Como alugar um imóvel rápido

Como alugar um imóvel rápido: 5 dicas essenciais

Você sabe como alugar um imóvel rápido? Então acompanhe a leitura desse blog que vamos te explicar tudo sobre o tema!

Investir em imóveis para alugar é uma decisão que precisa ser muito bem planejada, pois é necessário entender que trata-se de um investimento com um certo risco, embora seja baixo.

Ao ter um imóvel pronto para locação, é preciso conseguir inquilinos o mais rápido possível, porque você, como proprietário, espera um retorno.

Sendo assim, é importante estudar sobre as estratégias para alugar um imóvel rápido para começar a se livrar de pendências financeiras, como condomínio e IPTU.

Neste artigo vamos te explicar as melhores dicas de como alugar um imóvel rápido. Portanto, acompanhe o texto até o final e tenha uma boa leitura!

5 dicas de como alugar um imóvel rápido

Alugar um imóvel nem sempre pode ser simples como parece. Às vezes o espaço está mal localizado, conta com uma estrutura desgastada ou até mesmo está ofertado por valores impraticáveis. 

Existem diversos fatores que podem dificultar um aluguel. Contudo, vamos te explicar algumas dicas para você conseguir alugar seu imóvel rapidamente.

1. Anuncie seu imóvel com um valor competitivo de mercado

O seu imóvel precisa ser anunciado com um valor competitivo de mercado. Isso quer dizer que a casa, apartamento ou estabelecimento comercial precisam apresentar o preço que é praticado na região.

Contudo, para definir o valor do aluguel diversos outros fatores precisam ser considerados.

Primeiramente, é importante entender quais são as condições do imóvel. Isso quer dizer que, caso ele seja mais velho, o valor do aluguel deve diminuir. Sendo mais novo, o valor ainda pode ser considerável.

Ainda é importante compreender o tamanho do imóvel. Na maioria das vezes a área útil é a métrica que é mais relevante para um possível inquilino. Portanto, leve em consideração a mesma.

Além disso, é importante comparar o valor do aluguel de outros imóveis na mesma região. Isso porque, se o seu valor não for condizente com a região, e nem com o público que costuma morar ali, eles certamente irão preferir opções mais em conta.

Outros pontos são importantes de serem agregados no momento do cálculo, como algumas comodidades, como varanda, portaria, ar condicionado, academia, mobília e vaga de garagem ou estacionamento.

1.1 Cálculo

Depois de considerar esses fatores importantíssimos, você deve também precificar o seu aluguel de acordo com um cálculo altamente utilizado no mercado imobiliário.

Geralmente, o valor do aluguel corresponde a cerca de 0,3% a 0,5% do valor de venda do imóvel.

De toda forma, essa não é uma regra que é aplicada para toda casa ou apartamento, logo que, em alguns casos, o valor de venda do espaço pode ser mal calculado, resultando em uma cobrança acima do normal.

Essa é possivelmente uma das dicas mais relevantes da lista, pois uma série de levantamentos apontam que a precificação correta impacta na rentabilidade do locador.

Uma pesquisa realizada pela economista Monise Faria, por exemplo, concluiu que o locador que oferta o seu imóvel com o valor correto pode aumentar os seus ganhos em até 37%, enquanto aqueles que praticam valores equivocados podem apresentar uma queda de até 22% em sua renda anual.

2. Valorize o seu imóvel: Mantenha-o bem conservado e invista em melhorias

Muitos proprietários, depois de realizarem o investimento inicial, passam a deixar o imóvel parado, sem manutenções ou reformas.

Isso faz com que o valor de seu imóvel caia no mercado. Afinal, quanto mais novo e conservado um imóvel, mais valioso ele é.

Além disso, para os próprios inquilinos, morar em um espaço visivelmente mal cuidado e desatualizado, seja em elétrica, hidráulica ou em alvenaria, pode não ser uma opção, principalmente se o valor for acima do que é oferecido pelo espaço.

Sendo assim, para conseguir alugar rápido, considere cuidar bastante do seu imóvel disponível para locação. Realize vistorias recorrentes e o mantenha em dia.

3. Conheça o seu público-alvo e seja flexível com as propostas

Alugar imóvel

É importante conhecer o seu público-alvo. Alguns empreendimentos já são até mesmo construídos visando um certo público, enquanto outros acabam tendo que se adequar ao público local, de acordo com as suas características gerais.

De toda forma, é importante você entender o perfil de seu público-alvo, bem como as suas necessidades, condições financeiras, atividades exercidas, e outras informações.

Saber de tudo isso pode ser altamente importante para construir um imóvel especial para esse grupo, ou adequar o seu já existente.

Um exemplo prático: em um bairro próximo a uma grande universidade, o público da região será predominantemente jovem e estudante. Assim, é importante entender o que esse público geralmente está disposto a pagar e quais são as suas preferências e necessidades.

Dessa forma, você pode construir imóveis menores, geralmente para uma pessoa, com algumas mobílias.

Em um exemplo de um imóvel já existente, seria possível adicionar móveis em marcenaria, como uma estante de estudos, guarda-roupas e mais.

Essa percepção permite com que você atenda muito mais às necessidades de quem mais procura imóveis na região onde o seu se encontra.

Além disso, o cuidado ao tratar com possíveis inquilinos ou inquilinos atuais é bastante relevante não só para conquistá-los, mas também para manter um bom morador.

Sendo assim, busque ser mais flexível à proposta, desde que elas ainda sejam positivas para o seu investimento.

4. Aprimore o seu atendimento e utilize a tecnologia ao seu favor

Geralmente, ao alugar um imóvel diretamente com o proprietário, muitos interessados podem ter problemas com atendimento, que geralmente ocorre apenas por meio de ligação.

Dessa forma, é relevante considerar ampliar os seus canais de atendimento, estando presente em redes sociais diversas e nos aplicativos de mensagens principais, como o WhatsApp. 

Além disso, é importante contar com o auxílio de alguém para o atendimento, caso não seja possível dar devida atenção por conta própria. 

Busque manter ainda um padrão de atendimento que já tenha se mostrado eficiente.

Ao anunciar o seu imóvel, é importante contar com diversas plataformas na internet, sendo muitas delas gratuitas, mas com opções pagas mais completas.

De toda forma, além de usar essas plataformas, como as redes sociais e sites de anúncio, considere também, se estiver com grande dificuldade de alugar, ou tenha ainda muitos imóveis disponíveis, utilize técnicas do marketing digital, como os anúncios pagos e e-mail marketing.

5. Conte com uma imobiliária que atenda às suas necessidades e agilize todos os processos!

Anunciar imóvel aluguel

A opção que pode facilitar a sua vida como locador é contar com o auxílio de uma boa imobiliária.

As imobiliárias realizam o trabalho de anunciar o seu imóvel de forma bastante eficiente, até mesmo com estratégias de marketing digital.

Essas empresas ainda contam com profissionais qualificados para acompanhar inquilinos em suas visitas e atendê-los de forma adequada.

Além disso, elas ainda são responsáveis por intermediar todas as negociações e facilitar a emissão de documentos e demais burocracias do processo de locação.

Por isso, muitas vezes fugir de uma imobiliária pode não compensar, logo que o serviço prestado é altamente completo e de qualidade exemplar.

Em Porto Alegre, a melhor imobiliária para anunciar o seu imóvel é a Bridge Imóveis. Trata-se de uma empresa referência no mercado imobiliário da região, por conta de seu trabalho eficiente, transparente e de sucesso.

Anuncie o seu imóvel para alugar rápido com a Bridge Imóveis! 

Conclusão

Este artigo teve como objetivo te passar dicas valiosas sobre como alugar um imóvel rápido.

Em conclusão, vale ressaltar a importância de alguns fatores para anunciar o seu imóvel e conseguir inquilinos rapidamente. Estes são:

  • precificação correta, que considera localização, condição do imóvel, concorrência e comodidades;
  • manutenções e reformas em dia;
  • atendimento eficiente e de qualidade;
  • presença em diversas plataformas digitais;
  • parceria com uma ótima imobiliária.

Leia também: “Investir em imóveis para alugar é um bom negócio? Descubra!”.

Acesse o nosso blog para ler mais conteúdos, informações e dicas relevantes sobre mercado imobiliário, decoração e vida em Porto Alegre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *