Como vender apartamento de forma rápida e segura? Conheça os passos!

Como vender apartamento de forma rápida e segura? Conheça os passos!

Saber como vender um apartamento envolve ter bastante dedicação e organização por parte do proprietário. 

Pode parecer uma missão difícil no começo, mas com as estratégias adequadas é possível realizar essa venda sem muitas complicações. 

Mas para isso é preciso saber como calcular o valor do imóvel e as principais maneiras de vender um apartamento, por exemplo. 

Bom, vamos explicar todos esses pontos ao longo deste conteúdo, além de passar um checklist com as documentações necessárias do imóvel e do comprador. 

Aproveite a leitura! 

O que é necessário para vender um imóvel com segurança e rapidez?

Existem algumas estratégias que podem ser seguidas para saber como vender um imóvel rápido e com segurança. 

O primeiro passo é começar com uma boa avaliação do imóvel para destacar as vantagens e fazer as reformas necessárias para venda. 

Depois, é preciso definir o preço de venda. Aqui é importante que ele esteja de acordo com os valores do mercado e toda flexibilidade envolvida. 

Também é fundamental ter toda a documentação do imóvel separada para incluir no contrato e realizar a passagem para o novo comprador. 

Por fim, vale a pena contar com uma imobiliária de confiança para divulgar o imóvel corretamente e ainda conduzir de maneira íntegra o processo de venda. Assim, é possível evitar complicações e dores de cabeça dentro do setor imobiliário. 

Quais são as principais formas de vender um apartamento?

Embora a imobiliária seja bastante indicada na hora de saber como vender um apartamento, existem opções variadas para esse processo. 

No caso, a venda por ser realizada: 

  • pelo proprietário;
  • pela imobiliária; 
  • por financiamento;
  • por consórcio. 

Vamos falar sobre cada uma dessas alternativas a seguir. 

Venda direta pelo proprietário

Existe a opção do apartamento ser vendido diretamente pelo proprietário. 

Isso significa que ele vai assumir todas as responsabilidades do processo sem auxílio de um corretor ou de uma imobiliária. 

Logo, fica a cargo do proprietário cuidar da divulgação, marketing, negociação, elaboração de contrato e o desfecho do processo. 

Neste sentido, é importante que ele tenha conhecimento sobre todas essas áreas. Caso contrário, talvez não seja uma maneira tão segura de realizar a venda, uma vez que pode haver falhas ou equívocos nas etapas de venda. 

Venda por imobiliária

Em seguida, dentro das opções de como vender um imóvel, tem a que é feita por meio da imobiliária. Logo de cara, vale a pena destacar que é um dos jeitos mais seguros de fechar um negócio. 

Isso porque as imobiliárias contam com equipes especializadas em divulgação de imóveis, anúncios, avaliações e por aí vai. Além disso, possuem potenciais compradores já registrados. 

Venda financiada

É comum as pessoas terem dúvida sobre como vender apartamento financiado. 

Se o apartamento já for quitado pelo proprietário, basta organizar diretamente com o comprador o pagamento de uma entrada, para definir depois o parcelamento do saldo devedor. 

Venda por consórcio

Quais são as principais formas de vender um apartamento?

Por último, tem a venda por consórcio, que é uma alternativa para quem não tem capital disponível para adquirir um bem à vista ou por meio de um valor alto de entrada. 

Nessa alternativa, o proprietário pode escolher vender o apartamento em um consórcio imobiliário, onde oferece o imóvel aos consociados para usarem como lance e serem contemplados com uma carta de crédito. 

Como vender um apartamento financiado?

Mas, afinal, como vender um imóvel financiado que ainda não foi quitado? Em casos assim, teoricamente, o apartamento ainda pertence ao banco. Logo, o processo de venda deve envolver a instituição financeira. 

Acompanhe com atenção os tópicos abaixo para entender melhor. 

Venda à vista sem novo financiamento

Digamos que você ainda tenha parcelas de um financiamento para pagar e queira vender o imóvel à vista sem precisar financiar novamente. 

Basta entrar em contato com o banco e pedir para atualizar o saldo devedor. Dessa forma, quem vai comprar pode pagar o que falta para a instituição financeira e o valor já pago do apartamento para o vendedor. 

Vender o imóvel financiado com novo financiamento

Outra forma de como vender apartamento financiado é quando os potenciais compradores resolvem fazer um financiamento. 

No caso, pode ser o mesmo banco do proprietário ou outro de preferência do comprador. Só é preciso fazer um contrato de financiamento com a instituição financeira e registrar no Cartório de Registro de Imóveis. 

Como calcular o valor do imóvel?

Uma dúvida muito comum das pessoas é sobre como calcular o valor do imóvel para ter um bom retorno financeiro. A verdade é que existem algumas maneiras para fazer isso. 

Uma delas é a partir do valor venal do imóvel, ou seja, da avaliação feita pelo poder público que define o valor da propriedade específica. Dá para encontrar este preço nos boletos do IPTU. 

Outra forma é precificar com base no valor do metro quadrado. Uma dica é procurar por anúncios da região e dividir o valor pela metragem dos lugares. Assim, é possível descobrir o preço do metro quadrado e identificar uma média quando vale a propriedade. 

Também existe a possibilidade de calcular o valor do imóvel por meio da área construída. Ou seja, observar todo o mercado da região para ter uma noção dos valores, metragem e da valorização do local. 

Checklist de documentos do imóvel

Assim como todo e qualquer contrato, o imobiliário requer alguns documentos do imóvel, que são: 

  • matrícula do imóvel;
  • hipoteca;
  • alienação fiduciária;
  • IPTU; 
  • laudos e documentações adicionais;
  • comprovante de compra e venda; 
  • certidão de negativa de débitos municipais; estaduais e trabalhistas;
  • comprovante de pagamento do condomínio;
  • certidão de ônus reais; 
  • certidão de uso e ocupação. 

Checklist de documentos do comprador

Como vender apartamento com rapidez e segurança? Confira dicas importantes!

Por parte do comprador, os documentos necessários são: 

  • documento de identificação; 
  • RG ou CNH; 
  • CPF;
  • documento que comprove o estado civil;
  • certidão de nascimento, casamento ou divórcio (se for aplicável); 
  • comprovante de residência e de renda;
  • cópia do FGTS;
  • declaração do imposto de renda; 
  • outras documentações solicitadas. 

Para entender melhor o mercado imobiliário, conte com a Bridge Consultoria!

Conclusão

Agora você já sabe como vender um apartamento de forma rápida e segura, não é mesmo? Certamente, pode parecer um processo mais complicado, mas exatamente por isso é importante contar com ajuda de profissionais e empresas da área. 

Assim sendo, procure por imobiliárias de confiança que se comprometam a cuidar dos processos de venda com integridade, como é o caso da Bridge Imóveis. 

Portanto, se a ideia é vender ou investir em imóveis em Porto Alegre, entre em contato conosco! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *