sala de estar

Afinal, quais são as principais características do apartamento studio?

Você é uma pessoa com objetivos bem definidos, procura fazer bons investimentos, gosta de refletir a objetividade e a contemporaneidade da sua vida em tudo ao seu redor? Então, na hora de escolher um imóvel, talvez valha a pena procurar e comprar um apartamento desta tipologia. Você já deve ter ouvido falar nele, mas talvez não tenha um entendimento completo sobre as características do apartamento studio.

Afinal, quais as diferenças entre um studio e um apartamento tradicional?

Estamos falando apenas de um imóvel menor do que os outros ou ele tem características específicas? Quais as vantagens da escolha por esse tipo de moradia? Essas e outras perguntas serão respondidas em nosso post. Convidamos à leitura do artigo antes de tomar uma decisão. Vamos lá?

O que é o apartamento studio e por que você deveria optar por ele?

apartamento studio

Praticidade e organização são algumas das características que levam as pessoas a escolherem o apartamento studio. Isso porque, apesar de ter uma metragem menor em relação aos imóveis tradicionais, eles prezam pela funcionalidade, pela simplicidade e pela usabilidade.

O conceito dos studios é similar ao dos lofts, muito popularizados no exterior. A ideia é que tenha perto de 30 metros quadrados, com a integração de ambientes promovida por uma arquitetura moderna e planejada. Isso tudo sem abrir mão de um ar mais elegante, sofisticado.

Assim, os condomínios que abrigam esse tipo de imóvel, geralmente, oferecem áreas comuns que substituem alguns cômodos do apartamento, como a área de serviço ou o escritório, que são oferecidas aos moradores de forma compartilhada.

Como o apartamento studio se diferencia do tradicional?

Duas das principais características que diferenciam o apartamento studio dos demais são o tamanho e a integração dos cômodos, ou seja, há menos paredes, o que beneficia a iluminação natural e a ventilação. Costuma ser menor do que os lofts e proporciona uma proposta mais moderna e arrojada de moradia.

Cômodos integrados

O objetivo do studio é ter os espaços otimizados. Assim, as divisórias entre os cômodos podem ser feitas com a mobília, a partir de um projeto moderno de decoração. Quanto mais funcionais, melhores serão os móveis. A cozinha é no estilo americana e o quarto pode ou não ser separado da sala por uma parede.

Modernidade

Os apartamentos studio, normalmente, estão localizados em condomínios novos, que oferecem não somente uma variada área de lazer, mas também de serviços que podem ser úteis aos moradores, como escritório compartilhado, rede WI-FI, além de tecnologia voltada à segurança dos condôminos.

Tamanho reduzido

Como mencionamos, o tamanho é fator essencial para determinar o estilo do imóvel. Os studios podem ter de 18 a 50 metros quadrados. Por ter essa característica, demandam um bom planejamento da decoração, tornando o imóvel funcional, sem perder o conforto, o aconchego e a sofisticação.

Para quem o apartamento studio é mais indicado?

Por serem compactos, os apartamentos studio são voltados especialmente para pessoas que desejam morar sozinhas ou para casais que não pretendem ter filhos.

Também são bastante procurados por aquelas que estão iniciando a vida profissional e têm um bom planejamento financeiro, que permite a compra do primeiro imóvel. Como são menores, têm o preço mais acessível.

Por fim, o apartamento studio é uma excelente alternativa para os investidores do mercado imobiliário, pois estão cada vez mais valorizados, oferecem ótima liquidez e podem ser usados para locação, com bons rendimentos.

Como pôde perceber, o apartamento studio é uma opção moderna para as pessoas que buscam praticidade na organização do dia a dia. Por ser compacto e oferecer a possibilidade de uma decoração sofisticada e funcional, é perfeito para quem deseja viver com conforto e não tem a necessidade de ter muitos cômodos em casa.

Está procurando um imóvel com essas características? Entre em contato conosco e conheça as melhores alternativas oferecidas pelo mercado imobiliário em Porto Alegre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *