Saber como vender um apartamento envolve ter bastante dedicação e organização por parte do proprietário.
Pode parecer uma missão difícil no começo, mas com as estratégias adequadas é possível realizar essa venda sem muitas complicações.
Mas para isso é preciso saber como calcular o valor do imóvel e as principais maneiras de vender um apartamento, por exemplo.
Bom, vamos explicar todos esses pontos ao longo deste conteúdo, além de passar um checklist com as documentações necessárias do imóvel e do comprador.
Aproveite a leitura!
O que é necessário para vender um imóvel com segurança e rapidez?
Existem algumas estratégias que podem ser seguidas para saber como vender um imóvel rápido e com segurança.
O primeiro passo é começar com uma boa avaliação do imóvel para destacar as vantagens e fazer as reformas necessárias para venda.
Depois, é preciso definir o preço de venda. Aqui é importante que ele esteja de acordo com os valores do mercado e toda flexibilidade envolvida.
Também é fundamental ter toda a documentação do imóvel separada para incluir no contrato e realizar a passagem para o novo comprador.
Por fim, vale a pena contar com uma imobiliária de confiança para divulgar o imóvel corretamente e ainda conduzir de maneira íntegra o processo de venda. Assim, é possível evitar complicações e dores de cabeça dentro do setor imobiliário.
Quais são as principais formas de vender um apartamento?
Embora a imobiliária seja bastante indicada na hora de saber como vender um apartamento, existem opções variadas para esse processo.
No caso, a venda por ser realizada:
- pelo proprietário;
- pela imobiliária;
- por financiamento;
- por consórcio.
Vamos falar sobre cada uma dessas alternativas a seguir.
Venda direta pelo proprietário
Existe a opção do apartamento ser vendido diretamente pelo proprietário.
Isso significa que ele vai assumir todas as responsabilidades do processo sem auxílio de um corretor ou de uma imobiliária.
Logo, fica a cargo do proprietário cuidar da divulgação, marketing, negociação, elaboração de contrato e o desfecho do processo.
Neste sentido, é importante que ele tenha conhecimento sobre todas essas áreas. Caso contrário, talvez não seja uma maneira tão segura de realizar a venda, uma vez que pode haver falhas ou equívocos nas etapas de venda.
Venda por imobiliária
Em seguida, dentro das opções de como vender um imóvel, tem a que é feita por meio da imobiliária. Logo de cara, vale a pena destacar que é um dos jeitos mais seguros de fechar um negócio.
Isso porque as imobiliárias contam com equipes especializadas em divulgação de imóveis, anúncios, avaliações e por aí vai. Além disso, possuem potenciais compradores já registrados.
Venda financiada
É comum as pessoas terem dúvida sobre como vender apartamento financiado.
Se o apartamento já for quitado pelo proprietário, basta organizar diretamente com o comprador o pagamento de uma entrada, para definir depois o parcelamento do saldo devedor.
Venda por consórcio
Por último, tem a venda por consórcio, que é uma alternativa para quem não tem capital disponível para adquirir um bem à vista ou por meio de um valor alto de entrada.
Nessa alternativa, o proprietário pode escolher vender o apartamento em um consórcio imobiliário, onde oferece o imóvel aos consociados para usarem como lance e serem contemplados com uma carta de crédito.
Como vender um apartamento financiado?
Mas, afinal, como vender um imóvel financiado que ainda não foi quitado? Em casos assim, teoricamente, o apartamento ainda pertence ao banco. Logo, o processo de venda deve envolver a instituição financeira.
Acompanhe com atenção os tópicos abaixo para entender melhor.
Venda à vista sem novo financiamento
Digamos que você ainda tenha parcelas de um financiamento para pagar e queira vender o imóvel à vista sem precisar financiar novamente.
Basta entrar em contato com o banco e pedir para atualizar o saldo devedor. Dessa forma, quem vai comprar pode pagar o que falta para a instituição financeira e o valor já pago do apartamento para o vendedor.
Vender o imóvel financiado com novo financiamento
Outra forma de como vender apartamento financiado é quando os potenciais compradores resolvem fazer um financiamento.
No caso, pode ser o mesmo banco do proprietário ou outro de preferência do comprador. Só é preciso fazer um contrato de financiamento com a instituição financeira e registrar no Cartório de Registro de Imóveis.
Como calcular o valor do imóvel?
Uma dúvida muito comum das pessoas é sobre como calcular o valor do imóvel para ter um bom retorno financeiro. A verdade é que existem algumas maneiras para fazer isso.
Uma delas é a partir do valor venal do imóvel, ou seja, da avaliação feita pelo poder público que define o valor da propriedade específica. Dá para encontrar este preço nos boletos do IPTU.
Outra forma é precificar com base no valor do metro quadrado. Uma dica é procurar por anúncios da região e dividir o valor pela metragem dos lugares. Assim, é possível descobrir o preço do metro quadrado e identificar uma média quando vale a propriedade.
Também existe a possibilidade de calcular o valor do imóvel por meio da área construída. Ou seja, observar todo o mercado da região para ter uma noção dos valores, metragem e da valorização do local.
Checklist de documentos do imóvel
Assim como todo e qualquer contrato, o imobiliário requer alguns documentos do imóvel, que são:
- matrícula do imóvel;
- hipoteca;
- alienação fiduciária;
- IPTU;
- laudos e documentações adicionais;
- comprovante de compra e venda;
- certidão de negativa de débitos municipais; estaduais e trabalhistas;
- comprovante de pagamento do condomínio;
- certidão de ônus reais;
- certidão de uso e ocupação.
Checklist de documentos do comprador
Por parte do comprador, os documentos necessários são:
- documento de identificação;
- RG ou CNH;
- CPF;
- documento que comprove o estado civil;
- certidão de nascimento, casamento ou divórcio (se for aplicável);
- comprovante de residência e de renda;
- cópia do FGTS;
- declaração do imposto de renda;
- outras documentações solicitadas.
Para entender melhor o mercado imobiliário, conte com a Bridge Consultoria!
Conclusão
Agora você já sabe como vender um apartamento de forma rápida e segura, não é mesmo? Certamente, pode parecer um processo mais complicado, mas exatamente por isso é importante contar com ajuda de profissionais e empresas da área.
Assim sendo, procure por imobiliárias de confiança que se comprometam a cuidar dos processos de venda com integridade, como é o caso da Bridge Imóveis.
Portanto, se a ideia é vender ou investir em imóveis em Porto Alegre, entre em contato conosco!