para manutenção, não sendo necessário muito esforço de limpeza para tirar manchas.

É uma alternativa mais barata do que porcelanato e ajuda a manter o ambiente menos quente, principalmente no verão.

Recomenda-se atentar-se ao PEI, número que indica à resistência da cerâmica. No entanto, uma das desvantagens é que pode riscar com facilidade e deixa o ambiente mais frio.

Porcelanato

Tipo de pisos: Porcelanato

Revestimento nobre, podendo ser usado em paredes, bancadas e até mesmo pisos.

Com muita resistência e durabilidade, cria um visual fantástico, pois possibilita um rejunte menor, especialmente se utilizado o porcelanato retificado, dando sensação de amplitude no ambiente.

Mas tome cuidado, sua versão acetinada mancha e risca com facilidade e é escorregadio com água.

É recomendado para áreas internas, como quartos, banheiro, salas, e cozinha. Pode ser usado em áreas externas, mas depende do acabamento do material ser menos escorregadio.

Cimento queimado

Piso Cimento queimado

Trata-se de uma técnica que “polvilha” o cimento por cima da argamassa para criar mais resistência e evitar trincas, criando, assim, um visual mais manchado e natural para o piso.

O cimento queimado é mais barato, pois não é necessário mão de obra especializada é muito presente em ambientes com estilo industrial, rústico e escandinavo.

Absorve mais líquidos por ser poroso e pode apresentar manchas facilmente. Com o tempo e uso constante, pode trincar.

É um piso frio, que já foi muito usado em ambientes como sala, quarto e cozinha. No entanto, com novas tendências de decoração, é possível visualizar o uso desse tipo de piso até em escritórios!

Piso vinílico

Tipo de pisos: Piso Vinilico

Também conhecido pela sigla PVC, é composto por minerais e aditivos. É muito resistente e colabora com o isolamento térmico, mantendo as temperaturas agradáveis no ambiente.

Apresenta diversas vantagens, por exemplo a proteção hipoalérgica, flexível, fácil manutenção e limpeza, ótimo isolamento acústico e costuma ter um preço acessível.

No entanto, risca com certa facilidade e tem média resistência à abrasão. Por ser um tipo de plástico, em contato com o sol pode desbotar e pode perder a cor original.

É recomendado para áreas internas como salas e quartos. Não é recomendado para áreas molhadas como banheiros, cozinha e lavanderias.

Piso classe A

Atendendo todas as normas de qualidade são de alta performance, todas as peças terão tamanho regular sem apresentar defeitos na superfície.

Sua qualidade elevada garante durabilidade das peças e a área recomendada dependerá do tipo de acabamento.

Ladrilho Hidráulico

Ladrilho Hidráulico

Recebe este nome por ficar 8 horas na água em um processo totalmente artesanal. É composto por areia fina e média lavada, cimento branco ou cinza, pó de mármore e pigmento corantes.

Tem alta durabilidade e resistência, sendo o seu design diferenciado, rico em cores e detalhes, um grande atrativo. As peças são ecologicamente corretas, pois não utilizam energia elétrica durante a produção.

No entanto, não é recomendado para áreas molhadas ou para locais com alto tráfego de pessoas. Ambiente indicado: cozinha e varanda gourmet.

Pastilhas

Pastilhas dão destaque a espaços internos e externos da casa, têm boa durabilidade e podem ser compostas por diversos tipos de materiais.

Tem uso versátil, como por exemplo piso e parede, possui baixa absorção de umidade e alto custo. É indicado para ambientes como cozinha, lavabo e banheiro, lavanderia e piscina.

Silestone

Piso Silestone

Pedra natural composta de 94% de quartzo natural, é semelhante ao granito e mármore. Dá um toque de elegância ao ambiente

É resistente além de ter baixa absorção de água. No entanto, com sua alta porosidade pode manchar fácil. É recomendado para cozinhas e banheiros.

Ardósia

Piso Ardósia

Formado a partir de uma mistura de outras rochas como grafite, clorita e quartzo. Tem resistência a choques mecânicos, água, e a mudanças climáticas.

Por ser produzido a partir de uma formação de rochas, não possui muita variação de cor. Tem custo mais elevado, mas é durável. Indicado para áreas como churrasqueira, lareira e jardim.

Como escolher os tipos de pisos ideais? Veja o que avaliar

Antes de escolher os tipos de pisos da sua casa, você deve analisar o ambiente que ele será colocado. Pisos que ficam escorregadios com água ou que são facilmente manchados não devem ser utilizados em ambientes que costumam estar molhados ou úmidos.

Outro ponto a ser considerado é o orçamento de seu projeto. Para obras de baixo orçamento, prefira pisos como vinílico, cimento queimado e cerâmico. Existem diferentes estilos arquitetônicos e decorativos que combinam com esses materiais.

Caso o orçamento para acabamentos seja maior, opte por pedras naturais como mármore e granito. Certamente deixarão sua casa muito luxuosa e elegante! No entanto, é necessário que o piso tenha equilíbrio com o revestimento da parede.

Outra opção é reaproveitar o que já existe no imóvel, adaptando a tendências mais modernas. Para isso, conheça o Retrofit na arquitetura.