saiba as diferenças entre mármore e granito e como escolher

Mármore ou Granito: diferenças e características. Qual escolher?

Se você está fazendo uma obra em sua casa pode ter dúvidas entre escolher mármore ou granito. Porém, isso não será mais um problema para você. Ao observar com cuidado é possível notar vários pontos que diferenciam um do outro. 

É válido saber a diferença entre mármore e granito para fazer a melhor escolha de revestimento. Seja pela economia ou pela beleza, você vai ter conhecimento para acertar na hora de decidir qual deles prefere para a sua casa.

Então, continue a leitura e descubra mais sobre essas pedras populares para os designers de interiores e arquitetos.

Mármore ou Granito: quais são as diferenças?

O mármore e o granito podem ser usados em diversas partes da decoração ou reforma de apartamentos e casas. Seja para revestir determinadas áreas, ou para pias, cubas e bancadas em banheiros ou cozinhas. Por isso, entenda as características de cada um. 

O que é o Mármore?

O que é o Mármore?

O mármore é uma rocha metamórfica. Assim, ele é formado a partir de uma extrema pressão e calor sobre o calcário. O material que predomina é a calcita, que é um mineral mais suave. 

Dessa forma, o mármore é uma pedra mais clássica, elegante e sutil. Pode ser encontrado em uma variação do branco ao preto puro. 

Além disso, é mais poroso e menos resistente. Logo, acaba ficando mais suscetível à manchas e à absorção de gordura. Agora, veja os modelos de mármore disponíveis para você usar

Tipos de mármore

Cuidados com o Mármore

Os tipos de mármore mais comuns são:

  • Carrara;
  • Breccia;
  • Bege Bahia;
  • Branco Piguês;
  • Cinza Arabesco;
  • Crema Marfil;
  • Verde Alpi;
  • Marrom Imperador;
  • Nero Marquina.

O mármore é uma opção indicada para áreas internas e que não tenha tanta passagem de pessoas. Prefira usar em pias de banheiro, nas bordas de lareira, no revestimento de parede e em detalhes decorativos

Cuidados necessários 

A limpeza pode ser feita apenas com um pano úmido. Caso seja necessário, utilize um detergente neutro. O mármore é muito sensível a vinhos, limão, vinagre, café, óleos, tipos de gordura e refrigerante

É ideal para locais com baixo tráfego de pessoas, já que o atrito das areias faz com que ele se desgaste com mais facilidade. Evite o mármore em cozinhas, devido à presença de gordura e pela sua porosidade. 

O que é o Granito?

O que é o Granito?

O granito é uma rocha ígnea natural composta por três minerais: mica, quartzo e feldspato. Eles são responsáveis pela sua grande durabilidade, resistência e beleza. 

Por isso, fica ótimo tanto em áreas internas, quanto em partes externas. Vale para bancadas de cozinha e áreas de serviço também.

O granito não risca com facilidade e tem alta dureza. Diferente do mármore, ele tem baixa porosidade. Com isso, não mancha e tem baixa absorção de água. No entanto, é comum que algumas tonalidades absorvam mais água que outras. 

Além disso, o granito tem a superfície mesclada. Por isso, se você olhar com mais calma vai perceber várias “pedrinhas” com uma cor muito similar entre si. Agora, conheça os modelos de granito disponíveis para compra. 

Tipos de granito

Os tipos de granito mais comuns são:

  • Preto São Gabriel;
  • Cinza Andorinha;
  • Verde Ubatuba;
  • Amarelo Santa Cecília;
  • Bege Dunas;
  • Branco Itaúnas;
  • Vermelho Itaipu;
  • Vermelho Bragança.

São muitas variações de cores incríveis para você escolher e combina com todos os tipos de apartamentos e casas diversas. Para isso, apenas é preciso entender o estilo de cada um. 

Cuidados necessários

Cuidados com o granito

Uma das características mais positivas do granito é a resistência. Na escala de Mohs, ele tem dureza de 6 a 7. Por isso, ele é muito útil para áreas como cozinhas, onde há objetos pontiagudos. Já sua baixa porosidade é perfeita para as áreas molhadas. 

O granito suporta temperaturas elevadas, por isso você pode colocar panelas quentes sobre ele sem medo. Da mesma forma, não há problemas em cortar alimentos diretamente em sua bancada de granito

Fora isso, a limpeza ainda é simples, bastando usar um pano úmido ou embebido em detergente neutro. 

Afinal, qual deles escolher?

Seja qual for sua escolha, as duas pedras ficam lindas em bancadas, pisos, revestimentos para parede, pias e outras partes na sua decoração. 

Para escolher entre mármore e granito, você deve considerar a estética que mais gosta, pensar nos cuidados e avaliar a manutenção de cada um. 

Fora isso, pense também na dureza e porosidade. Você viu que o mármore é mais delicado e não suporta bem gordura e riscos. Por isso, deve ser evitado em cozinhas

Já o granito cumpre bem essas funções, sendo ótimo para esse cômodo.Outro detalhe é a nobreza do material. O mármore apresenta variações belíssimas que podem valorizar o seu design de interiores. 

Para isso, basta escolher uma parte onde não haja tantas pessoas transitando. Já o preço do granito varia de acordo com sua raridade. Quanto mais raro, maior é o custo de aquisição. Os mais em conta são os cinzas, enquanto pretos e brancos são mais caros.

No entanto, o granito também apresenta modelos lindíssimos. Então, conheça bem cada peça, observe seu estilo decorativo e veja qual dessas opções é a sua preferida. 

Dicas de uso do mármore

Essa pedra natural com veios marcantes em sua extensão é muito aplicada para decoração. Como suas tonalidades vão do branco ao preto, passando por azul, verde e vermelho, há uma ótima gama para ser usada como revestimento em casa.

Ainda que não seja tão durável quanto o granito, é bem resistente e abre muitas opções para aplicações arquitetônicas. Apenas evite em locais úmidos e molhados, já que ela é escorregadia e muito lisa. Ela é uma pedra mais cara, mas também mais sofisticada.

Dicas de uso para o granito

A superfície pontilhada do granito traz grânulos de diversos tamanhos. Você acha muitas cores, sendo mais comum encontrar: preto, branco e cinza. 

Sua durabilidade e resistência são excelentes. Logo, não se preocupe em um granito manchado, já que ele não tem essa predisposição.

O Brasil tem inúmeras jazidas desse material. Dessa forma, é uma opção muito barata e bonita para revestimento, pisos e bancadas, especialmente as de cozinha. Com essas dicas em mente, você consegue economizar e ter uma casa ainda mais encantadora.

Como você viu, existem diferenças notáveis na hora de escolher mármore ou granito. Então, pense bem nas características de cada um e decida qual dessas pedras é a melhor para compor a decoração da sua casa ou apartamento

Leia também:

1 comentário em “Mármore ou Granito: diferenças e características. Qual escolher?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *