Arquiteto

Por que contratar um arquiteto? Vantagens e dicas ao avaliar!

Em dúvida do porquê contratar um arquiteto em sua obra? Veja como o profissional atua, as vantagens de contar com ele e dicas para contratar!

Em alguns momentos, pode parecer vantajoso aceitar propostas duvidosas de outros profissionais que podem assinar um projeto, ou em alguns casos, desenhar você mesmo o que está desejando executar em sua casa ou empreendimento. Escrevemos esse artigo explicando porque você deve evitar ao máximo escolher por essas opções.

Leia e compreenda os problemas que você pode evitar contratando um arquiteto e como você até economiza dinheiro de sua obra tomando essa decisão!

Leia também: HOME STAGING – Entenda essa técnica e como aplicá-la para valorizar o seu imóvel e conseguir uma venda mais rápida!

Quando é Obrigatório Contar com um Profissional em sua Obra?

Arquiteto profissional especialista para sua obra.

Primeiro, é importante entender que o arquiteto é o profissional que fica responsável por toda a etapa de concepção do que será desenvolvido para sua reforma ou construção, incluindo a segurança do que será executado.

Ele faz uma análise do espaço e desenha o projeto com todos seus detalhamentos, considerando o que o cliente deseja e seu perfil, garantindo uma visão estética profissional com um layout funcional que atenda seus desejos e sonhos.

Através de seu conhecimento técnico e soluções criativas, o porque contratar um arquiteto está relacionado à melhor maneira de desenhar os espaços de maneira que proporcione o melhor aproveitamento possível, considerando detalhes como conforto térmico, acústico, qualidade de vida dos moradores e claro, considerando seu orçamento. Ainda está sob sua responsabilidade prever e projetar as instalações elétricas e hidráulicas.

Sendo assim, é obrigatório investir na contratação de um arquiteto se você deseja garantir a segurança e a viabilidade de sua construção ou reforma, já que tudo é planejado considerando as leis de construção e os melhores métodos para aplicá-las corretamente em cada fase da obra.

Eles ainda podem te ajudar no processo de encontrar empreiteiros, engenheiros e outros profissionais necessários para executar o projeto. Além dessas vantagens, você verá adiante outros motivos porque contratar um arquiteto.

Como um Arquiteto irá agregar a sua construção ou reforma?

Outra das vantagens de contratar um arquiteto para gerir sua obra ou reforma te garante vantagens que vão além da parte visual da construção.

Ainda que suas habilidades criativas façam a diferença ao contratar um projeto, esse profissional contribui em inúmeras outras áreas que fazem a diferença para evitar dores de cabeça e garantir o sucesso em todas as etapas sem surpresas desagradáveis.

Vamos entender porque contratar um arquiteto para reforma ou construção?

Melhor aproveitamento do espaço

Os apartamentos e residências têm diminuído de tamanho. Para você conseguir aproveitar melhor os espaços de forma funcional, o arquiteto desenha usando técnicas que vão garantir conforto e funcionalidade nos ambientes sem perder a sofisticação.

E se espaço não for o problema, ele tem a capacidade de enxergar o melhor layout para que o resultado seja harmônico e igualmente bem aproveitado, com soluções fora do comum e originalidade.

Valorização do Imóvel

Imóvel Valorizado.

Contratando um arquiteto, o investimento se faz valer a pena pelo valor agregado que adiciona ao seu imóvel, já que além de poder, aproveitar um lugar mais agradável e aconchegante, outro porque contratar um projeto arquitetônico é que ele valoriza o empreendimento pelas características que se fazem claras no layout e no design do exterior e interior. Isso é interessante caso você pense em vendê-lo no futuro.

Orçamentos, Prazos e Economia

Além da concepção do projeto, como o arquiteto pode ajudar é administrando sua obra do início ao fim, garantindo profissionais qualificados que irão executar o serviço e fazer um acompanhamento próximo para garantir que tudo saia exatamente como no papel.

Isso envolve controlar os orçamentos de tudo que será usado, pagamento dos profissionais contratados, garantir que os materiais não sejam desperdiçados, além de cuidar dos imprevistos e possíveis problemas que podem surgir no meio do caminho. As burocracias ficam todas por conta dele.

Como você pode imaginar, as vantagens são incontáveis ao ter um profissional e sua equipe gerenciando até mesmo suas contas para que o orçamento não seja estourado e sua obra seja entregue na data combinada.

Garantias de um Arquiteto Especialista 

Arquiteto Especialista

Outra vantagem é todo o conhecimento e experiência que esse profissional tem em sua área de atuação, sabendo exatamente a qualidade de outros prestadores de serviço que trabalharão em sua obra. Esse detalhe faz a diferença para que o trabalho seja bem executado sem riscos futuros na construção, na estrutura e até no acabamento.

Executar coisas tão técnicas por conta própria ou com profissionais “mais em conta”pode ser desastroso e não é recomendado de forma alguma. Pese na balança e pense nas vantagens e desvantagens em contratar um arquiteto.

Dicas para Contratar um Arquiteto de Qualidade

Se você não teve a indicação de um arquiteto feita por uma pessoa de confiança, o primeiro passo é pesquisar por profissionais, analisando seu perfis de trabalho, os projetos que já realizaram e se possível, até mesmo visitar um empreendimento que ela tenha feito.

Entender o perfil de cada um e a compatibilidade com o que você deseja é importante, já que existem arquitetos que são especialistas em determinadas áreas, o que pode não ser o adequado para seu projeto.

Aceitar propostas muito baixas é um erro comum que deve ser evitado. Geralmente o percentual cobrado pelo arquiteto é calculado pelos metros quadrados do projeto e de acordo com sua complexidade. Desconfie de valores fora do padrão do mercado, já que isso com certeza está ligado com a qualidade do que será oferecido a você.

Outro ponto porque contratar um arquiteto de qualidade é verificar se o profissional fará uma proposta de serviço adequada, contendo um contrato descritivo com tudo que está incluso no serviço, assim como seus prazos. Esse documento deve incluir todos valores referente à obra e até mesmo a quantidade de visitas inclusas até a finalização.

Arquitetos profissionais oferecem igualmente junto ao projeto em planta baixa, imagens renderizadas em 3D mostrando como será o projeto executado através de programas de computação gráfica. Verifique também se está incluso o RRT, Registo de Responsabilidade Técnica, garantindo que é um profissional cadastrado e regulamentado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Conclusão

A quantidade de vantagens está clara. Escolher um bom profissional de arquitetura só traz benefícios para o processo de reforma ou construção, assim como a longo prazo, evitando problemas futuros e valorizando seu empreendimento.

Pesquise, busque referências e garanta um arquiteto qualificado para garantir o sucesso de sua obra!